Skip to main content
Solução

Viabilidade Técnica para instalação de Fibra

  • July 23, 2025
  • 5 respostas
  • 201 visualizações

Forum|alt.badge.img

Olá!


Há bastante tempo que ando a acompanhar a instalação de fibra por parte da DSTelecom. Ficou o projeto todo finalizado no início de junho e no final ficou "liberada para as empresas começarem a usar"
No dia 26/06 ou 27/06, que foi quando começou a dar para aderir, liguei para a MEO e confiraram-me que efetivamente tenho cobertura! Boa! Lá negociei o pacote, aceitei e fiquei à espera de uma mensagem para o agendamento, mas nunca mais vinha... Passo talvez 1/2 dias liguei para confirmar e disseram-me "ahh, afinal não dá. Foi dado como inviável pelo técnico". Como assim? É uma instalação nova e tenho TODOS os postes desde o PDO até minha casa instalados, como é que é inviável? (Os cabos fibra passam a 30m de minha casa e tenho um antigo poste ADSL a 5m de minha casa, pelo que pelos postes não pode ser...) Lá disseram que podiam fazer um pedido qualquer interno e que depois diziam qualquer coisa. Como não existia outra opção, concordei.


Esperei 1, 2, 3 dias e nada... Liguei a perguntar e disseram-me que iam responder em 2/3 dias para aguardar. Mais 2/3 dias e nada. Até que volto a ligar e dizem-me que efetivamente não dá. O pedido que eu fiz? Completamente ignorado, nunca houve comunicação por parte deles, ficou só pro lado...


Não conseguiram resolver, decidi contactar a provedoria do cliente.
Aguardei 1 semana +/- e disseram-me que, em princípio, era viável instalar, mas que depois diziam mais qualquer coisa. Depois ligaram a dizer que efetivamente é viável e que está tudo tratado e transferiram-me para negociar o pacote. Maravilha!


Aconteceu a mesma história: "sim senhor, está tudo ok, vamos negociar". Negociei (Aproveitei e tirei 2 telemóveis da MEO), aceitei tudo e disseram que enviavam uma mensagem para confirmar o agendamento. Nada. Não chegou mensagem nenhuma, então liguei.


Nesta chamada foi novamente a mesma história, 30m de chamada e viram que efetivamente foi dado o ok, mas depois o "técnico" disse que era enviável. Mas enviável porquê? Como é que dá tudo direitinho, mas depois nunca dá? Quando é que me iam contar? Novamente, zero contactos por parte da empresa quanto à "solução" deste caso, simplesmente ignorado, que falta de respeito...


E eu agora fico na mesma... Se voltar a ligar vão me dizer que okok, dá. Bora negociar, vou negociar e vai dar tudo ao mesmo... E nem um contacto a informar o porquê dizem, parece que simplesmente não querem trabalhar por eu ser a única casa aqui que quer aderir à fibra deles...


A meu ver, não faz sentido. Dizem que sim, mas depois nunca dá? Os postes estão todos instalados até minha casa, apenas é necessário passar os fios. O projeto foi acabado há 1 mês praticamente, é impossível as linhas não aguentarem ou quê, para mim não há justificação possível além de falta de comunicação entre os diferentes setores internos da MEO (clássico, confirmado pelas chamadas de 30/40 minutos onde ando a saltar de um atendedor para o outro e me pedem para confirmar informações erradas).


Já agora, para a provedoria do cliente foram as coordenadas e uma foto do projeto onde mostra claramente a minha casa projetada para ser ligada ao PDO mais próximo. Eles analisaram estas informações e concluíram que é sim viável, porque é a MEO concorda, mas depois no final não dá? Não faz sentido.

Gostava que alguém me conseguisse dar algumas luzes sobre o porquê e o que posso fazer, uma vez que a comunicação por parte da empresa é inexistente...

Solução por ana_Paula

Olá ​@TeresaMAlves 

Sugiro que contacte novamente a Provedoria a explicar a situação toda.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

5 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • Solução
  • July 23, 2025

Olá ​@TeresaMAlves 

Sugiro que contacte novamente a Provedoria a explicar a situação toda.


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 23, 2025

Obrigado!

Fiz isso, agora é aguardar mais 1/2 semanas :(

É aguardar


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 12, 2025

Apenas para dar seguimento a quem no futuro venha a ver isto:

 

O 1° pedido foi feito a 26/27 de Junho. Hoje é dia 12 de Agosto e ainda nada feito, mas com alguns avanços. Após uns quantos problemas e erros, supostamente vieram cá e tinham licenças para passar os fios por terrenos privados (o que supostamente estava a atrasar), mas quando lá chegaram viram que tinha demasiado mato... A solução vai ser instalar um novo PDO, como já devia ter sido feito desde o início (mas isto já é mais um problema da DSTELECOM que propriamente a MEO, embora pudesse haver um maior interesse por partes destes últimos).

Sem data definida para a conclusão, resta aguardar mais sabe-se lá quanto tempo :')


emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • August 12, 2025

Apenas para dar seguimento a quem no futuro venha a ver isto:

 

O 1° pedido foi feito a 26/27 de Junho. Hoje é dia 12 de Agosto e ainda nada feito, mas com alguns avanços. Após uns quantos problemas e erros, supostamente vieram cá e tinham licenças para passar os fios por terrenos privados (o que supostamente estava a atrasar), mas quando lá chegaram viram que tinha demasiado mato... A solução vai ser instalar um novo PDO, como já devia ter sido feito desde o início (mas isto já é mais um problema da DSTELECOM que propriamente a MEO, embora pudesse haver um maior interesse por partes destes últimos).

Sem data definida para a conclusão, resta aguardar mais sabe-se lá quanto tempo :')

Boas,,

Contacta a DS Telecom por mail explica a situação  a ver se eles se mexem passam os cabos e montam o PDO.

 


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 30, 2025

A última vez que os contactei disseram que aquele email não era para contactos... Sendo que apenas possuem dois emails (que eu tenha visto), mas vou tentar novamente! Obrigado!