Skip to main content
Resolvido

Aumentos 2025

• 16 January 2025
  • 36 respostas
  • 1223 visualizações

Forum|alt.badge.img

Recebi por email informação de que a mensalidade iria aumentar 2,4%. Porquê o aumento se temos tarifas médias mais elevadas do que as praticadas no seio da UE? Será que temos todos de mudar para o novo “player” no mercado para que venham baixar os preços a seguir? Se é para aumentar que o façam nos novos contratos e não nos que estão a decorrer! É difícil prever prever os valores da inflação para 2 anos? É simples, façam contratos de 12 meses! 

Solução por Albertovsky

Num momento em que chega ao mercado um novo operador com preços muito mais baixos e sem as condições abusivas dos contratos da MEO, a resposta desta empresa é aumentar, ainda mais, os preços. Estão a ir no bom caminho. O que vale é que está a chegar ao fim o meu período de fidelização.

Ver original
Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

36 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

Olá ​@Santos12 

Infelizmente o preço irá subir para todos os clientes, excepto para os que renovaram ou contrataram o serviço recentemente.

Mas pode negociar o seu contrato através do myMEO em Liguem-me Grátis, para assim ficar com novos preços e novas ofertas.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22787 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

Também não acho bem, mas é o que está nas clausulas contratuais.

Existe a possibilidade de fazer contrato sem fidelização, mas é mais caro e não há ofertas.

Pode ser que algo mude nos próximos tempos.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 3 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

Está nas condições gerais do contrato e legalmente não há nada a fazer. Os contratos estão blindados com mil e uma clausula e estão sempre a aumentar, tipo bula dos medicamentos. Cada acrescento significa, a maior parte das vezes, causas perdidas em tribunal, indemnizações. 

O investimento das operadoras é grande, mas não está pago ainda? E se partilhassem recursos entre todas as operadoras não poupariam a verba necessária para não aumentar e quiçá baixar as tarifas dos seus clientes? 

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22787 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

O investimento é diário e claro que usam isso como desculpa para aumentarem os preços. Em parte até pode ser verdade, mas como qualquer empresa, o que interessa mesmo é aumentar cada vez mais os lucros. Mas agora com mais oferta, há que ter cuidado para não perder demasiada cota de mercado. O próximo ano vai ser interessante para ver que ajustes vão ser feitos.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

@Santos12 

Todos os dias há investimentos nas telecomunicações. E cada operadora tem de investir nisso para os seus clientes. Também não acho que subir os preços seja bom sabendo das ofertas e do que muitos clientes estão a pagar.

Mas a cada dia que passa vai existindo cada vez mais tecnologia e tem de existir evolução por parte das operadoras, também tem de existir manutenção nas infra-estruturas existentes, para garantir que o seu serviço seja garantido. E mesmo que não seja bom para o cliente pagar mais 2 a 4€ ao mês, a justificação é essa.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 3 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

Sim, o intuito de uma empresa é gerar lucro e a ideia não é que as operadoras tenham prejuízo. Mas apresentar lucros fabulosos à custa e penalizando os seus clientes, não me parece boa ideia. Humanizem-se.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22787 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

Infelizmente têm seguido a clausula contratual à risca… apesar de lucros astronómicos, no início de 2023 os aumentos foram de quase 8%, conforme taxa de inflação média registada para 2022.

Forum|alt.badge.img+3
  • Dinamizador Júnior
  • 23 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

Quando em Novembro entrou a Digi a Meo tinha informado que o aumento no principio do ano era de 0,50cent. agora vem com um aumento de 2.4 isto é andar a enganar os clientes, já a Nos tinha disse que não aumentava e a Vodafone estava na duvida

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22787 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

@acdias45-49206 

50 cêntimos nos moveis e 2,4% nos pacotes. São coisas diferentes.

E nos contratos mais recentes a parte dos 50 cêntimos é substituída por “até 1 euro”.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 3 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

O que está em causa é o aumento, ponto final parágrafo.

Que tal serem a 1ª operadora no mercado a baixar o preços sem forjarem tarifários low-cost através de empresas satélite?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3212 respostas
  • 16 de janeiro de 2025

Olá ​@Santos12 

Aqui no Fórum somos apenas clientes.

“Que tal serem a 1ª operadora no mercado[...]” não se aplica.

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru Júnior
  • 1335 respostas
  • 16 de janeiro de 2025
ana_Paula disse:

Olá ​@Santos12 

Aqui no Fórum somos apenas clientes.

“Que tal serem a 1ª operadora no mercado[...]” não se aplica.

Boas, Ana Paula 

Sim aqui no fórum somos  maior parte clientes e podemos concordar e discordar uns dos outros e do próprio operador MEO desde que todos cumprem as regras.

Posto tudo isto concordo com o utilizador Santos 12, o MEO é  o operador com mais clientes  o que leva os serviços de fibra a mais pessoas ( excepto os desgraçados que ainda estão nos tempos dos dinossauros com internet por adsl) e também  o único  a aumentar os preços. 

Todos os outros não  vão mexer nos preços,  será  que também não  terão os mesmos custos que o MEO tem com energia, pessoal, fornecedores  etc etc etc? Acho que sim , pode não  ser igual que não  é mas é idêntico. 

Portanto se a NOS a Vodafone  e a zombie Nowo  não  aumentam preços porque é que o MEO tem de fazer?

Os custos não  podem justificar tudo , porque se fosse então já  tinham  fibrado o resto do país  e migrado os atuais  clientes de adsl ( que tem elevados custos energéticos) para fibra em vez de terem gasto e muito mal 475 milhões  num contrato a 13 anos com o FC Porto. 

Mas pronto é  só minha opinião  que não  invalida que o MEO de facto presta bons serviços  na rede de fibra óptica e na rede móvel  isso não  devemos ter dúvidas. 

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Sénior
  • 4 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

Vou ter o aumento anunciado pela Meo?

Renovei contrato, com fidelização de 24 meses, em 20 de Dezembro2024. 

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22787 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

@RuiSilva73 

Para quem fez contrato / renegociou em Dezembro 2024, esse aumento não deverá ser aplicado.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3212 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

Olá ​@RuiSilva73 

Não, mas se por acaso forem aplicados os aumentos pode criar um pedido no myMEO.

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Sénior
  • 4 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

Este foi o email que recebi 

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22787 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

@RuiSilva73 

Parece que estão a enviar para todos, independentemente quando fizer o contrato / renegociação.

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Sénior
  • 4 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

Obrigado pela ajuda

@Ricardo27 há algum documento legal que comprove não poderem ser aplicados aumentos a novos contratos ou renovações feitos em Dezembro? 

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22787 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

@RuiSilva73 

É apenas o procedimento que adotaram nos anos anteriores.

A nível legal não sei se existe.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22787 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

O meu familiar que renegociou no inicio de dezembro, ligou para o apoio ao cliente, e informaram que só não vai ter direito aos aumentos, quem renegociou já em Janeiro.  

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru Júnior
  • 1335 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

Boas, 

Não  existe nenhum lei que impeça os operadores de aumentar os  preços aos clientes principalmente os que se encontram em periodo de fidelização que é  a grande maioria. 

Portanto a culpa é  dos governos que tem governado o país  e das oposições  porque na AR nunca propuseram adicionar uma lei nas telecomunicações que limitasse as operadoras a aumentar os preços aos  clientes com contratos a decorrer e fidelizados .

As fidelizacoes não é  mais nem menos do que uma operadora contar com o dinheiro certo daquele cliente durante 2 anos está garantido se não há  um incumprimento contratual por parte do cliente e este tem de pagar a indemnização. 

Posto tudo isto não  é justo um cliente fidelizado ao seu operador levar com aumento de preços o operador já  tem a garantia que aquele cliente é  seu durante 2 anos.

Eu também ainda ontem na minha área de cliente verifiquei na zona dos pedidos uma informação que seria aumentado por mês em 2, 80€ com IVA ,também na área de cliente deixei um pedido  a dizer que basicamente não concordava  com este aumento e pretendia a reversão do mesmo.

Vou aguardar para ver que resposta vou ter por parte do MEO. 

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22787 respostas
  • 17 de janeiro de 2025

@emanuel92 

Eu também não concordo. Acho que não tinham a necessidade disso. Mas estão apenas a cumprir o contrato à risca. 

Quando aceitaste o contrato, aceitaste as cláusulas contratuais, que prevêem esse aumento, e que não é um aumento qualquer. Está ligado estritamente à inflação.

Dizer agora que não concordas, provavelmente não vai chegar para reverterem a situação. 

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru Júnior
  • 1335 respostas
  • 17 de janeiro de 2025
Ricardo27 disse:

@emanuel92 

Eu também não concordo. Acho que não tinham a necessidade disso. Mas estão apenas a cumprir o contrato à risca. 

Quando aceitaste o contrato, aceitaste as cláusulas contratuais, que prevêem esse aumento, é que não é um aumento qualquer. Está ligado estritamente à inflação.

Dizer agora que não concordas, provavelmente não vai chegar para reverterem a situação. 

Boas Ricardo

Vamos ver, acho que é  algo que o operador não devia fazer mas como os governos  e  a oposição estão  nas tintas para isto não  fazem nada .

Segue aí  a foto do mail que  tem enviado para todos os clientes  e recebi há  pouco no meu email.

• Novo Membro
  • 1 resposta
  • 18 de janeiro de 2025
Ricardo27 disse:

@emanuel92 

Quando aceitaste o contrato, aceitaste as cláusulas contratuais, que prevêem esse aumento, e que não é um aumento qualquer. Está ligado estritamente à inflação.

Não está estritamente ligado à inflação, realmente eles comunicam 2,4%, mas fazendo as contas para mim vai ser 2,75%, existe um aumento acima da inflação, pior ainda é dar informações erradas.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

Olá ​@Jvidei 

Estes aumentos são sempre uma má notícia e entendo a sua insatisfação perante os mesmos

Mas não existe um aumento acima da inflação

Pode ver no email que recebeu, a comunicar os aumentos, a informação de que:

Existe então um aumento no seu Pacote Base de 2,4%, ligado então a inflação, que então não tem nenhum aumento acima da inflação.

E como deve ter algum Número adicional ou Box adicional, considerado como um serviço extra, esse mesmo tem um valor extra adicional, e é independentemente ao preço base do pacote, tem então associado um aumento de preço individual, separado ao aumento de 2,4% no pacote base. Que por exemplo, nos móveis é uma aumento de +0,50€ em cada número adicional.

Responder