Skip to main content
Pergunta

Instalação de fibra sem previsão por falta de PDO – Sem respostas concretas da MEO

• July 10, 2026
  • 3 respostas
  • 18 visualizações

Forum|alt.badge.img+4

Boa tarde,

Desculpem o texto longo:

Venho pedir a ajuda da comunidade e, se possível, de alguém que saiba o que fazer numa situação como esta.

Estou há várias semanas à espera da instalação de fibra na minha morada, mas o processo continua bloqueado por falta de disponibilização de um novo PDO. Segundo a informação que me foi transmitida, o PDO existente foi dimensionado para as habitações inicialmente previstas e, devido à construção de novas habitações na zona, já não existe capacidade para efetuar novas ligações sem, eventualmente, comprometer o serviço de outros clientes. Por esse motivo, será necessária a instalação de um novo PDO. (mas os vizinhos tem meo fibra … mas a explicação consigo entender visto viver numa zona rural) 

O problema não é apenas o atraso, mas sim o facto de ninguém conseguir dar qualquer previsão ou informação concreta.

Já contactei o 16200 inúmeras vezes. A resposta é sempre a mesma: "ligue amanhã". Nunca conseguem indicar o estado do processo nem quando ficará resolvido.

Apresentei também uma reclamação no Livro de Reclamações e recorri à Provedoria do Cliente, precisamente porque entendo que a sua função é intervir quando os canais normais de apoio não conseguem resolver ou esclarecer uma situação.

No entanto, as respostas que tenho recebido da Provedoria são genéricas e parecem automáticas, limitando-se a informar que tratam situações não resolvidas pelo apoio ao cliente e a remeter-me novamente para o 16200. Infelizmente, isso não responde a nenhuma das questões que coloquei nem ajuda a desbloquear o processo.

Há cerca de uma semana, fui contactado por uma colaboradora da MEO com uma proposta de instalação temporária por satélite, uma vez que a instalação da fibra continua sem previsão.

Durante a chamada foi-me dito que, assim que a fibra estivesse disponível, seriam mantidas as condições comerciais do contrato de fibra que eu tinha aceite há cerca de um mês. No entanto, foi-me igualmente explicado que teria de celebrar um novo contrato para o serviço de satélite.

Perante esta situação, questionei de que forma poderia ficar garantido que as condições inicialmente contratadas para a fibra seriam efetivamente mantidas, tendo em conta que estaria a celebrar um novo contrato. A colaboradora não conseguiu esclarecer essa questão e confirmou que não podia assumir esse compromisso por escrito.

Por esse motivo, pedi que todas as condições da proposta me fossem enviadas por escrito para análise antes de tomar qualquer decisão. Até à data, não recebi qualquer documentação nem qualquer esclarecimento adicional.

Confesso que esta abordagem me deixou bastante confuso e pouca confiança no discurso usado pela pessoa, pois continuo sem perceber quais seriam efetivamente as condições aplicáveis e se foi apenas uma tentativa de fazer um novo contrato, sem qualquer garantia documental sobre o que me foi transmitido por telefone.

Entretanto, ontem ao ligar para 16200 para saber o ponto situação foi informado de que o processo foi encerrado internamente, sem qualquer explicação e sem que eu tivesse sido informado desse encerramento. Desde então, tudo ficou parado.

O que peço é apenas transparência. Compreendo que possam existir atrasos ou constrangimentos técnicos, mas gostaria de saber qual é o ponto de situação real. Se existe uma previsão, agradeço que me seja comunicada. Se não existe, prefiro que isso me seja dito de forma clara. O que não considero aceitável é ser sucessivamente encaminhado entre o 16200 e a Provedoria, sem que ninguém consiga responder às minhas questões.

Alguém já passou por uma situação semelhante? Quanto tempo demorou a instalação de um novo PDO?

Se algum moderador da MEO puder analisar este caso e explicar porque continua sem qualquer evolução, agradeço sinceramente.

Obrigado.

3 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 10, 2026

Olá ​@Alimao2 

Lamento a situação e espero que a consiga resolver.

Aqui somos apenas clientes, sugiro que faça um pedido por escrito na sua área de cliente my MEO.

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • July 10, 2026

Olá ​@Alimao2 

Aqui somos apenas clientes, sugiro que faça um pedido por escrito na sua área de cliente my MEO.

isso não sou mas queria ser… mas a resposta e o espelho de tudo tem vindo acontecer! obrigado

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 10, 2026

Espero que consiga resolver. Depois se quiser partilhar aqui algumas atualizações das respostas do MEO também o pode fazer.