Skip to main content
Resolvido

MEO ADSL vs Satelite

  • 19 July 2024
  • 11 respostas
  • 318 visualizações

Bom dia a todos.

 

Estou a visitar um familiar numa aldeia no interior do país que tem ADSL porque lhe disseram numa loja MEO que não havia outras opções na zona em causa.

O que é certo é que existe a opção satélite (infelizmente não há fibra), confirmado pelo apoio ao cliente, mas tenho dúvidas se o serviço irá ter alguma melhoria.

A estabilidade da internet em ADSL é uma lástima. Já nem falo da péssima velocidade, refiro-me à instabilidade da mesma.  A meio de carregar um site a net pára por exemplo. Ao desligarmos o Wi-Fi e usarmos os dados móveis, tudo normaliza. Isto acaba por ser um serviço bastante deficiente e sem qualidade alguma. Em 2024, é totalmente inaceitável este tipo de serviço quando se está a pagar o mesmo que eu pago por fibra em minha casa.

 

A minha questão é: existe algum benefício e grande melhoria de serviço do ADSL para satélite com a MEO? Valerá a pena optar por esta opção ou pensar em alternativas por Starlink que atinge velocidades bastante superiores (até 200Mbps contra os até 40Mbps com a MEO). 
 

A qualidade da rede móvel MEO na aldeia e na casa em causa é bastante boa. Tem 4G/5G praticamente sempre entre os 70-85% e atinjo velocidades de 100Mbps na minha net de telemóvel. 
 

Agradeço apenas opiniões de quem já passou pelo mesmo e tem experiência em ambos os serviços. Obrigado. 

11 respostas

Reputação 7
Crachá +17

Boas, 

A alternativa  é  passar esse serviço  para o MEO satélite  ( TV ) e internet e telefone  via rede móvel 4G e 5G.

A TV por satélite  a grelha de canais é  mais pequena e não  há  gravações  automáticas  ( aquelas gravações  que o cliente pode ir buscar durante 7 dias ) , as gravações  manuais só  estão  disponíveis  com box com disco rígido  integrado  e é  preciso confirmar  no apoio que pretende essa box, o limite de boxs no meo satélite  é  sempre de duas boxs, ao contrário  da fibra que são  4 boxs o ADSL  são  sempre duas .

Dias de  muita chuva ou muito vento normalmente ficasse sem serviço é  um problema  que eu já  tive quando tinha o serviço satélite  da concorrência( NOS) no MEO é  igual. 

Quanto à  internet pela rede móvel depende sempre da zona mas o serviço  está  configurado até  ao máximo  de 40 mbps de download  e 4 mbps de upload  ,na rede de 4G funciona bem se não  houver muitos congestionamento  na área  pois tem a haver com o tráfego  que poderá  estar a ter na rede e nas antenas ( normalmente  é  melhor que o ADSL).

Telefone fixo funciona  na rede móvel  através  de um telemóvel  configurado  com a limitação para funcionar apenas na  torre de antenas  da zona e  limitado também  apenas  às chamadas parar  os números  fixos  começados por 2, se fizer chamadas para a rede móvel  número  começado por 9 são pagas.

Espero ter ajudado com a minha explicação .

Reputação 6
Crachá +18

Hoje em dia o ADSL já está muito mau, a MEO já nem instala a novos clientes e estão a tentar por fibra nessas zonas, para acabar por desativar o ADSL, então pode ser que muito em breve tenha Fibra

Comparando como já disse também o @emanuel92 o Satélite na Internet (4G) até ja é melhor mesmo limitado a 40Mbps, e na Televisão como não é por Internet como no ADSL, é Satélite por isso o nome Satélite, consegue ver em HD estável, pois no ADSL por vezes só da para ver em SD, mas pode falhar em dias de muita chuva, o que é raro

O ponto negativo é que no satélite não tem funcionalidades como Gravações Automáticas, Serviços Premium e Videoclube só Gravações Manuais em uma box DVR que tem de pedir logo com antecedência.

Reputação 2
Crachá +3

Se tem boa Rede 4G na zona faça a alteração sem duvida, se a rede movel for insuficiente mais vale manter o que tem 

Reputação 7
Crachá +23

@JMEO22

Pode verificar a cobertura e a velocidade em geo.anacom.pt.

Reputação 7
Crachá +17

A verdade o ADSL  é  uma tecnologia  para acabar não  há  mais nada a fazer nessa rede se não  começar  a sua desmomtagem.

É  uma tecnologia  obsoleta  com uma manutenção  muito cara e mesmo nas centrais é  um gasto energético  enorme comparado com a fibra óptica.

A MEO  através  das empresas do grupo  Altice  FastFiber  e Fibroglobal  e também  em parceria com a DS Telecom está  a levar a fibra ao maior número  de casas e empresas possível  mesmo em zonas rurais. É  sempre uma questão  de tempo até  estar disponível  em mais zonas, embora que os concelhos  e as freguesias e alguns proprietários  de terrenos  também  tem de ajudar e não  pôr  entraves na expansão  da rede de fibra.

Reputação 7
Crachá +17

Hoje em dia o ADSL já está muito mau, a MEO já nem instala a novos clientes e estão a tentar por fibra nessas zonas, para acabar por desativar o ADSL, então pode ser que muito em breve tenha Fibra

Comparando como já disse também o @emanuel92 o Satélite na Internet (4G) até ja é melhor mesmo limitado a 40Mbps, e na Televisão como não é por Internet como no ADSL, é Satélite por isso o nome Satélite, consegue ver em HD estável, pois no ADSL por vezes só da para ver em SD, mas pode falhar em dias de muita chuva, o que é raro

O ponto negativo é que no satélite não tem funcionalidades como Gravações Automáticas, Serviços Premium e Videoclube só Gravações Manuais em uma box DVR que tem de pedir logo com antecedência.

No satélite  não  há  serviços premium tipo Meo Filmes  e séries , Catooon Network  Premium, panda mais , TV Cine Plus etc mas há  canais premium  como a Sport TV , BTV , DAZN , TV Cine etc , etc.

Para conhecimento:

https://dstelecom.pt/cobertura/
https://fibroglobal.com/
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1713763

Starlink é mais indicado para zonas onde não há alternativa.

A oferta de velocidades anunciada de 40/4Mbps poderá ser superior. 

Reputação 6
Crachá +18

No satélite  não  há  serviços premium tipo Meo Filmes  e séries , Catooon Network  Premium, panda mais , TV Cine Plus etc mas há  canais premium  como a Sport TV , BTV , DAZN , TV Cine etc , etc.

Pois é verdade não há serviços premium mas há canais premium nas boxes, mesmo assim se o cliente quiser ele pode aceder aos serviços premiums e videoclube também dá, mas só pelo MEO Go e as gravações automáticas também é só ter o MEO Go Fora de Casa é só escolher o conteúdo para ver em um telemóvel e partilhar em uma TV desde que tenha Chromecast 

Olá a todos 

Estou a passar pelo mesmo problema, só que no meu caso faço parte de uma empresa agrícola que fica a sede numa zona isolada. A ADSL tem vindo a perder qualidade  ao longo do ano .. casa vez está pior... E a MEO propõe soluções pouco inovadoras e que com a mudança para satélite o cliente fica a perder serviços...  em 2024 e com tecnologia 5G não faz sentido recuar... Devia fazer pacotes especiais para estas situações... Mas nada disso.. preferem perder clientes. Qual a melhor opção para satélite? Starlink ou Hexacom?  Alguém tem experiência? Obrigada 

 

Reputação 6
Crachá +18

@Bmbd 

Muito em breve deverá ter Fibra na zona, já que o ADSL está a ser desativado, como cada vez mais é lento e sem qualidade, então está a ser substituído pela rede Fibra

Até lá se o que lhe interessa é só internet, se tiver boa rede móvel, estável, no local pode apostar no MEO Satélite (Internet por 4G) que está limitada a 40Mbps, mas pode já chegar para a sua utilização, é sempre melhor que o ADSL que está limitado a 25Mbps.

Se lhe interessa internet de alta velocidade, enquanto não tiver Fibra, pode sempre ver outros serviços como o Starlink que tem maiores velocidades, aí veja pelos preços e se vale a pena investir.

Reputação 7
Crachá +17

O ADSL  está  limitado  a 24 mbps de download.

Sim de resto é  ver o que é  melhor para  si, se tem boa cobertura  móvel da MEO na zona opte pelo pacote M3 satélite  com tv via satélite  e internet via rede móvel que está  limitada a 40 mbps de download. 

Sim o MEO satélite  tem essas  limitações  não  há  gravações automáticas ( aquelas de ver gravações durante 7 dias) para ter gravações  manuais tem de confirmar  com o apoio técnico  que quer box com gravações manuais e não  há  serviços premium ( tipo MEO Filmes e Séries,  panda + entre outros) apenas canais premium como a Sport TV,  DAZN,  BTV , TV Cine  etc, etc.

De resto é  como o Rafa disse pode optar também pela  internet via satélite da Starlink mas o custo de instalação  é da sua responsabilidade  e não  é  muito batato.

 

Responder