Skip to main content
Resolvido

Meo Box android 4k não encontra nenhuma rede wifi

• 16 de março de 2025
  • 8 respostas
  • 70 visualizações

Forum|alt.badge.img

Olá, 

Existe alguma limitação da box 4k Android relativamente a redes Wi-Fi?

É que estou habituado a usar boxes Android e a ligar me a qualquer rede wifi, sem problema nenhum, mas a box da meo não encontra nenhuma rede wifi. A 1 metro do router não mostra nenhuma rede (quando tenho o telemóvel ligado ao Wi-Fi de casa a funcionar perfeitamente). Tentei também criar um hot-spot com o telemóvel e nada. Já reiniciei, reset/definições de fábrica, e nada. 

Fui trocar a box à loja pois pensava que a anterior tinha defeito (e trocaram me sem me dar nenhuma informação sobre qualquer limitação de rede wifi nas boxes 4k) e continuo com o mesmo problema. 

Entretanto ao tentar pesquisar se alguém tinha o mesmo problema, li num post com um problema semelhante que a box só identifica redes 5Ghz? Isto é mesmo verdade? A box está limitada apenas a estas redes? O router meo que tenho efectivamente não tem a banda dos 5Ghz disponível. 

Se isso é verdade, de que forma é que a box faz essa filtragem? É que o hot-spot que criei no telemóvel tinha a opção 5Ghz ligada e mesmo assim a rede não foi encontrada.

Não acredito que tenha tido duas boxes defeituosas seguidas, seria uma coincidência gigante.

Agradeço a ajuda. 

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@jsriva 

Na secção "Redes Disponíveis" apenas me aparecem as Redes 5GHz, Todas as Outras (2,5GHz e de Hotspots de Telemóveis) nem sequer aparecem de todo nessa secção. Tentei até adicionar manualmente, mas também não funciona.

Pode pedir a troca para o Fibergatway no Apoio ao Cliente, e assim já deverá poder conseguir usar a MEOBox por Wi-Fi, ou terá que optar por ligação por cabo Ethernet

Ver original
Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

8 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3603 respostas
  • 16 de março de 2025

Olá ​@jsriva 

Experimente fazer novamente um reset de fábrica à box.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

Olá ​@jsriva 

Qual é o seu router da MEO? Não é um Fibergatway? É ao router da MEO que está a tentar ligar a MEOBox?

Não lhe consigo confirmar se existe alguma limitação no Wi-Fi das MEOBox.

Mas acho que existe sim uma limitação, que premite a utilização do Wi-Fi, em Redes 5GHz e só a, principalmente, Fibergatways, pois a MEO diz:

"Recomendamos a ligação ao router através de um cabo Ethernet (cabo de rede) ou se tiver o router Fibergateway poderá optar por ligação via WiFi." 

Como a MEOBox serve como principal função a utilização da app MEO, que funciona só Dentro de Casa e em Fibra, para uma Melhor Experiência TV (pela App MEO), a MEO quer que opte principalmente por Ethernet, ou se não consiguir ligação Ethernet, por Redes Wi-Fi 5Ghz, limitando então as ligações Wi-Fi. 

Pois eu aqui também não consigo ligar a uma rede Wi-Fi 2.4GHz, nem a Hotspots de Telemóveis.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 3 respostas
  • 17 de março de 2025

Olá ​@ana_Paula , Obrigado pela sugestão mas tendo já feito um reset à box antiga, ter pedido para trocar e dois resets à box nova penso já ter feitos resets suficientes para de alguma forma concluir que a justificação para isto estará noutro sítio. Obrigado pela resposta de qualquer forma!

@Rafa_UserFiberMEO , certo. Mas, por curiosidade, as redes que não são 5Ghz aparecem te quando vais à secção das "Redes Disponíveis" e não te consegues ligar a elas ou essas redes não aparecem de todo e só aparece a rede MEO-XXXXX-5Ghz?

Em resposta à tua pergunta, o meu router ainda é dos "antigos". É um Router Wireless Technicolor TG784n v3 que so tem 2,4Ghz disponível para operar. Se pudesses validar que só consegues ver a rede 5Ghz da meo acabava por esclarecer a situação. Obrigado pela ajuda!

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

Olá ​@jsriva 

Na secção "Redes Disponíveis" apenas me aparecem as Redes 5GHz, Todas as Outras (2,5GHz e de Hotspots de Telemóveis) nem sequer aparecem de todo nessa secção. Tentei até adicionar manualmente, mas também não funciona.

Pode pedir a troca para o Fibergatway no Apoio ao Cliente, e assim já deverá poder conseguir usar a MEOBox por Wi-Fi, ou terá que optar por ligação por cabo Ethernet

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 3 respostas
  • 17 de março de 2025

Okay, parece esclarecido. Obrigado! 

Já agora, última questão. Tens mais alguma rede disponível 5Ghz ou só a do router meo?

Ou seja, a minha questao é, será que trocando o router para o Fibergateway e depois arranjando um repetidor que também trabalha em 5Ghz, conseguirei extender a cobertura em casa, sendo possível depois a box conectar se a essa rede "extra"? 

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 3 respostas
  • 17 de março de 2025

@Rafa_UserFiberMEO ☝️ (esqueci me de colocar a tag do teu user, não sei se receberias notificação de resposta) 

jsriva disse:

Okay, parece esclarecido. Obrigado! 

Já agora, última questão. Tens mais alguma rede disponível 5Ghz ou só a do router meo?

Ou seja, a minha questao é, será que trocando o router para o Fibergateway e depois arranjando um repetidor que também trabalha em 5Ghz, conseguirei extender a cobertura em casa, sendo possível depois a box conectar se a essa rede "extra"? 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

@jsriva 

Infelizmente, já não lhe consigo dizer se a MEOBox só apanha redes 5GHz de Routeres e Extensores da MEO, ou também apanha redes 5GHz de outros Routers, Repetidores e Extensores (de outras marcas) pois aqui em minha casa só apanho, e só consigo testar, redes MEO

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3603 respostas
  • 17 de março de 2025

Olá ​@jsriva 

Desconheço qualquer incompatibilidade da box com as redes 5Ghz.

De qualquer forma sugiro que troque para o Router Fibergateway, não sei se irá resolver um problema, mas de qualquer forma o technicolor é um router obsoleto e a própria MEO já tem alterado estes equipamentos para o Fibergateway.