Skip to main content
Pergunta

como a MEO passou de “ a melhor “ para “ pior que as piores”

• July 18, 2026
  • 10 respostas
  • 95 visualizações

Forum|alt.badge.img

boa noite

como a MEO passou de “ a melhor “ para “ pior que as piores”

relato:

Mais uma vez o meu acesso à internet por cabo e por wifi deixou de funcionar, o router não reinicia, mas deixa de ser possível aceder à página do mesmo, ou demorando mais de 30 minutos, não perco sinal de ligação por cabo, simplesmente deixo de conseguir carregar paginas, mesmo simples pesquisas de google, por wi-fi, nunca perco sinal de rede (a rede continua a 100% em todos os equipamentos), mas deixo de conseguir carregar paginas e aceder aos sites e aplicações que necessitam de internet, não é intermitente, e quando acontece começa 5ª para 6ª  e prolonga-se no fim-de-semana, ligo para a linha, onde consideram sempre que são  quebras nas rede wi-fi, apeasar de confirmarem sempre que não conseguem aceder ao router, que pela descrição não me parece que o seja, após insistência desesperantes, lá me informam que encaminha para uma segunda linha, que me liga faz algumas validações e verificações e nessa altuara quase sempre o serviço já voltou ao normal, já estiveram vários técnicos na residência, um dos quais disse que muitas vezes os equipamentos são recondicionados e tem problemas, o que é certo é que deixei de ter um serviço que considerava de excelência, e mantive mais de 10 anos, mesmo alterando a residência, para um serviço desesperante onde nem consigo ver tv na box, reclamo porque ligar para a linha não resolve, e porque e experiência e torna desgastante a repetição da mesma informação vezes sem  conta a mesma anomalia; outra frustração é o facto de o router ter deixado de ter  funcionalidade de separar as redes e de cada vez que reinicia ou eu tenho de reiniciar por falta de acesso, perde essa separação e mais uma vez tenho de ligar para pedir para separa (frustrante).

Hoje dia 18-07-2027

Como é óbvio não ligo ou reporto todos os dias, pois é desesperante.

E até hoje não afetava a minha vida profissional.

Estou com problemas graves no serviço de TV. Quando tento ver gravações automáticas ou andar para trás na emissão (Time Shift), a box Wi-Fi bloqueia e engasga-se por completo. Já fiz os testes e o vosso FiberGateway perde mais de 50% dos pacotes internamente devido ao tráfego da própria box. Exijo a auditoria da linha ou a substituição do router pelo modelo Wi-Fi 6, porque o atual não tem capacidade para processar a vossa própria aplicação de TV.

Como pedido nas várias chamadas efetuadas para vocês

Eu fiz uma monitorização icmp direta do meu computador para o IP local da vossa TV Box (192.168.1.200). Em pleno funcionamento de rewind, a latência do Wi-Fi do FiberGateway para a box sofre de Jitter severo, saltando dos 15ms para picos superiores a 100ms. O rádio do vosso router não tem capacidade para manter o Airtime Fairness e escoar os pacotes Unicast da vossa própria aplicação sem gerar Bufferbloat.

Mas hoje fiquei no teletrabalho, e aqui já me afeta de outra maneira.

Neste momento, estou em teletrabalho e não consigo manter uma ligação estável, por cabo, nem por wifi, algo extremamente grave e que está a afetar a minha vida profissional.

Hoje dia 18-7-2027 estou impedido de trabalhar, nunca tinha ficado sem poder trabalhar, mas agora é o limite.

o ultimo técnico que cá esteve, disse que se resolvia com a troca de router para os mais recente, e após não sei quantas chamadas, não consigo perceber porque ainda não efetuaram a troca do mesmo, não aceito fazer mais despistes, ou trocam para ver se resolvem ou cancelamos  o contrato sem prejuízo para a minha parte.

este é o meu relato
este é o meu serviço

10 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 18, 2026

Olá ​@NunoRamalho 

Aqui somos apenas clientes, no entanto acho que faria todo o sentido trocar o router para o mais recente. Já tentou contactar o Apoio ao Cliente 16209 explicando a situação e sugerindo a troca de router?

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 18, 2026

Olá ​@NunoRamalho 

Aqui somos apenas clientes, no entanto acho que faria todo o sentido trocar o router para o mais recente. Já tentou contactar o Apoio ao Cliente 16209 explicando a situação e sugerindo a troca de router?

Olá, Ana,

Compreendo o seu ponto de vista e agradeço a sugestão. Sim, todos somos clientes, daí ter partilhado esta situação consigo.

Concordo que, em vez de estar aqui a expor o problema como cliente, já devia ter um router novo. No entanto, o momento para ligar para o 16209 já passou há muito. Como referi, já passei horas em chamadas com o Apoio ao Cliente, razão pela qual desisti de contactar o suporte técnico: fazem sempre as mesmas perguntas, repetidamente, e no final ficam-se pelo "vamos analisar…", sem qualquer resolução efetiva.

Sim, somos clientes, mas não no que diz respeito à resolução de problemas. Se um técnico enviado pela MEO se desloca à minha residência, testa o equipamento, conclui que o problema é do router – muitas vezes recondicionados e com mau funcionamento – e indica que a solução passa por um router mais recente, então não deveria ser eu a ter de insistir junto da linha de apoio. Eu chamei o técnico para avaliar; o relatório dele deveria conter essa informação e dar seguimento à situação.

Naturalmente, nas diversas chamadas que efetuei, expliquei detalhadamente o que o técnico me transmitiu, mas fui sempre ignorado.

Mais uma vez, concordo consigo: em vez de estar aqui a reclamar como cliente, já devia ter um router novo. Por isso, o sentido de ligar para o 16209 já se perdeu há muito.

Com os melhores cumprimentos,

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 18, 2026

Compreendo totalmente. Mas apenas no 16209 será possível fazerem o pedido do router novo, ou então se renovar o contrato com novas condiçoes e router novo, mas sendo um problema no seu atual router deviam-lhe fazer upgrade sem custo.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 18, 2026

Compreendo totalmente. Mas apenas no 16209 será possível fazerem o pedido do router novo, ou então se renovar o contrato com novas condiçoes e router novo, mas sendo um problema no seu atual router deviam-lhe fazer upgrade sem custo.

Olá, Ana,

Como refere, "aqui somos apenas clientes" – e desde já agradeço o seu interesse neste tópico, porque, por parte da MEO, o interesse tem sido nulo.

Enquanto cliente, sabe que é possível reclamar pela Provedoria do Cliente, pelo Livro de Reclamações ou, afetando o meu trabalho, até por outras vias. No entanto, não tenciono voltar a ligar para a linha de apoio, onde terei de passar por todo o processo: o "teste do palito", o "vamos aguardar", o "agora já está a dar".

Como pode calcular, tolera-se duas ou três vezes. Mas quando a situação tem resolução conhecida – e o próprio técnico da MEO já a identificou e sugeriu a substituição do router – e cada vez que ligo sou obrigado a repetir os mesmos testes, pergunto: quantas mais vezes será necessário repetir a resolução do "palito"?

Sendo a Ana cliente, compreende certamente a frustração. Se estou a escrever num fórum – algo que nunca tinha feito nem sequer desejava fazer – é porque me sinto enganado pela linha de apoio, que insiste em seguir o protocolo, mesmo dispondo de um relatório técnico. E não me parece aceitável que se escudem no facto de já terem passado 15 dias.

Quanto à sugestão de renovar o contrato, digo-lhe que seria a última coisa que faria. No limite, o que pretendo é que me libertem deste contrato, até porque o renovei antes de estes problemas começarem a afetar o meu serviço. Qualquer outra operadora – mesmo as low cost, incluindo a UZO – colocaria um router a funcionar e, muito provavelmente, mais recente do que o que tenho atualmente.

Atentamente,

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@NunoRamalho 

Compreendo a sua Frustração, e Tenho Imensa Pena pela Situação 😕

Após Notar esses Vários Problemas, e Reportar Diversas Vezes ao Apoio, Ainda Não lhe Trocaram o Router, no Mínimo para um Modelo Igual?

O Modelo do seu FiberGateway é o Wi-Fi 5 (GR241AG)?

Qual é a Velocidade que Tem Contratada?

Tem Muitos Equipamentos Ligados em Simultâneo ao seu FiberGateway?

Já Experimentou Criar um Pedido de Apoio no my MEO >?

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 19, 2026

Olá ​@NunoRamalho 

Após Notar esses Vários Problemas, e Reportar Diversas Vezes ao Apoio, Ainda Não lhe Trocaram o Router, no Mínimo para um Modelo Igual?

boa noite

só para curiosidade:

Como pode calcular, tolera-se duas ou três vezes. Mas quando a situação tem resolução conhecida – e o próprio técnico da MEO já a identificou e sugeriu a substituição do router – e cada vez que ligo sou obrigado a repetir os mesmos testes, pergunto: quantas mais vezes será necessário repetir a resolução do "palito"?

Sendo a Ana cliente, compreende certamente a frustração. Se estou a escrever num fórum – algo que nunca tinha feito nem sequer desejava fazer – é porque me sinto enganado pela linha de apoio, que insiste em seguir o protocolo, mesmo dispondo de um relatório técnico. E não me parece aceitável que se escudem no facto de já terem passado 15 dias.

atentamente
nuno ramalho

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@NunoRamalho 

Já Tinha Lido esse seu Comentário, que Voltou a Partilhar, Mais Acima.…

Como Disse, Entendo que Esteja Frustrado pela Situação. E Também Acho Inaceitável que a Mesma Ainda Não Tenha Sido Resolvida

Mas Não Respondeu as Minhas Questões....

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 20, 2026

Olá ​@NunoRamalho 

Bom dia,

Agradeço o seu interesse e a atenção demonstrada.

"Após Notar esses Vários Problemas, e Reportar Diversas Vezes ao Apoio, Ainda Não lhe Trocaram o Router, no Mínimo para um Modelo Igual?"

Já estiveram vários técnicos na minha residência, um dos quais mencionou que muitos dos equipamentos fornecidos são recondicionados e apresentam problemas. Por isso, sim, já trocaram o router em algumas ocasiões; nas outras, o técnico entendeu não ser necessário proceder à substituição.

"O Modelo do seu FiberGateway é o Wi-Fi 5 (GR241AG)?"

Considero irrelevante o modelo em concreto. O que pretendo é que o serviço funcione corretamente. No entanto, quando consigo aceder à página do router, o modelo listado é o GR241AG. O técnico já indicou qual seria a solução, pelo que o modelo, por si só, não resolve a questão.

"Qual é a Velocidade que Tem Contratada?"

Entendo que a velocidade contratada também é irrelevante para o efeito pretendido – que é poder ver televisão na MEO Box. De qualquer forma, tenho contratado 1 Gbps.

"Tem Muitos Equipamentos Ligados em Simultâneo ao seu FiberGateway?"

Não sei ao certo o que considera "muitos". Hoje em dia, praticamente todos os dispositivos estão ligados via Wi-Fi.

"Já Experimentou Criar um Pedido de Apoio no my MEO?"

Costumo ligar para a linha de apoio, onde consideram sempre que se tratam de quebras na rede Wi-Fi – apesar de confirmarem que não conseguem aceder ao router, o que, pela descrição, não me parece ser efetivamente o caso. Após insistências desgastantes, informam-me que o assunto será encaminhado para uma segunda linha, que me contacta, faz algumas validações e verificações, e nessa altura, quase sempre, o serviço já voltou ao normal.

Se está a fazer um despiste, peço que, antes de me sugerir o habitual "teste do palito" no router, leia atentamente o que aqui deixei. Se é cliente da MEO, agradeço a atenção ao meu problema. Se é técnico da MEO, creio que está tudo explicado – e a solução foi inclusive indicada verbalmente por um dos vossos técnicos. Portanto, se querem resolver, sabem como.

Atentamente,
Nuno Ramalho

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Como está Indicado ao Criar um Tópico, e disse a ​@ana_Paula Incialmente, Aqui no Fórum somos Apenas uma Comunidade composta por Clientes.

As Minhas Questões, Mesmo que lhe Pareçam Irrelevantes, é Apenas para Entender Melhor como é o seu Serviço.

De Modo a Conseguir Assim lhe dar Ajuda e Dicas para Assim Resolver a Situação. 

Como Já Tinha Dado para Entender, tem Atualmente um Modelo Wi-Fi 5 do FiberGateway, que está Então a Causar estas Situações, pois Nenhum dá Conta do Recado. Acabando por ter Quebras e Falhas na Internet.

E, como Já Notou, a Situação Deverá ser Resolvida com a Troca para o Novo Modelo Wi-Fi 6 (ou Wi-Fi 7) do FiberGateway, que tem Mais Capacidade e Performance.

Ao Saber que tem Contratado 1Gbps, é Outro Motivo que Justifica (e até Costuma Facilitar) a Troca para o FiberGateway Wi-Fi 6 de Modo a que Seja Sem Custos Adicionais, ou Alterações no Contrato/Fidelização 

Isso Devido a, Como Poderá Notar, é Impossível Usufruir da Velocidade Contratada por Wi-Fi, Devido as Limitação de ser Apenas Wi-Fi 5

Suguiro Assim que Abra um Pedido de Apoio no seu my MEO > e/ou Contacte Novamente as Linhas de Apoio MEO >, mas Experimente optar desta Vez por se Queixar do Equipamento em Si (e Não das Quebras)…

Indique que com o Mesmo Não Consegue Obter a Velocidade Contratada por Wi-Fi, por ser Mais Limitado, e que Não Aguenta com a sua Utilização Ficando a Internet Mais Lenta ou até Deixa Mesmo de Funcionar. Desejando a Troca para o Novo Modelo Wi-Fi 6.

Espero Imenso que o Assistente lhe Deia uma Resposta Mais Positiva (que seja Mais Entendido no Assunto, e não lhe Suguira apenas o "Teste do Palito"), Note a Situação e lhe Premita a Troca para o FiberGateway Wi-Fi 6 (ou Superior) para Conseguir Usufruir do seu Serviço com Melhor Qualidade.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 20, 2026

Como está Indicado ao Criar um Tópico, e disse a ​@ana_Paula Incialmente, Aqui no Fórum somos Apenas uma Comunidade composta por Clientes.

As Minhas Questões, Mesmo que lhe Pareçam Irrelevantes, é Apenas para Entender Melhor como é o seu Serviço.

De Modo a Conseguir Assim lhe dar Ajuda e Dicas para Assim Resolver a Situação. 

Como Já Tinha Dado para Entender, tem Atualmente um Modelo Wi-Fi 5 do FiberGateway, que está Então a Causar estas Situações, pois Nenhum dá Conta do Recado. Acabando por ter Quebras e Falhas na Internet.

E, como Já Notou, a Situação Deverá ser Resolvida com a Troca para o Novo Modelo Wi-Fi 6 (ou Wi-Fi 7) do FiberGateway, que tem Mais Capacidade e Performance.

Ao Saber que tem Contratado 1Gbps, é Outro Motivo que Justifica (e até Costuma Facilitar) a Troca para o FiberGateway Wi-Fi 6 de Modo a que Seja Sem Custos Adicionais, ou Alterações no Contrato/Fidelização 

Isso Devido a, Como Poderá Notar, é Impossível Usufruir da Velocidade Contratada por Wi-Fi, Devido as Limitação de ser Apenas Wi-Fi 5

Suguiro Assim que Abra um Pedido de Apoio no seu my MEO > e/ou Contacte Novamente as Linhas de Apoio MEO >, mas Experimente optar desta Vez por se Queixar do Equipamento em Si (e Não das Quebras)…

Indique que com o Mesmo Não Consegue Obter a Velocidade Contratada por Wi-Fi, por ser Mais Limitado, e que Não Aguenta com a sua Utilização Ficando a Internet Mais Lenta ou até Deixa Mesmo de Funcionar. Desejando a Troca para o Novo Modelo Wi-Fi 6.

Espero Imenso que o Assistente lhe Deia uma Resposta Mais Positiva (que seja Mais Entendido no Assunto, e não lhe Suguira apenas o "Teste do Palito"), Note a Situação e lhe Premita a Troca para o FiberGateway Wi-Fi 6 (ou Superior) para Conseguir Usufruir do seu Serviço com Melhor Qualidade.

Bom dia,

Agradeço as dicas e o tempo que dedicou a tentar ajudar-me.

Como já referi, abri pedidos de apoio em número mais do que suficiente – algo que, em 10 anos de serviço, nunca tinha acontecido. Todos eles, invariavelmente, ficaram sem qualquer resolução efetiva, apesar de eu relatar detalhadamente a situação em cada contacto.

Já contactei a Provedoria do Cliente, mas aguardo ainda resposta. O próximo passo será apresentar reclamação no Livro de Reclamações online.

Não tenciono voltar a ligar para a linha de apoio nem solicitar mais assistência por essa via.

Acrescento ainda que, com esta nova implementação do "Smart Wi-Fi" – ou seja lá o que for – que junta automaticamente as redes de 2,4 GHz e 5 GHz, sou forçado a estar constantemente a ligar para o apoio para manter as redes separadas. Dizem que fazem um automatismo qualquer, mas sempre que o router reinicia, volta tudo ao mesmo. Não vale a pena explicar o motivo de querer as redes separadas – é algo a que tenho direito e pretendo manter.

Atentamente,
Nuno Ramalho