Skip to main content
Pergunta

Empresa de cobrança de situações resolvidas - Processo nº 001393570302

• 29 de março de 2025
  • 8 respostas
  • 79 visualizações

• Principiante
  • 1 resposta

Caros Senhores

Passados quase 8 anos de um situação deveras constrangedora para mim e minha companheira, que residimos no estrangeiro e decidimos, pelos vistos mal, fazer um acordo escrito com a MEO para o serviço de TV, Telefone fixo e 2 números de telefone móvel, que eram nossos e migramos para este contrato, da nossa casa em Lisboa, contrato que ainda mantemos nesta data, pelos visto mal.

Então, fizemos um contrato com debito direto em conta para não termos preocupações com os pagamentos, mas a MEO decidiu ir contra o que assinamos, por incompetência e irresponsabilidade, e pos um dos telefones com pagamento mensal de receber e pagar fatura, mas fora do plano contratado e assinado.

Ora a consequência lógica de tal decisão e visto que nos residirmos no estrangeiro as facturas referentes a esse número não foram pagas dando origem ao cancelamento do contrato por falta de pagamento, mas a restante parte do contrato que não deveria ser indivisível foi pago como acordado contratualmente.

Agora consequências deste serviço incompetente foi. Primeiro fiquei seu o meu numero de telefone que ja tinha a vários anos e que era o meio de contato dos meus amigos e conhecidos, até reclamei a provedoria da MEO, sem qualquer efeito pratico, fiquei sem o numero e pronto, não há responsabilidades. Segundo e também bastante grave, aparece-me uma divida relativa ao incumprimento do contrato de fidelização, ora o contrato de fidelização continha um método de pagamento que a MEO unilateralmente alterou, por isso, reclamei ao que me responderam, que na realidade houve um erro e que teria que pagar a divida da utilização do telefone e o resto ficaria resolvido, o que fiz de imediato enviando o respetivo comprovativo para a Meo

Tristemente o assunto ficou assim, a uns 3 ou 4 anos atras, tivemos a necessidade de fazer uma alteração nas tarifas do numero de telefone existente, foi uma complicação porque alegam que há um assunto pendente de pagamento, imediatamente me dirigi as instalações da MEO porque estavamos em Portugal e para meu espanto, simplesmente nao fomos atendidos e deram-nos um email para caso queiramos comunicar, muito triste este tipo de comportamento. Mas ficou tudo assim.

Agora em Dezembro de 2024, recebo um email de uma empresa de cobranças a solicitar o pagamento em atraso, fique completamente alterado e estupefacto, mas calmamente juntei a documentação de a 8 anos atras e enviei um email aos senhores para reverem a situação em virtude da correspondencia em anexo, nao obtive resposta ate a data de hoje que recebo outra notificação para pagar a divida que temos com a MEO, ora so me restou fazer uma coisa, foi pegar no meu telefone e fazer uma chamada internacional para essa empresa "Intrum Portugal" a solicitar a analise dos meus emails porque nao estou com qualquer divida com a MEO.

Aqui vem a parte mais grave da situação, atende-me uma Senhora que diz que não tem nada haver com a situação, e que diz que se enviaram aquilo é porque temos a divida, chama-me boneco, não me deixa falar e lamentavelmente foi extremamente malcriada, pena que não memorizei o nome, penso que disse Suzana, e o mais grave da situação é que diz que eu mandei os emails para o suporte de clientes e que são milhares de clientes e só são duas pessoas atender e ver esses emails, muito triste e nem sei que nome por a este tipo de gente, mas enfim….

Por fim, venho solicitar a MEO a resolução deste processo urgente para bem de todos, alerto que o contrato de fidelização incorpora uma metodologia de pagamento que não foi comprida pela MEO.

Gostaria também de ter um contacto de email para enviar a correspondência a data 

Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

8 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3749 respostas
  • 29 de março de 2025

Olá ​@JC C 

Se não pagou é obvio que iria ter uma dívida, devia é ter reclamado com a MEO para corrigirem o método de pagamento.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

Olá ​@JC C 

Por aqui no Fórum também não vai conseguir tratar de nada, pois aqui é uma comunidade, e apenas clientes

Pode comunicar com a MEO pela Provedoria do Cliente MEO

Mas como disse a ​@ana_Paula, como não pagou a fatura do telemóvel (que estava em um Contrato e Fatura em separado do de Casa, por algum motivo, algum erro acidental, que devia ter esclarecido e tratado com antecedência para ser corrigido) agora é normal aparecerem os valores em dívida, desses pagamentos em atraso, que terá de pagar

Fnfitstyle
Forum|alt.badge.img+4
  • Membro
  • 48 respostas
  • 29 de março de 2025

A divida existe, pode contactar a Meo ou a Intrum mas o valor é devido tendo em conta os factos que descreve.

Não existe Email que possa utilizar, a MEO não tem Email.

Forum|alt.badge.img+3
  • Estagiário Sénior
  • 41 respostas
  • 29 de março de 2025

@JC C  Em Portugal, o prazo de prescrição de dividas de telecomunicações é de 6 meses a contar da data de vencimento da fatura. Visto que isto se refere a uma dívida de há 8 anos, esta já prescreveu.

A MEO vende dívidas antigas à Intrum, que tenta pressionar os clientes a pagar. Vocês NÃO é obrigado a pagar e a Intrum não pode forçá-lo legalmente a fazê-lo.

• NÃO reconheça a dívida diretamente em qualquer chamada que lhe façam
  • Peça por escrito a prescrição. Envie um e-mail ou carta registada à Intrum e à MEO a informar que qualquer dívida que pudesse ter está prescrita e que qualquer tentativa de cobrança será reportada às entidades competentes.
  • Reclame com  a ANACOM se as chamadas continuar

Por último, ignore as chamadas. Bloqueie o número ou, se atender e for a Intrum, desligue.
Não ligue a quem lhe diz que tem ainda uma dívida ativa 😉

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3749 respostas
  • 29 de março de 2025

É verdade que o devedor tem a obrigação de pagar as suas dívidas e o credor tem o direito de as cobrar. Caso o devedor não pague voluntariamente no(s) prazo(s) estipulado(s), o credor terá, em última instância, o direito de cobrar essa dívida em Tribunal.

No entanto, se não a cobrança não for exercida em determinado período de tempo, entende-se que não há interesse em cobrar a respetiva dívida. Ultrapassado esse prazo, o devedor pode invocar a sua prescrição e recusar-se a pagar.

Na realidade, a prescrição não opera de forma automática, necessitando de ser invocada pelo devedor, para produzir os respetivos efeitos. DECO

Forum|alt.badge.img+3
  • Estagiário Sénior
  • 41 respostas
  • 29 de março de 2025
ana_Paula disse:

É verdade que o devedor tem a obrigação de pagar as suas dívidas e o credor tem o direito de as cobrar. Caso o devedor não pague voluntariamente no(s) prazo(s) estipulado(s), o credor terá, em última instância, o direito de cobrar essa dívida em Tribunal.

No entanto, se não a cobrança não for exercida em determinado período de tempo, entende-se que não há interesse em cobrar a respetiva dívida. Ultrapassado esse prazo, o devedor pode invocar a sua prescrição e recusar-se a pagar.

Na realidade, a prescrição não opera de forma automática, necessitando de ser invocada pelo devedor, para produzir os respetivos efeitos. DECO

Isto. Daí ter referido para o OP pedir por escrito a prescrição 😉

• Autor
  • Principiante
  • 1 resposta
  • 31 de março de 2025

Talvez não me tenha feito entender, mas eu paguei a divida de utilização do serviço de celular, o que não concordei na altura e não concordo agora é querem cobrar um valor de 534,07 euros de incumprimento de contrato de fidelização.

Não cancelei qualquer contrato, foram eles por falta de pagamento, ora a falta de pagamento foi derivada a um erro deles, não meu, eu tinha a conta aprovisionada para cumprir com o que assinei no tal de contrato de fidelização.

O erro é deles e assumiram na altura, mas não limparam no processo e continua em aberto, e agora mandaram para essa tal empresa.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 23052 respostas
  • 31 de março de 2025

@JC C 

Aqui ninguém tem maneira de verificar nada sobre o seu assunto. E creio que o tempo de tentar resolver ou corrigir a situação já passou. Certamente que antes da divida ir para a Intrum, recebeu inúmeros avisos de pagamento. Nessa altura tinha que ter tirado isso a limpoi com a MEO, até ao ponto de chegarem a um acordo e ter a confirmação, por escrito, do mesmo.

Agora o assunto já não está com a MEO, mas sim com a Intrum. Agora ou paga, ou não paga, ou contacta a Intrum no sentido de verificar se ainda existe alguma possibilidade de reencaminhar o assunto novamente à MEO.