Skip to main content
Resolvido

MEO ADSL vs Satelite

• July 19, 2024
  • 53 respostas
  • 3505 visualizações

Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

53 respostas

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • April 30, 2025

E a  satélite por  telemóvel é tenho o ruter por satélite 

Boas.

A net é  via rede móvel  4G / 5G a TV é  que é via satélite como expliquei.

Forum|alt.badge.img+8

Entao o que é isso melhoram o satélite 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Sofia gomçalves de faria 

Eu ainda não estou a entender a sua questão, consegue explicar melhor

Por onde recebeu essa Informação, de Melhoria no Satélite? 

Forum|alt.badge.img+8

Por sms da meo 

Forum|alt.badge.img+8

E eu queria saber se o meu satélite foi actualizado 

Forum|alt.badge.img+8

E eu no meu xiaomi 14 T pós Estados Unidos e caiu me uma actualização agora tenho a nova actualização 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

@Sofia gomçalves de faria

Consegue partilhar aqui o SMS, copiando e colando aqui no Fórum? Para assim entender e conseguir explicar o significado do SMS?

Não terá sido o SMS a indicar que a MEO esteve a trabalhar para manter os serviços novamente ativos, e a Repor todos os Serviços Críticos, como a Rede Móvel, após o Apagão Elétrico Geral de Segunda?

Forum|alt.badge.img+8

Sim foi  isso mesmo tem razão  

Forum|alt.badge.img+8

Porque as ligacoes sao importantes para si, trabalhamos intensamente para minimizar o impacto da falha de energia na rede MEO e manter os servicos criticos ativos. Obrigado por confiar no MEO. MEO liga-o melhor! Foi esta a smss desta tarde 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

@Sofia gomçalves de faria 

Essa SMS Informativa, foi enviada para todos os Clientes MEO

Apenas indica que a MEO esteve a Trabalhar para repor todos os Serviços de Telecomunicações, e que os mesmo já foram Totalmente Repostos e Ativos novamente, após terem tido Várias Falhas e Problemas Técnicos, devido ao Apagão Elétrico Geral

Não existiu nenhuma alteração e atualização no seu Serviço Satélite ou Móvel, apenas a sua Reposição a Normalidade

Forum|alt.badge.img+8

Ah ok agora já estou esclarecida 

Forum|alt.badge.img+8

Eu mudei a região meu xiaomi 14 T e caiu me uma actualização  , posso fazer isso ou não 

Forum|alt.badge.img+8

Eu pos estados unidos e caio logo a actualização  e já está com nova actualização não sabia  agora já sei que mudado a região tenho actualização 

Forum|alt.badge.img+8

Sim o ruter é  via rede móvel 

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • June 11, 2025

Boas, 

Segundo dados da Anacom relativos ao 1° trimestre de 2025 a tecnologia obsoleta ADSL diminuiu para 1,7% o que representa cerca de 82 mil acessos ativos.

E deve continuar a diminuir muito à custa dos investimentos da DS Telecom. 

Fica a informação. 

Josee
  • June 11, 2025

Boas, 

Segundo dados da Anacom relativos ao 1° trimestre de 2025 a tecnologia obsoleta ADSL diminuiu para 1,7% o que representa cerca de 82 mil acessos ativos.

Fica a informação. 

Já tenho fibra há 10 anos, não tenho saudades de fios de cobre.

Neste momento não conheço nenhum operadora a instalar router 5G nas casas dos clientes com antenas interiores ou exteriores, mas o cliente pode comprar um router no comércio local ou internacional.
Penso que a NOS foi a primeira operadora a instalar 4G para a casas dos clientes.

Em 2026 a DIGI, poderá ser a operadora com melhores condições para instalar 5G+ ou 7G... com aparelhos parceria de empresas na china ou suécia para as casas dos clientes novos e mesmo que exista fibra ótica nas vilas e aldeias com pinheiros para arder como em Pedrógão Grande e outros sítios todos os anos.

Nesta data apresento velocidades da rede móvel 5G do MEO. 

Foi utilizado telemóvel de baixo custo no valor de 200€ fabricado, na China em 2021. 

Starlink não serve para Portugal. 40£ mes mais equipamentos VS menos de uma dúzia € por mês nas operadoras em Portugal.  

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • June 13, 2025

Boas, 

Fica a informação. 

Já tenho fibra há 10 anos, não tenho saudades de fios de cobre.

Neste momento não conheço nenhum operadora a instalar router 5G nas casas dos clientes com antenas interiores ou exteriores, mas o cliente pode comprar um router no comércio local ou internacional.
Penso que a NOS foi a primeira operadora a instalar 4G para a casas dos clientes.

Em 2026 a DIGI, poderá ser a operadora com melhores condições para instalar 5G+ ou 7G... com aparelhos parceria de empresas na china ou suécia para as casas dos clientes novos e mesmo que exista fibra ótica nas vilas e aldeias com pinheiros para arder como em Pedrógão Grande e outros sítios todos os anos.

Nesta data apresento velocidades da rede móvel 5G do MEO. 

Foi utilizado telemóvel de baixo custo no valor de 200€ fabricado, na China em 2021. 

Starlink não serve para Portugal. 40£ mes mais equipamentos VS menos de uma dúzia € por mês nas operadoras em Portugal.  

Boas,

Como tenho fibra não sei  se instalam  routers 5G ( móvel  ) na casa dos clientes  com net via rede móvel.

Sinceramente acho que a prioridade neste momento devia ser cobrir toda a população com fibra,  seja da própria Altice ( FastFiber e Fibroglobal) ou em parceria com a DS Telecom nas zonas rurais e acabar de vez com o ADSL.

Como escrevi até  Março de 2025 cerca de 82 mil pessoas ainda estavam penduradas no ADSL, agora no início  de junho 2025 deve ter abatido ainda mais este número pois a DS Telecom anda a fibrar em força  sem  ter ainda  os fundos do concurso público. 

Josee
  • June 13, 2025

​@emanuel93

Quem tem ADSL e não mudou para 4G deveria deveria esperar mais um pouco.

Também penso que nenhuma operadora está a oferecer routers 5G semelhantes aos 4G da NOS ou MEO porque estamos numa fase de mudanças. 

O MEO fabricou o router Wi-Fi 6E, não foi lançado em Portugal. Não me parece bem fabricar routers 5G WI-Fi7 para poucas pessoas em aldeias remotas em Portugal.

Zonas Brancas deve ser da responsabilidade da DSTelecom com preços acessiveis a todas as operadoras nestas áreas e outras. Tenham juízo porque estamos numa era com cada vez menos fios. 

Porque estas pessoas sofreram há muitos anos o governo deveria oferecer um ano de internet grátis com velocidades rápidas e acabar com o saco azul, no valor de 3 mil milhões de euros para distribuir pelos amigos. 
O Governo em vez de baixar o IVA, nas Telecomunicações permitiu mais uma operadora em Portugal fecharam a NOWO ex Cabovisão fundada em 1993 com Sede em Palmela. 

O Povo não deverá permitir o governo autorizar telemóveis a operar via satélite.
Bom dia

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • June 13, 2025

​@emanuel93

Quem tem ADSL e não mudou para 4G deveria deveria esperar mais um pouco.

Também penso que nenhuma operadora está a oferecer routers 5G semelhantes aos 4G da NOS ou MEO porque estamos numa fase de mudanças. 

O MEO fabricou o router Wi-Fi 6E, não foi lançado em Portugal. Não me parece bem fabricar routers 5G WI-Fi7 para poucas pessoas em aldeias remotas em Portugal.

Zonas Brancas deve ser da responsabilidade da DSTelecom com preços acessiveis a todas as operadoras nestas áreas e outras. Tenham juízo porque estamos numa era com cada vez menos fios. 

Porque estas pessoas sofreram há muitos anos o governo deveria oferecer um ano de internet grátis com velocidades rápidas e acabar com o saco azul, no valor de 3 mil milhões de euros para distribuir pelos amigos. 
O Governo em vez de baixar o IVA, nas Telecomunicações permitiu mais uma operadora em Portugal fecharam a NOWO ex Cabovisão fundada em 1993 com Sede em Palmela. 

O Povo não deverá permitir o governo autorizar telemóveis a operar via satélite.
Bom dia

Boas, 

As Zonas brancas em Portugal Continental são responsabilidade da DS Telecom mas o governo ainda não  publicou os resultados do concurso nem deu aprovação para que avance apesar da empresa saber que ganhou.

Açores e Madeira a responsabilidade é  da FastFiber e da Fibroglobal empresas do grupo Altice dona do MEO. 

Oferecer net grátis? Não faz sentido nenhum.

Sim concordo o IVA nas telecomunicações,  electricidade  devia baixar à taxa mínima de 6% em Portugal Continental  e 4% nos Açores. 

O Governo não  permitiu nada acabar com a Nowo,  essa foi adquirida pela Digi estando atualmente  em processo  interno de fusão. 

Josee
  • June 13, 2025

Desconhecia que Fast Fiber é diferente da FibroGlobal.

https://www.fibroglobal.com/areas-geograficas#acores

Depois da DIGI entrar em Espanha, a Vodafone abandonou aquele país. 

Em Portugal não autorizaram a Vodafone comprar a NOWO em dificuldades financeiras com 500 funcionários. 
Muita sorte para a DIGI que comprou a ex-cabovisão.

Para quem espera por fibra há 15 anos deveria ser compensado de alguma forma. 

nota:
A rede de fibra ótica começou a ser construída em 2010 e, em 2011, foi premiada internacionalmente como a melhor e mais inovadora da Europa. 

MEO na Madeira consegui muitos Clientes da NOS. Em principio a cidade do Funchal deve ter a melhor rede em Wi-FI do país como o fogo de artificio. 

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • June 13, 2025

Desconhecia que Fast Fiber é diferente da FibroGlobal.

https://www.fibroglobal.com/areas-geograficas#acores

Depois da DIGI entrar em Espanha, a Vodafone abandonou aquele país. 

Em Portugal não autorizaram a Vodafone comprar a NOWO em dificuldades financeiras com 500 funcionários. 
Muita sorte para a DIGI que comprou a ex-cabovisão.

Para quem espera por fibra há 15 anos deveria ser compensado de alguma forma. 

nota:
A rede de fibra ótica começou a ser construída em 2010 e, em 2011, foi premiada internacionalmente como a melhor e mais inovadora da Europa. 

MEO na Madeira consegui muitos Clientes da NOS. Em principio a cidade do Funchal deve ter a melhor rede em Wi-FI do país como o fogo de artificio. 

Fast Fiber é  uma empresa da Altice que comprou 95% da Fibroglobal passando a ter a totalidade dessa empresa. 

Nunca percebi porque nunca fizeram a fusão das duas era o que fazia sentido. 

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • July 1, 2025

Boa tarde

Vivo num aldeia no Alentejo, onde o serviço de internet/tv é por ADSL (o meu serviço é Meo Empresas pois tenho alojamento local)  ou seja , ADSL é um péssimo serviço Hoje recebi uma chamada da Meo (por causa da renovação do contrato que termina em agosto), e a colaboradora da Meo veio com uma conversa mansinha  para que eu renovasse antes do tempo  porque o serviço ADSL seria descontinuado brevemente na minha aldeia e foi me oferecido um serviço Meo Satélite e internet 40mbps móvel e rede fixa. Andei a dar uma volta pela Aldeia e vi pelo menos 4 caixa PDO da Meo penduradas nos postes, mas para a Meo não há previsão de fibra na minha aldeia. Eu sei que pelo menos fora da minha aldeia há fibra, dizem que minha aldeia fica numa  “zona branca” e sem previsão. É esperar, Serviço Satélite  ja tive e não recomendo, é muito limitado. O problema é que eu não tenho escolha, pois as outras redes não há serviço de fibra ou satélite na aldeia. Abraço. 

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • July 1, 2025

Boa tarde

Vivo num aldeia no Alentejo, onde o serviço de internet/tv é por ADSL (o meu serviço é Meo Empresas pois tenho alojamento local)  ou seja , ADSL é um péssimo serviço Hoje recebi uma chamada da Meo (por causa da renovação do contrato que termina em agosto), e a colaboradora da Meo veio com uma conversa mansinha  para que eu renovasse antes do tempo  porque o serviço ADSL seria descontinuado brevemente na minha aldeia e foi me oferecido um serviço Meo Satélite e internet 40mbps móvel e rede fixa. Andei a dar uma volta pela Aldeia e vi pelo menos 4 caixa PDO da Meo penduradas nos postes, mas para a Meo não há previsão de fibra na minha aldeia. Eu sei que pelo menos fora da minha aldeia há fibra, dizem que minha aldeia fica numa  “zona branca” e sem previsão. É esperar, Serviço Satélite  ja tive e não recomendo, é muito limitado. O problema é que eu não tenho escolha, pois as outras redes não há serviço de fibra ou satélite na aldeia. Abraço. 

Boas, 

Pois compreendo  e tenho sido bastante crítico com esta situação do ADSL pois o MEO através da sua acionista  Altice  e das empresas que esta tem de redes de fibra óptica em Portugal FastFiber e Fibroglobal devia expandir a rede a todos os concelhos,  freguesias, locais, aldeias onde ainda tem a tecnologia  obsoleta do ADSL. 

Mas não  estão sentados à espera que seja a DS Telecom a levar a fibra a todas as populações mais rurais porque as chefias da Altice  não  querem gastar os recursos financeiros  na expansão em lugares pouco rentaveis só que se esquecem que a fibra da  DS Telecom  é aberta a todos os operadores retalhistas como a NOS e Vodafone que usam essa rede e portanto a probabilidade de perder alguns clientes  para as outras existe.

Mas pronto  é  o que há  infelizmente possa ser que tenha sorte e a DS Telecom passar fibra aí  na sua zona e aldeia se esta tem rede por ai.

Joose_Francisco

Boa tarde

@tonfloripa 

TV via Satélite ainda é uma solução para os clientes no interior, mas é um mau negócio para as operadoras.

Para as zonas brancas sem cobertura de fibra ótica, penso que a internet 5G poderia ser uma solução melhor.

Eu, no vosso lugar,

• continuaria com o serviço MEO TV Satélite, talvez, no valor de cerca de 15€ por mês.
  • Experimentaria o 5G (cinco) casa da nova operadora UNIDOS, no valor de 19€/mês durante 4 meses.

Se ama o MEO acima de todas as coisas, o 4G tem velocidades adequadas para os alentejanos e melhor do que ADSL.

Em 2014, por um serviço M4O fibra com internet 30/3 Mbps, pagávamos mais de 80€ (16 000$00) mês para em 2025 os clientes pagar metade. 

Muita sorte, no seu paraíso.
Boa noite
José Francisco

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • July 1, 2025

Boa tarde

@tonfloripa 

TV via Satélite ainda é uma solução para os clientes no interior, mas é um mau negócio para as operadoras.

Para as zonas brancas sem cobertura de fibra ótica, penso que a internet 5G poderia ser uma solução melhor.

Eu, no vosso lugar,

• continuaria com o serviço MEO TV Satélite, talvez, no valor de cerca de 15€ por mês.
  • Experimentaria o 5G (cinco) casa da nova operadora UNIDOS, no valor de 19€/mês durante 4 meses.

Se ama o MEO acima de todas as coisas, o 4G tem velocidades adequadas para os alentejanos e melhor do que ADSL.

Em 2014, por um serviço M4O fibra com internet 30/3 Mbps, pagávamos mais de 80€ (16 000$00) mês para em 2025 os clientes pagar metade. 

Muita sorte, no seu paraíso.
Boa noite
José Francisco

Boas, 

Satélite é uma tecnologia a prazo sabe-se disso e cara para as operadoras de telecomunicações como o MEO e a NOS mas infelizmente segundo dados da Anacom cerca de 6% ainda estão ligados por serviço TV  satélite ou DTH .

O ADSL a cota de clientes é de 1,7% ( 1,3% com TV por Adsl) até  Março de 2025 e tem diminuído também muito graças a operadoras grossistas neutros como a DS Telecom ou a concorrência que obriga a Altice também a investir.

Mas infelizmente ainda há  estes números em ADSL são cerca de 82 mil clientes ou acessos pendurados com serviço TV + Net até  24 mbps de download  + Voz fixa.

A esperança para estas pessoas é  a DS Telecom  ou as outras entrarem com concorrência o que é pouco provável como sabemos. 

Sim a solução para ele terá de ser TV por satélite + rede Móvel 4G para a net e voz, e esperar que chegue a DS Telecom à zona ou que o MEO através das suas empresas de fibra principalmente a Fibroglobal decidam investir e puxar rede de fibra que é  o que deviam fazer na minha opinião.