Skip to main content
Pergunta

Router Fibergatway WiFi 6 GR141IG - Limitações injustificáveis

• September 13, 2026
  • 2 respostas
  • 50 visualizações

O router Fibergatway WiFi 6 GR141IG disponibilizado pela MEO, ao contrário da versão de fábrica, vem com limitações injustificáveis que apenas dificultam a utilização normal deste router.

Já existem no forum tópicos onde se discute a necessidade de ligar para o suporte técnico para activar/desactivar o WiFi ou o modo Bridge.

Seria sensato e conveniente para o cliente que permitissem coisas básicas como activar e desactivar o WiFi de um router. Seria também sensato que não retirassem do router funcionalidades de segurança, como editar ou activar/desactivar regras de Port Forward.

Neste momento se eu quiser alterar o estado ou a informação de uma listagem de regras não posso.

Isto são deficiencias graves e injustificáveis que não existiam nos equipamentos anteriores.

Enche-se a boca para falar de sustentabilidade e consciencia ambiental e “obrigam” os clientes a utlizar mais equipamentos (bridge) para solucionar problemas que nem deveriam existir. Mais consumo e mais ruido para poder utilizar funcionalidades banais que estão presentes em qualquer router, mas que no Fibergatway GR141IG (MEO Edition) estão bloqueadas. Um equipamento que é alugado pelo consumidor e está a ser pago todos os meses.

Por favor actualizem o firmware e libertem funcionalidades que apenas dificultam os vossos clientes e sobrecarregam o serviço de apoio técnico.

2 respostas

• Visitante Júnior
  • September 14, 2026

Concordo contigo. Vim à procura de informação sobre o apagão a nivel nacional entre as 23:40 e as 2:51, também injustificável e encontrei o teu post que faz todo o sentido.  Também fui abençoado coma torradeira dessas após pedido de mudança de casa em que o técnico não tinha permissão para manter o meu antigo ONT.

Na altura o firmware ainda permitia ativar bridge na lan4, mas para desativar wifi e fazer configs básicas como desagregar ssid 2.4 de 5hgz tive de ligar para a linha e falar com amadores que andavam à tentativa a mudar opções na espectativa de acertar, quando noutros modelos também capados bastava premir o botão wps 5seg para desligar/ligar o wifi.

Isto é inadmissível! São coisas básicas que não deveria ser permitido estarem desativadas e devia haver uma entidade a regular isto! A Bridge ainda compreendo que o tivessem feito por motivo da falta de ipv4, mas se ativam ao pedir na linha de apoio,  mais valia deixarem o cliente mexer! Não devem ser assim tantos os casos em que o cliente liga e queima mais 1 ipv4 sem saber o que anda a fazer.

• Autor
  • Principiante
  • September 14, 2026

Eu até compreendo que precisem de ter algum acesso ao router para dar suporte ao cliente. Mas isto é ridículo. Daqui a pouco para activar/desactivar a abertura de uma porta é necessário fazer uma chamada para o suporte técnico (30 min mínimo). Ou então fazem pior. Bloqueiam completamente essa possibilidade.

Depois dizem que a oriente é que reside o demônio opressor das liberdades. Estamos num belo caminho. 

Atenção que quando digo terem acesso, falo de poder verificar sinal da fibra e estado dos serviços (TV/NET/VOZ), mais nada. O ISP só tem que garantir que esses serviços chegam a casa do consumidor nas melhores condições. Não têm, nem deveriam ter acesso a mais nada.

Enfim.