Skip to main content
Pergunta

Porque é que a Meo dificulta tanto a opção por ONT+router em separado?

• 7 de novembro de 2024
  • 6 respostas
  • 595 visualizações

Gentleman
Forum|alt.badge.img+2

Entrou no mercado um novo operador que permite usufruir do serviço de fibra utilizando um router próprio do cliente. O operador apenas instala o ONT.

É estranho que a Meo não ofereça flexibilidade equivalente, isto quando a própria Alticelabs produz um ONT com Ethernet + FXS (suportando, assim, o serviço telefónico): o modelo GS1100G

Sim, eu sei que o Fibergateway tem o “bridge mode” que permite atribuir um IP público a um router pessoal. Mas para quê ter um Fibergateway a gastar 15W para realizar a mesma função que um ONT faz consumindo apenas 2W?

Concorrência não se resume a preços. É também oferecer flexibilidade aos clientes. E há clientes que preferem usar o seu próprio router.

Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

6 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3590 respostas
  • 7 de novembro de 2024

A MEO tem substituído o ONT e o Technicolor pelo Fibergateway.

Ao aderir ao MEO Energia, oferecem o custo do consumo estimado dos equipamentos MEO

• Novo Membro
  • 1 resposta
  • 13 de janeiro de 2025

Gostaria também de saber se é possível substituir o router (ONT + router) por um simples ONT e poder utilizar o meu próprio dispositivo router.

Muito obrigado

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3590 respostas
  • 13 de janeiro de 2025

Olá ​@ti0gilit0 

Se já tem o ONT, é so desligar o router da MEO e ligar o seu, depois configurar.

ti0gilit0 disse:

Gostaria também de saber se é possível substituir o router (ONT + router) por um simples ONT e poder utilizar o meu próprio dispositivo router.

Muito obrigado

Eu tenho neste momento ONT MEO GS110GH (aparelho preto) + Router ASUS RT-AC1200+ e depois o Router da MEO (e apenas tenho este pois por algum motivo a TV faz paragem de imagem se nao o tiver ligado), sendo que o meu Asus tem a porta 4 de modo a poder ter o router da meo ligado como se fosse bridge.

Futuramente vou experimentar, pois já estão mais baratos, as “ONT” da TP-Link para ver se funciona pois se assim for, quando for preciso negociar com eles já posso dizer que só preciso da fibra em minha casa, tudo o resto fica ao meu encargo xD

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3590 respostas
  • 1 de março de 2025

Olá ​@Sérgio IT Alves 

Terá de usar a ONT fornecida pela MEO, ou o Router em modo Bridge, para evitar que a TV pare ative a opção IGMP Snooping se o seu Router suportar.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • 10993 respostas
  • 2 de março de 2025
Sérgio IT Alves disse:
ti0gilit0 disse:

Muito obrigado

Eu tenho neste momento ONT MEO GS110GH (aparelho preto) + Router ASUS RT-AC1200+ e depois o Router da MEO (e apenas tenho este pois por algum motivo a TV faz paragem de imagem se nao o tiver ligado), sendo que o meu Asus tem a porta 4 de modo a poder ter o router da meo ligado como se fosse bridge.

Futuramente vou experimentar, pois já estão mais baratos, as “ONT” da TP-Link para ver se funciona pois se assim for, quando for preciso negociar com eles já posso dizer que só preciso da fibra em minha casa, tudo o resto fica ao meu encargo xD

deves pensar que és o unico que tentou isso? se o mac adress não estiver registado não faz ligação...reza que esse ONT não avarie, porque se isso acontecer trocam tudo e o cliente não tem qualquer direito de escolha...