Skip to main content

Bugs FATAIS nova firmware no MEO FGW e SSH

• August 26, 2025
  • 119 respostas
  • 2433 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

119 respostas

whoami
Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 8, 2025

Sorte que este router não tem UART se não já tinha tirado esse lixo de firmware a milênios…
​​​​​*Dispositivos na rede não listam
*Port Forwarding foi viajar
*Firewall não permanece ativado
*Não consegues ativar modo BRIDGE
*Erro de Portas ocupadas mesmo não estando
*SSH e TELNET com user limitado

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 8, 2025

Os bugs reportados até agora são apenas no port mapping e no estado da firewall e do bridge que aparecem desligados mesmo não estando.

Os dispositivos na rede não listarem não foi reportado deve ser algum problema isolado, a impossibilidade de ativar o bridge é intencional e tem sido a vir removida nos firmwares mais recentes, para ativar tem de contactar o Apoio Técnico. O SSH e TELNET com user limitado sempre foi assim o user ao qual o cliente tem acesso e deve usar para gerir o router é o user meo ou MEO-XXXXX.

whoami
Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 8, 2025

Os bugs reportados até agora são apenas no port mapping e no estado da firewall e do bridge que aparecem desligados mesmo não estando.

Os dispositivos na rede não listarem não foi reportado deve ser algum problema isolado, a impossibilidade de ativar o bridge é intencional e tem sido a vir removida nos firmwares mais recentes, para ativar tem de contactar o Apoio Técnico. O SSH e TELNET com user limitado sempre foi assim o user ao qual o cliente tem acesso e deve usar para gerir o router é o user meo ou MEO-XXXXX.

Cada hora está a aparecer um novo BUG, este router é uma piada mesmo, mais piada ainda foi quem fez esta firmware, e como a MEO meteu isto nos routers dos clientes, tive que improvisar ativando a bridge e utilizando OPNsense em uma VM no proxmox no homelab, engraçado que mesmo em bridge este router engasga, isso que a autenticação da MEO é por DHCP !! imagina se fosse por PPPoE...

• Visitante Júnior
  • September 14, 2025

Incrivel, o tempo que ja passou e os problemas persistem. continuo a obter erro para fazer port mapping… o código claramente sugere que foi feita uma entrada em produção às 3 pancadas! é urgente resolverem este tema.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 14, 2025

Como disse os tópicos aqui no Fórum já foram encaminhados para a equipa técnica.

Até sair uma correcção tem de abrir portas via telnet ou contactando o Apoio Técnico.

Forum|alt.badge.img+1
  • Visitante Sénior
  • September 14, 2025

Como disse os tópicos aqui no Fórum já foram encaminhados para a equipa técnica.

Até sair uma correcção tem de abrir portas via telnet ou contactando o Apoio Técnico.

Pode-me guiar como fazer a abertura de portas via telnet para o meu Router GR141IG?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 14, 2025

Olá ​@hugodinis

No Windows pode abrir o "telnet 192.168.1.254" ou via app "Mobile Telnet" no telemóvel.

Aqui neste comentário estão os comandos:

https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/lancamento-de-firmware-novo-para-routers-fiberx-10gb-fiber-6-e-fiber-5-165028/index2.html?postid=262231#post262231

Forum|alt.badge.img+1
  • Visitante Sénior
  • September 14, 2025

Olá ​@hugodinis

No Windows pode abrir o "telnet 192.168.1.254" ou via app "Mobile Telnet" no telemóvel.

https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/lancamento-de-firmware-novo-para-routers-fiberx-10gb-fiber-6-e-fiber-5-165028/index2.html?postid=262231#post262231

Tentei e creio que a porta está aberta(pelo menos da primeira vez que tentei não apareceu nenhuma mensagem de erro e após tentar uma segunda vez, é dito que já está a ser usada).

Sabe-me dizer como posso testar para ver se a porta está de facto aberta, e se outros dispositivos fora da minha rede conseguem conectar a esta porta/servidor?

• Visitante Júnior
  • September 15, 2025

Olá ​@hugodinis

Tentei e creio que a porta está aberta(pelo menos da primeira vez que tentei não apareceu nenhuma mensagem de erro e após tentar uma segunda vez, é dito que já está a ser usada).

Sabe-me dizer como posso testar para ver se a porta está de facto aberta, e se outros dispositivos fora da minha rede conseguem conectar a esta porta/servidor?

Podes testar neste site: “https://canyouseeme.org/” metes o porto que colocaste como porto publico, e o site valida se está aberto.

Cumps.

Forum|alt.badge.img+1
  • Visitante Sénior
  • September 15, 2025

Olá ​@hugodinis

Podes testar neste site: “https://canyouseeme.org/” metes o porto que colocaste como porto publico, e o site valida se está aberto.

Cumps.

Então aparentemente não funcionou, uma vez que as portas que tentei abrir não aparecem como abertas nesse site. Já não sei mais o que fazer, sem ser pedir outro router.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 15, 2025

Olá ​@hugodinis 

O que aparece se executar o seguinte?

nat/virtual-servers/show

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 16, 2025

Incrivel, o tempo que ja passou e os problemas persistem. continuo a obter erro para fazer port mapping… o código claramente sugere que foi feita uma entrada em produção às 3 pancadas! é urgente resolverem este tema.

my friend daqui 1 anito ou 2 podem resolver isto e introduzem mais 3 ou 4 problemas 

Forum|alt.badge.img+1
  • Visitante Sénior
  • September 16, 2025

Olá ​@hugodinis 

O que aparece se executar o seguinte?

nat/virtual-servers/show

Aparece uma lista com várias informações para várias portas/servidores criados.

Fui verificar e é este o título:

NAT -- Virtual Servers Setup

Server Name:                   BaldursGate3

External Port Start:           27015

External Port End:             27036

Protocol:                      TCP/UDP

Internal Port Start:           27015

Internal Port End:             27036

Server IP Address:             192.168.1.xxx (Não sei se é algo que possa partilhar para efeitos de segurança, então omiti os ultimos números, mas é o IPV4 que fui buscar via Terminal com o ipconfig)

WAN Interface:                 erouter0

Origin:                        User

Após isso, acedi ao site https://canyouseeme.org/, que automaticamente preencheu o meu IP Público e experimentei todas as portas que tinha definido e todas aparecem assim.

Fiz alguma coisa de errado? Alguma sugestão?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 16, 2025

Olá ​@hugodinis 

A configuração está certa, mas para aparecer nesse site que está aberta tem de ter o que quer utilizar ligado na porta interna que escolheu onde depois poderá ser acedido no exterior pela porta externa.

Forum|alt.badge.img+1
  • Visitante Sénior
  • September 16, 2025

Olá ​@hugodinis 

A configuração está certa, mas para aparecer nesse site que está aberta tem de ter o que quer utilizar ligado na porta interna que escolheu onde depois poderá ser acedido no exterior pela porta externa.

Peço desculpa, mas não consegui entender o que quer dizer.

Eu tendo aberto as portas entre 27015 e 27036 e escolhendo uma porta entre essas duas para testar no nowyouseeme, não é suposto aparecer como acessível?

Existe mais algum passo?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 16, 2025

A porta está aberta mas tem de ter um serviço/servidor a correr nessa mesma porta no seu computador, por exemplo.

A configuração está correta, o site que utilizou diz que está fechada porque não tem o serviço a correr no seu computador como disse e por isso diz que está fechada.

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 17, 2025

Então a equipa técnica está a “trabalhar” no caso! Muito bem resta-nos esperar, vamos é quanto tempo.

Não podem voltar ao anterior? 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 17, 2025

Olá ​@JotaC 

Ainda não existe solução, até uma nova correcção tem de abrir portas via telnet ou Apoio Técnico.

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 17, 2025

Olá ​@JotaC 

Ainda não existe solução, até uma nova correcção tem de abrir portas via telnet ou Apoio Técnico.

OKmas via telnet não sei fazer e pelo apoio técnico é uma tortura, o tempo que demoram a atender e a quantidade de vezes que passam a outro atendedor onde temos que explicar novamente o que queremos e nos mandam esperar, música... depois vem outro e repetimos novamente o motivo do contacto. Não é solução! Resolvam ou voltem ao anterior firmware. 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 17, 2025

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 17, 2025

Ou resolvem ou substituem o router.

Um amigo meu substituiram pelo GR141DG  e consegue abrir as portas.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 17, 2025

Olá ​@JotaC

Sim, o DG não tem este firmware.

Mas pode sempre abrir portas via telnet como coloquei no meu comentário acima com os comandos.

"Resolvem" não se aplica pois somos apenas clientes, não conseguimos resolver, mas como já disse noutros comentários os tópicos aqui no Fórum já foram encaminhados, até sair uma correcção é abrir portas por telnet.

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 17, 2025

Olá ​@JotaC

Sim, o DG não tem este firmware.

Mas pode sempre abrir portas via telnet como coloquei no meu comentário acima com os comandos.

"Resolvem" não se aplica pois somos apenas clientes, não conseguimos resolver, mas como já disse noutros comentários os tópicos aqui no Fórum já foram encaminhados, até sair uma correcção é abrir portas por telnet.

Sim eu sei e agradeço o seu empenho.

Quando disse “resolvem” estava-me a referir á MEO.Têm que resover rápido e não me parece que a solução de abrir portas por Telnet esteja ao alcance dos leigos e andar a ligar para o serviço técnico a pedir para eles fazerem isso seja razoável.

• Novo Membro
  • September 20, 2025

ola,

Espeo que alguem da MEo leia estes posts.

Recebi sexta feira um router wifi e tenho o mesmo problema que muitos utilizadores. Por telnet ẽ possível adicionar e remover encaminhamentos mas apenas TCP. quando se tenta usar UDP dá erro , indica que as portas estão em uso.

Tenho serviços que necessitam de comunicar por protocolo UDP.

Lamentavel a forma como não disponibilizam uma correcao para este grave problema. 

Se nao for resolvido terei de pedir a devolução do router antigo até melhores dias….

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 20, 2025

Olá ​@joaoalex 

Como disse em comentários anteriores, os tópicos aqui no Fórum já foram encaminhados para a equipa técnica.

Não consegue colocar TCP/UDP? Dá o mesmo problema?