Skip to main content

acesso às Credenciais GPON Meo

  • September 5, 2025
  • 7 respostas
  • 84 visualizações

Olá gostaria de saber como é que a MEO lida com pedidos de credenciais GPON para poder ligar o meu próprio equipamento ao cabo de Fibra. Já tenho um equipamento com GPON SC/APC que usei em outras operadoras, e prefiro usar o meu do que ter uma falsa bridge na LAN 4 exclusivamente através de uma blackbox que não controlo e na qual mais de metade das configurações estão escondidas por algum motivo.

Compreendo que a MEO prefere que os clientes usem a blackbox pois têm acesso remoto mas é possivel pedir as credenciais abdicando do apoio técnico remoto e assumindo que qualquer problema do meu lado tem de ser resolvido à minha conta? Ou é simplesmente algo não negociável na MEO?

Alguém já tentou recentemente? Cumprimentos

September 5, 2025

Olá ​@JonnySerra 

A MEO não fornece essas credenciais, tem de usar o Router Fibergateway via bridge na porta 4 (ou 5 em routers FiberX e FiberX7) para ativar o bridge tem de contactar o Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário).

7 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 5, 2025

Olá ​@JonnySerra 

A MEO não fornece essas credenciais, tem de usar o Router Fibergateway via bridge na porta 4 (ou 5 em routers FiberX e FiberX7) para ativar o bridge tem de contactar o Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário).


Forum|alt.badge.img+2
  • Visitante Júnior
  • September 5, 2025

Não é possivel, é um tema que nem vale a pena discutir ou perder muito tempo, não vão providenciar-lhe essa informação.


  • Autor
  • Principiante
  • September 5, 2025

Bizarro pois a DIGI disponibiliza essa informação sem problemas e aliás está de acordo com a lei Europeia ao fazê-lo:

Regulamento n.º 2015/2120 (5):
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1373271
DIRECTIVA 2008/63/CE da Comissão Europeia:
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=uriserv:OJ.L_.2008.162.01.0020.01.POR

Qual é o motivo da MEO não disponibilizar isso? a questão do acesso remoto para apoio ao cliente? 


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 5, 2025

A DIGI usa PPOE a MEO não, para usar o seu router tem de ativar modo bridge no seu Fibergateway contactando o Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário).


  • Autor
  • Principiante
  • September 5, 2025

Certo mas isso não impede a MEO da fornecer o LOID e Password para outro ONT aceder ao OLT, a não ser que em cima disso ainda validem o Serial do GPON também, mas aí seria uma mera questão do cliente fornecer outro serial à MEO na sequência do pedido de acesso.

É técnicamente possivel e na Holanda já fazem isso mesmo sem PPPoE, de facto é mais simples no PPPoE mas quem pede GPON não vai ser leigo na matéria e não seria configurar um LOID no GPON ou comunicar o Serial á MEO que o iria atrapalhar.

Compreendo que seja coisa que pouca gente tem interesse, mas para quem tem é importante.

De qualquer modo agradeço a resposta, pelo menos poupo tempo em linha 😅


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 5, 2025

É técnicamente possível, mas o MEO não fornece esses dados, tem mesmo de utilizar o bridge.


Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • September 5, 2025

boas

 

luta ingloria em PT...