Skip to main content
Solução

Falta de ética e profissionalismo

• June 21, 2025
  • 1 resposta
  • 137 visualizações

Contactei a MEO no dia 12 de Junho para efectuar o cancelamento do serviço (tendo terminado o período de fidelização), por considerar o valor mensal do pacote demasiado alto, tive o infortúnio de falar com um agente do departamento de gestão contractual que não só carece de formação em atendimento ao cliente face a postura adoptada durante a conversa telefónica, mas de instruções claras no que diz respeito à ética profissional - é inadmissível fazer promessas aos clientes relativamente à oferta de equipamento, ser questionado pelo cliente mais do que uma vez e confirmar o número de boxes e serviços incluídos, confirmar o valor mensal  reduzido a ser cobrado durante os próximos 24 meses, e deliberadamente omitir valores adicionais das ditas boxes o que obviamente altera a mensalidade.

Durante a conversa telefónica, reiterei que apenas iria fidelizar-me por 24 meses após receber um e-mail a elencar o que estava a  ser oferecido. O contracto enviado não faz menção às boxes (duas em substituição das actuais visto serem muito antigas), e também indica os valores de instalação a serem cobrados caso o contracto seja cancelado antes do seu término, ora considerando que actualmente tenho serviço MEO activo, a dita instalação não é necessária, tratando-se apenas da troca de duas boxes antigas por duas novas.

Liguei novamente para a MEO no dia 13 de Junho, fui informada que a oferta feita pelo operador não corresponde ao que a empresa oferece. Entendo que o operador possa ter um sistema de bónus em que a retenção de clientes seja recompensada, no entanto não consigo entender como é que é aceitável criar um engodo para levar o cliente a fidelizar-se. 

Perante a minha reclamação, foi-me dito que a conversa telefónica teria que ser auditada e para aguardar novo contacto da MEO. Deixei claro que o contracto enviado não só omitia a questão das boxes como listava uma instalação, não requerida ou necessária, e que não iria activar o mesmo pois não corresponder ao que foi discutido.

Visto que era suposto validar a renovação do serviço como requerido no e-email enviado, usando o link disponível, pedi que parassem de enviar mensagens de texto a confirmar a data da suposta instalação assim como emails para activar acesso a um canal que havia sido oferecido- o meu pedido caiu em saco rato, recebi mais mensagens e mais e-mails( o mais recente esta tarde).

Ontem recebi uma chamada da MEO (número privado), para confirmar que o que havia sido acordado pelo operador do departamento de gestão contractual não corresponde á realidade, foi-me dito que uma segunda box tem um custo adicional- no entanto, não são por regra enumeradas nos contractos por se tratar de equipamento, o que é no mínimo estranho tendo em conta que para apaziguar a minha frustração com o mau serviço a vossa agente estaria disposta a oferecer um desconto no custo de uma das boxes durante 24 meses.

Se tal oferta não é estipulada no contracto enviado ao cliente, qual é a garantia dada? Como é que processam a facturação?

Acho que em virtude do sucedido, a palavra de um operador telefónico é claramente insuficiente!

Outro ponto mencionado, para o qual também não foi apresentado uma explicação plausível ,é a suposta instalação- questionei a razão pela qual o contracto indicava a instalação e os custos da mesma, quando se trata apenas e só de uma “activação”( mesmo serviço mas com fidelização). O documento enviado tem áreas específicas que poderiam ter sido utlizadas, tais como secção/ alíneas 3.1 a 3.1.2 para Serviços e equipamentos  Recorrentes e Não Recorrentes assim como a alíneas 3.2 a 3.2.1 Ofertas e Descontos.

Se a MEO não pode apresentar um contracto em linha com as ofertas feitas telefonicamente para aumentar a retenção de clientes, porque aparentemente “o sistema não o permite,” porque motivo os  vosso agentes/operadores não podem enviar uma mensagem para a área de cliente, que o mesmo pode guardar como garantia? As chamadas telefónicas para a linha de apoio ao cliente, de acordo com a mensagem disponível “ podem” ser gravadas, se é um sistema aleatório como é que um cliente pode fazer prova do que foi discutido, oferecido?  

Um contracto deve ser claro e reflectir o acordado por ambas as partes, é decepcionante ver como uma empresa da dimensão da MEO trata um cliente  que usa o vosso serviço a vários anos. Esta e já a segunda ocasião em que a acção dos vossos agentes/ operadores foi péssima. O que iria acontecer se de forma incauta tivesse activado a fidelização  e posteriormente deparar-me com o valor mensal superior ao esperado por omissão e um péssimo apoio ao cliente por parte do vosso agente? A omissão deliberada não pode ocorrer num departamento de gestão contractual. Faço esta exposição por considerar a situação grave, mas também pelo tempo perdido ao telefone não conseguindo obter uma resolução satisfatória e por ter sido aconselhada a expor o assunto utilizando este meio por um agente da MEO porque aparentemente desta forma quem de direito na MEO presta maior atenção ao feedback dos clientes.

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@Clientedescontente 

Tenho pena que não tenha ficado Satisfeita com o Atendimento da MEO. Mas Espero que Consiga Arranjar uma Solução, e acabar por ficar Satisfeita com o Serviço da MEO

Infelizmente, por aqui no Fórum também não vai conseguir resolver nada. Aqui é apenas uma comunidade, composta por clientes, sem qualquer acesso ao sistema da MEO

As Boxes Adicionais, são sempre Cobradas o Alguer/Mensalidade, pelo preço de tabela, e é Normal não aparecerem no Contrato, nem no Preço do Contrato, pois são consideradas um Serviço Adicional em Separado, como um Canal ou Serviço Premium (que também não são mencionados no Contrato, nem no Preço Total do Contrato). Então é perfeitamente normal, por ser um Serviço Extra, o Assistente ter dito o Preço da Mensalidade, sem incluir a Mensalidade das Boxes Adicionais 

Quanto a uma Oferta da Box Adicional, É muito raro darem uma Oferta de Mensalidade da Box. E se o Assistente tivesse dado uma Oferta, aí sim era mensionada a Oferta da Mensalidade da Box, no Contrato

Se depois mais tarde lhe foi Oferecida Mensalidade, depois a Oferta deve estar em Sistema, e deve ser feita a Oferta Automaticamente nas suas Faturas Mensais, sobre a Mensalidade da Box

A Sugestão que posso dar, é que Hoje em Dia, pode optar, em troca de uma MEOBox Adicional, onde tem de pagar o Aluguer, por usar a app MEO, que lhe oferece a mesma Experiência, e acesso à Todos os Conteúdos, em Equipamentos Compatíveis, como em Boxes Android TV ou AppleTV, ou em Smart TVs Android TV, LG ou Samsung

A Troca da Boxes que lhe foi prometida vai ser efetuada por Você, e vai receber de um Estafeta ou buscar em uma Loja MEO? Ou vai Receber um Técnico em Casa para efetuar a Troca?

Se for com Visita de um Técnico em Casa, ele tem um Custo de 50€, e podiam lhe ter feito uma Oferta para essa Instalação/Visita de Técnico, que foi mensionada no Contrato. E essa Confirmação da Marcação, deverá ser então, para efetuarem a Troca das suas MEOBox

Pois verdadeiramente, não é normal quando se Renova um Contrato, existir uma Instalação Nova mensionada no Contrato. Pois já está tudo instalado, e não é necessário instalar nada.

A menos que seja também uma Reativação de um Contrato que estava Suspenso, pois a Reativação tem um Valor Adicional

Para mais Informações, e Contactar a MEO deve Criar um Pedido de Apoio no seu myMEO ou Contactar o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1 resposta

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Clientedescontente 

Tenho pena que não tenha ficado Satisfeita com o Atendimento da MEO. Mas Espero que Consiga Arranjar uma Solução, e acabar por ficar Satisfeita com o Serviço da MEO

Infelizmente, por aqui no Fórum também não vai conseguir resolver nada. Aqui é apenas uma comunidade, composta por clientes, sem qualquer acesso ao sistema da MEO

As Boxes Adicionais, são sempre Cobradas o Alguer/Mensalidade, pelo preço de tabela, e é Normal não aparecerem no Contrato, nem no Preço do Contrato, pois são consideradas um Serviço Adicional em Separado, como um Canal ou Serviço Premium (que também não são mencionados no Contrato, nem no Preço Total do Contrato). Então é perfeitamente normal, por ser um Serviço Extra, o Assistente ter dito o Preço da Mensalidade, sem incluir a Mensalidade das Boxes Adicionais 

Quanto a uma Oferta da Box Adicional, É muito raro darem uma Oferta de Mensalidade da Box. E se o Assistente tivesse dado uma Oferta, aí sim era mensionada a Oferta da Mensalidade da Box, no Contrato

Se depois mais tarde lhe foi Oferecida Mensalidade, depois a Oferta deve estar em Sistema, e deve ser feita a Oferta Automaticamente nas suas Faturas Mensais, sobre a Mensalidade da Box

A Sugestão que posso dar, é que Hoje em Dia, pode optar, em troca de uma MEOBox Adicional, onde tem de pagar o Aluguer, por usar a app MEO, que lhe oferece a mesma Experiência, e acesso à Todos os Conteúdos, em Equipamentos Compatíveis, como em Boxes Android TV ou AppleTV, ou em Smart TVs Android TV, LG ou Samsung

A Troca da Boxes que lhe foi prometida vai ser efetuada por Você, e vai receber de um Estafeta ou buscar em uma Loja MEO? Ou vai Receber um Técnico em Casa para efetuar a Troca?

Se for com Visita de um Técnico em Casa, ele tem um Custo de 50€, e podiam lhe ter feito uma Oferta para essa Instalação/Visita de Técnico, que foi mensionada no Contrato. E essa Confirmação da Marcação, deverá ser então, para efetuarem a Troca das suas MEOBox

Pois verdadeiramente, não é normal quando se Renova um Contrato, existir uma Instalação Nova mensionada no Contrato. Pois já está tudo instalado, e não é necessário instalar nada.

A menos que seja também uma Reativação de um Contrato que estava Suspenso, pois a Reativação tem um Valor Adicional

Para mais Informações, e Contactar a MEO deve Criar um Pedido de Apoio no seu myMEO ou Contactar o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO