Skip to main content
Solução

Cobertura Fibra, menos de 2km

• September 13, 2025
  • 7 respostas
  • 89 visualizações

Bom dia, já a alguns anos que tenho vindo a contactar a Meo sobre a cobertura Fibra mas essencialmente a resposta é sempre a mesma, inicialmente fui informado sobre limitações da zona tais como permissões da câmara devido a uma ponte, no entanto este ano optei por contactar o presidente da mesma a recebi informação que esse nunca tinha sido o caso.

Algumas semanas depois liguei à Meo com esta informação e mais uma vez fui informado que não seria possível pois não existia um PDO na minha zona e que teria de esperar (outravez).

Meses depois, no dia de de hoje, de acordo com a informação disponibilizada pela ANACOM existe cobertura fibra a menos de 2km da minha zona. Há alguma maneira de pedir a instalação da Fibra nesta situação?

Também sei que pelo menos 10 casas estão à espera do mesmo. Caso contrário a única opção viável no meu caso seria cancelar o contrato e mudar para Starlink.

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@PedroMM2 

A Cobertura de Fibra tem Vindo a Aumentar, e a Expandir, para Chegar a cada Vez mais Zonas, e Clientes, e assim Todos terem Acesso a Fibra do MEO

Por isso Espero Imenso que em Breve na sua Zona seja Possível Aderir a Fibra, e assim possa ser um Cliente com Fibra da MEO, em sua Casa

Mas Aqui no Fórum somos Apenas Clientes e não Conseguimos Ajudar nem Fazer Nada quanto o Assunto

Suguiro, então, que Contacte a MEO através da Provedoria do Cliente >

No Assunto Escolha "Viabilidade/Cobretura Fibra"

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

7 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@PedroMM2 

A Cobertura de Fibra tem Vindo a Aumentar, e a Expandir, para Chegar a cada Vez mais Zonas, e Clientes, e assim Todos terem Acesso a Fibra do MEO

Por isso Espero Imenso que em Breve na sua Zona seja Possível Aderir a Fibra, e assim possa ser um Cliente com Fibra da MEO, em sua Casa

Mas Aqui no Fórum somos Apenas Clientes e não Conseguimos Ajudar nem Fazer Nada quanto o Assunto

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • September 14, 2025

Boas,,

A cobertura de fibra tem aumentado é  verdade mas também me parece que andam a passo de caracol para acabar com o ADSL. 

Como é possível que 1,6% e destes 1,2% de ADSL tenham TV e com velocidades até  24 mbps de Download? Isto segundo dados da Anacom  deve dar à  volta de 70 e tal mil casas por aí. 

O MEO devia acelarar a expansão da rede de fibra óptica  até  absorver o que falta na rede ADSL( cobre).

Mas pronto as chefias do MEO   é  que sabem.

• Autor
  • Principiante
  • September 15, 2025

Olá ​@PedroMM2 

Olá

Vou tentar contactar por aí, por acaso tinha a ideia que no fórum houvesse alguém associado à meo. Obrigado

• Autor
  • Principiante
  • September 15, 2025

Boas,,

A cobertura de fibra tem aumentado é  verdade mas também me parece que andam a passo de caracol para acabar com o ADSL. 

Como é possível que 1,6% e destes 1,2% de ADSL tenham TV e com velocidades até  24 mbps de Download? Isto segundo dados da Anacom  deve dar à  volta de 70 e tal mil casas por aí. 

O MEO devia acelarar a expansão da rede de fibra óptica  até  absorver o que falta na rede ADSL( cobre).

Mas pronto as chefias do MEO   é  que sabem.

Sim, aqui tecnicamente ainda tem ADSL, sempre achei estranho porque são no mínimo 10 famílias (que eu esteja a par de) que estão à espera da fibra e mesmo assim ainda existem mais que não conheça pessoalmente que ainda não tem cobertura.
Ondo moro por exemplo, estou à espera faz anos para meter em cada andar um router. Enquanto que a de satélite no andar de cima seja suportável para o mínimo dos mínimos (média de 25-30 Mbps) mas com instabilidade ou picos, o router do andar de baixo não chega aos 5Mbps sequer, 5 Mbps foi o máximo de velocidade possível após experimentar todos os cantos desse andar

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • September 15, 2025

Há quem tenha a meia dúzia de metros e não consegue… por isso ter a 2km, não quer dizer nada.

Há quem tente via junta de freguesia, com abaixo-assinado, onde constam todos os interessados.

É um assunto a colocar à provedoria, como já foi dito acima.

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • September 15, 2025

Há quem tenha a meia dúzia de metros e não consegue… por isso ter a 2km, não quer dizer nada.

Há quem tente via junta de freguesia, com abaixo-assinado, onde constam todos os interessados.

É um assunto a colocar à provedoria, como já foi dito acima.

Boas, ​@Ricardo27 

É  um assunto para dirigir a provedoria do cliente MEO e esta junto das chefias alertar que é  preciso acabar a expansão da rede de fibra 

É  inadmissível  que a meia duzia de metros ou a 2 Km que essas zonas já  não  tenham cobertura fibra seja para servir 10, 100 ou 1000 clientes que estejam penduradas em ADSL.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • September 15, 2025

Certo, mas as coisas continuam a andar, diariamente há mais zonas a receber fibra. 95% já têm. Deve haver casos mais bicudos que outros, por diversas razões. Só quem lida com isso diariamente é que as conhece.