Pergunta

Onde está o ONT?

  • 4 May 2020
  • 4 respostas
  • 4197 visualizações

Bom dia,

ontem comprei uma tv para colocar na cozinha. Pela 1ª vez iria usar mais que uma TV aqui em casa, mas como tenho tomadas de tv em todas as divisões assumi que não iria ter problemas.

Não consigo sintonizar canais no novo aparelho. Já percorri este e outros foruns na procura de soluções, mas para já sem solução, a começar pelo facto de que não encontro nenhum aparelho ONT junto à mnha box e tv originais… apenas uma pequena caixa cinzenta de plástico de onde sai o fio da fibra e que está ligada por outro fio à parede. O espelho~o da parede tem um símbolo de telefone, mas desconheço que tipo de ligações estão lá para dentro…

Posso enviar imagens se ajudar...

O apoio técnico da MEO não atende…

Sugestões caríssimos peritos?

grato pelo tempo disponibilizado

 


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Atualização:

ONT é desnecessário uma vez que o router cumpre ambas as funções.

Não vou ter apoio da MEO até a “situação normalizar” seja lá o que for que isso quer dizer… admitem que de facto deveria ter sido feita ligação e injeção do sinal na casa...mas vou ter de contactar MAIS TARDE ( só os virologistas poderão fazer a previsão :))para voltar a pedir a resolução da questão.

Para os que talvez possam ajudar-me a resolver a questão por minha iniciativa:

Desmontei o espelho e onde sai o cabo da fibra, junto ao router,e lá dentro deixaram-me o cabo de antena descarnado...se colocar uma ficha de ligação nesse cabo e ligar ao coaxial do router, sabem-me dizer se o sinal é injetado automaticamente na rede da casa?

grato

Reputação 7
Crachá +21

Desmontei o espelho e onde sai o cabo da fibra, junto ao router,e lá dentro deixaram-me o cabo de antena descarnado...se colocar uma ficha de ligação nesse cabo e ligar ao coaxial do router, sabem-me dizer se o sinal é injetado automaticamente na rede da casa?

 

Olá @Alberto C. 

 

Teoricamente isso deverá chegar para injetar sinal na instalação (tendo em conta que deverá ser o ponto de entrada), ou seja colocar uma ficha F (vide imagem abaixo). 

 

 

 

Caro Andre_meo , obrigado pela resposta. Fiz a ligação mas não funcionou.

Tive de fazer uma emenda no cabo. Esse pode ser a primeira possível falha. A ligação foi feita manualmente unindo o cobre e isolando com fita, e o mesmo para a malha exterior.

Amanhã vou comprar uma união para cabo coaxial, apesar do funcionario da loja me ter dito que desta forma perdia menos sinal...o que acha?

A segunda hipótese passa pelo divisor de sinal.

O conector é este:

https://www.amazon.co.uk/Satellite-PA4-outputs-strawberry-280702/dp/B07HY6PWMY

Confirmei que o cabo que vem do router em que fiz a emenda) estava conectado no conector central (in) e tinha mais três cabos conectados nos outros.

Sabe-me dizer se a ligação estava correta?

Amanhã vou testar se o sinal está a passar no cabo com a emenda, já que diretamente do router com um coaxial consigo configurar os canais na televisão. Se passar o problema pode estar no conector.

Algo a aconselhar?

grato

Reputação 7
Crachá +21

Olá @Alberto C. 

 

Se ao ligar diretamente sem o repartidor/connector então deverá ser algo similar que me ocorreu ( A minha casa tinha instalação antiga de satélite com filtros). Eventualmente esse repartidor está preparado para satélite em que o cabo coaxial é alimentado com corrente e tem filtros de ruido DB. 

Nas emendas há fichas  F  para uniões,

 

 

igualmente há repartidor para ficha F

 

 

A indicação do funcionário da loja está correta. O cabo coaxial pode ser unido diretamente mas é necessário isolar bem a malha do fiador, a ficha F faz isso e além de isolar mantem a união firme (daí ter rosca)