Skip to main content
Solução

Finalmente tenho uma box android 4k da meo mas...

• June 27, 2025
  • 2 respostas
  • 956 visualizações

hugosimoes84
Forum|alt.badge.img+8

Aquando o contacto da MEO para mim a fim de renegociar o contrato… foi-nos dito que o meo go fora de casa ia passar a ser uma coisa à parte e foi cancelado, que o m4o ia mudar de nome… etc modernices…

Entanto, expus o problema que tinha na meo box… o problema da meo box era que quando se desligava pelo botão e se deixava repousar um bocado e se voltava a ligar.. o sistema parecia estava a fazer um reset.. e o disco parecia que estava com problemas a iniciar. 

Com alguma relutância.. lá troquei pela “nova” box android 4k. A operadora (que quase perdia o folgo) disse-me que o comando foi melhorado para incluir números… fiquei a pensar… será que o comando anterior não tinha números? que raio de comando não tem números?…  Ela disse que a box seria entregue por um estafeta nos próximos 5 dias e foi o que aconteceu. Claro que falharam o prazo. A meo não pode romper com a tradição.

Fui contactado pelo estafeta. Graças a Deus que não era um zuka ou um indostânico. Ele disse que só iria fazer a entrega, não configurar. Pergunto-me como seria se a box fosse entregue a pessoas que não sabem configurar as coisas. Ele disse-me que tinha de ser eu a desligar e entregar. 

O estafeta chegou um bom bocado depois da hora por ele marcada. Eu já tinha a box dvr, o comando, o cabo de energia, cabo de rede, cabo hdmi. O estafeta disse que podia ficar com o de rede e de hdmi.

Tive de voltar a pôr os 2 cabos no sítio onde estavam, liguei tudo, havia um cabo hdmi na caixa.

Quando vi o comando…. acho que nunca tive um comando tão pequeno e esguio na mão. Deve ser um comando para chineses. E ainda por cima com um péssimo layout de botões.

No botão do lado oporto ao do volume, era suposto ser o programa+ programa- mas puseram esse botão a fazer rewind forward. Para mudar para o canal seguinte ou o anterior, é usar o < > ao pé do botão ok.

A box android 4k começou logo a pedir dados da conta google e uma data de outras coisas. O interface interactivo.. é interactivo demais. Demasiado confuso para pessoas que nada sabem destas coisas.

Sim, passou um filmezito a explicar mas explicou as coisas de forma muito genérica.

Desligando a box pelo botão do comando e carregar por exemplo no 1, devia ligar a box. É possível mas a preguiça dos programadores é notória.

Experimentei o botão com o microfone e a configuração é um bocado confusa. A funcionalidade de mudar o canal com a voz funciona 95% das vezes.

Provavelmente ainda arranjarei um comando programável que leia o sinal IR do comando da box de forma a remapear os botões.

A box android 4k não aquece muito. Na parte de baixo não aquece mas aquece alguma coisa na parte de cima.

Também espero poder remover apps que estão a mais, como a netflix, amazon, etc.

A app do youtube funciona com a box android 4k mas pelo que vi, não me parece que dê para controlar o video pelo comando da box. É preciso usar o telemovel.

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@hugosimoes84 

Por curiosidade, quando a MEOBox Android TV foi lançada a mesma era com um Comando sem Teclado Numérico, e era um Ponto Negativo 

Mas Felizmente a MEO disponibiliza agora este Novo Comando, que continua a ser Pequeno e Compacto, mas agora com Teclado Numérico e com o Essencial

Os Botões << e >>, que estão do Lado oposto aos de Volume + e -, podem ser Personalizados, e podem sim Mudar de Canal, é só personalizar na app MEO, na aba "Definições" ⚙️, em "Utilização", "Botões << e >>" e escolher se quer "Avançar e Recuar Vídeo" ou "Mudar de Canal"

Se quiser pode encontrarar várias Dicas e Ajudas de como Utilizar a app MEO, na aba "Cliente" na app MEO

Com o Comando da Box só consegue ligar a Box ao clicar no Botão Liga/Desliga. Mas com o HDMI-CEC Ativado (e se compatível com a sua TV) ao ligar a Box, a TV irá ligar automaticamente com a Box, ou ao Contrário. E também poderá ser possível controlar o Volume da sua TV no comando da Box. Podendo assim usar apenas o Comando da MEOBox

Quanto as Apps, pode aceder na Home Android TV, pode Instalar Novas Apps a Partir da Play Store, e Desinstalar as Apps que não deseja ter instaladas

E a app do YouTube, é a app comum de Android TV, e funciona como a app para uma Smart TV comum, então é sim controlável com o comando da MEOBox, sem necessidade de usar um Telemóvel 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

2 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@hugosimoes84 

Por curiosidade, quando a MEOBox Android TV foi lançada a mesma era com um Comando sem Teclado Numérico, e era um Ponto Negativo 

Mas Felizmente a MEO disponibiliza agora este Novo Comando, que continua a ser Pequeno e Compacto, mas agora com Teclado Numérico e com o Essencial

Os Botões << e >>, que estão do Lado oposto aos de Volume + e -, podem ser Personalizados, e podem sim Mudar de Canal, é só personalizar na app MEO, na aba "Definições" ⚙️, em "Utilização", "Botões << e >>" e escolher se quer "Avançar e Recuar Vídeo" ou "Mudar de Canal"

Se quiser pode encontrarar várias Dicas e Ajudas de como Utilizar a app MEO, na aba "Cliente" na app MEO

Com o Comando da Box só consegue ligar a Box ao clicar no Botão Liga/Desliga. Mas com o HDMI-CEC Ativado (e se compatível com a sua TV) ao ligar a Box, a TV irá ligar automaticamente com a Box, ou ao Contrário. E também poderá ser possível controlar o Volume da sua TV no comando da Box. Podendo assim usar apenas o Comando da MEOBox

Quanto as Apps, pode aceder na Home Android TV, pode Instalar Novas Apps a Partir da Play Store, e Desinstalar as Apps que não deseja ter instaladas

E a app do YouTube, é a app comum de Android TV, e funciona como a app para uma Smart TV comum, então é sim controlável com o comando da MEOBox, sem necessidade de usar um Telemóvel 

hugosimoes84
Forum|alt.badge.img+8
  • Autor
  • Consultor
  • June 28, 2025

Ainda não me “inteirei” completamente como a app MEO funciona e/ou o que dá para fazer. Mas a meu ver o botão colado « » está pessimamente pensado. Se dá para personalizar o botão para nos movermos nos canais sem termos de estar a digitar números, boa. Mas continuo a pensar que o comando podia estar melhor desenhado e que podia ser um pouco maior.  Ainda estou a pensar em arranjar um comando programável e definir as teclas.

A televisão que tenho ligada à box é uma LG que deve ter saído em 2008/9, deve aparentemente suportar o CEC. Tenho de experimentar desligar a box pelo comando da box e desligar a tv e ligar outra vez para ver se a box liga quando está ver que estão a usar o HDMI1. Eu sei o que é o HDMI CEC e já vi essa funcionalidade em funcionamento quando liguei uma box android a uma tv e pude controlar a box a partir do comando da tv.

Tenho de explorar melhor esta nova box. Tirar algumas apps, que sei que não irei utilizar no futuro. Vi que a box tem algumas portas TCP expostas, talvez possa fazer algumas brincadeiras. Ainda tenho de enfiar a box num IP estático.