Pior experiência possível

  • 10 June 2022
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Contratei serviço de internet e voz com a Altice e já estou arrependido. São só problemas. 

1) Na contratação informaram me que só com serviço 1gb internet me instalariam um router wifi6, o que aceitei por essa razão. Após instalação, ao ligar o laptop, verifico que o router instalado não é wi-fi 6.  Como de certeza que se tentasse resolver o assunto por telefone iria dar discussão, resolvi deslocar-me à loja onde contratei o serviço para expor a situação. Aceitaram o erro, mas disseram me que me iriam debitar 40 euros da deslocação para substituir o router, e que eu teria que voltar à loja para que a loja emitisse o crédito correspondente! Enfim...

2) Assinei o contrato num domingo e enviaram me uma mensagem na quarta a solicitar confirmação (respondendo "SIM") de que aceitava a instalação do serviço fixo no dia seguinte  no horário especificado. 

Quando respondi ao aviso com o solicitado recebi a mensagem "De momento nao é possivel satisfazer o seu pedido. Por favor tente mais tarde. Obrigado." Fiquei sem saber se iam ou não iam instalar a rede.

3) Como ao fim do dia de instalação, ainda não tinha indicação nenhuma da portabilidade do número de telemóvel, dirigi me a uma loja a perguntar o que se passava. Não tinham registo do pedido, apesar de eu ter assinado a documentação necessária e dado o código de portabilidade. Voltei a preencher novos documentos. No dia seguinte recebo a indicação de que o número antigo ia ser portado passado 4 dias. Poucos minutos depois recebo uma mensagem do operador de origem a informar que a portabilidade implicava a resolução antecipada do contrato com as respetivas penalizações. Mea culpa de não ter verificado, mas como ainda faltavam 4 dias para a transferência, liguei para a Altice a solicitar o cancelamento da portabilidade. Recusaram-se. Esta atitude é exclusiva da Altice, já confirmei com outros  operadores que podem cancelar pedidos de portabilidade para a rede deles.

4) Quando se inicia uma chamada deste tipo,  a Altice solicita autorização verbal ( como muitos outros prestadores de serviço) para gravarem a chamada. Confirmamos a autorização na própria chamada. Como acredito que os danos em que irei ocorrer por portarem o meu número contra a minha vontade expressa são responsabilidade da Altice, solicitei uma cópia da chamada telefónica para obter as provas relevantes. Recusaram se,  afirmando que teria que o fazer por escrito. Ou seja para gravarem, basta um assentimento verbal, mas para obter uma cópia é necessário fazê-lo por escrito. Este comportamento não é exclusivo da Altice, mas quanto a mim está errado, se posso dar autorização verbal, também deveria poder solicitar os meus dados pessoais, ou seja a minha conversa telefónica pelo mesmo meio. Obrigar o consumidor a usar um meio mais oneroso, é só um forma de dissuadir o mesmo de o fazer. Consumidor sofre!

 

Em resumo, teria contratado com a Altice sabendo o que sei hoje? Rotundamente, não! Aconselho o serviço da Altice a terceiros? Rotundamente, não!


3 respostas

Reputação 7
Crachá +24

O problema não está na Altice , está em quem lhe vendeu o chamado “gato por lebre” , a Altice não tem pacotes com o router Wi-Fi 6, esse router tem uma mensalidade de 2.99, enquanto os outros com fidelização são oferta.

Quanto a não ter visto o seu período de fidelização, é mm da sua responsabilidade e como diz mea culpa, mas nao é mea, é inteiramente sua.

Resumindo, caiu no comercial errado e também fez as “coisas “ erradas .

O "comercial" era da Altice. Digamos que um fator mitigante é que se dispuseram a solucionar o problema, sem quaisquer 2.99€ envolvidos. No entanto, um utilizador menos advertido, teria realmente levado gato por lebre.

Quanto à portabilidade, não concordo com o que afirma. Se é verdade que a responsabilidade de verificar obrigações contratuais é do cliente, não aceitarem o pedido de cancelamento da transferência 4 dias antes de a mesma estar agendada deve se inteiramente à falta de flexibilidade nos sistemas da Altice. Informe se com outros operadores,  e constatará que, com eles, tal não ocorre.

Crachá +1

Boas.

No meu caso, foi necessário alterar a data da portabilidade a fim de concluir o período de faturação do operador anterior, e consegui alterar sem problema através do 16200.

Ainda da minha experiência, foi-me instalada uma box diferente da contratada, por rutura temporária de stock, mas efetuaram a troca quando passou a haver stock sem qualquer custo (convém verificar o que está previsto nas condições contratuais que lhe enviaram).

Felizmente tenho conseguido resolver estas pequenas questões telefonicamente.

Quanto à Altice ser mais ou menos flexível relativamente a outros operadores, devo dizer-lhe que tive bastantes problemas com a NOS, com várias reclamações no Livro de Reclamações (era a única forma de resolver estas questões, algumas delas até de violação legal….), nomeadamente no momento de desvinculação desse operador.

São experiências, e cada um terá a sua obviamente.

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