Resolvido

iPhone - Modo "Do Not Disturb" e outros - sinal de telefone ocupado?!

  • 19 October 2022
  • 47 respostas
  • 680 visualizações

Crachá +3
  • Estagiário Sénior
  • 16 respostas

Boa tarde,

Estou há meses a tentar resolver via iOS um problema muito chato, que pelos vistos tem que ser remetido à Meo. Tenho um iPhone 13 e, ao activar um  dos seus modos de “foco”, em que as chamadas são bloqueadas (excepto para os números favoritos), percebi que aquilo que as pessoas ouvem no seu telefone, ao tentarem ligar-me, é um sinal de telefone ocupado em chamada, em vez de aviso de indisponibilidade e encaminhamento para o voice mail. 

O que está a acontecer é que as pessoas que me ligam assumem que estou ocupado mas disponível, estando naquele momento a falar telefonicamente com alguém, e acabam por tentar ligar múltiplas vezes, nunca deixando mensagem. Estou a falar de pacientes médicos, pelo que é importante para mim resolver este problema. 

Como alterar isto?

 

Obrigado

José

icon

Solução por Trutafario 22 October 2022, 18:38

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

47 respostas

Reputação 7
Crachá +24

No Tlm os reencaminhamentos estão ativos ?

Definições do telefone - reencaminhamento.

Crachá +3

Bom dia. 

 

Ontem liguei para a MEO a reportar este problema, apenas me foi dada a opção de activar o reencaminhamento via código, mas esta opção aplica-se a TODAS as chamadas. Acontece que o que eu pretendo é activar o modo “foco”/Do Not Disturb, mas manter o telefone contactável para um conjunto de 5 números de familiares (definidos como “Favoritos”), em caso de emergência. 

Experimentei a opção de mudar o reencaminhamento directamente no iPhone, encaminhado para o “66+número meu telemóvel”, mas este reencaminhamento passa a ser feito para todos os números, incluindo os “Favoritos”. 

Quando alguém me liga com o modo Do Not Disturb Ligado, aquilo que o outro lado ouve é “Este número está ocupado ou não pode atender, agora pode deixar a sua mensagem por voz, e esta será convertida em SMS”, etc. Nunca entendi o porquê desta opção de conversão em SMS, em vez de encaminhar para o habitual Voice Mail e, após pesquisa, percebi que este é um serviço polémico da MEO chamado de V2T (voice to text), com custos para quem envia a mensagem. Acabei por descobrir como desactivar o V2T MAS, quando o desactivo, a situação fica ainda pior: as pessoas que me ligam já nem sequer ouvem a informação de que o telefone está “ocupado/não pode atender”, ouvindo apenas três bips e a chamada é automaticamente desligada. 

Se é possível activar o V2T para as chamadas que são bloqueadas pelo iPhone, mediante configuração do modo de foco, porque é que não é possível activar o voice mail para estas mesmas chamadas, mantendo a acessibilidade para os números “Favoritos”? 

 

Obrigado pela ajuda!

Crachá +3

Alguém pode ajudar?

Reputação 7
Crachá +24

Julgo que não haverá solução para o que pretende , eu , pedia um esim que daria o n aos favoritos, ia receber as chamadas nesse n , os restantes do cartão físico seriam desviados para voice mail.

Julgo ser a única solução.

Crachá +3

Obrigado pela sugestão. Com um esim presumo que tivesse que pagar um tarifário de telemóvel extra, e não poderia ter o whatsapp no telemóvel com ligação aos 2 números, certo?

Reputação 7
Crachá +24

Sim , tem que pagar o esim , whatsapp só dá um n , mas se tem ns que quer ter sempre contato é a única solução nem que seja em pre pago .

Seria um grande passo o que pretende, mas o voice mail não consegue distinguir os favoritos.

Sinceramente não vejo outra.

Crachá +3

A questão é: se o V2T é activado para chamadas bloqueadas, porque é que não há a opção de activar o voice mail normal para essas chamadas? 

Reputação 7
Crachá +24

Pois , lá está , seria um passo à frente, mas o sistema é cego , não distingue.

Acho um bom case study para a MEO.

Crachá +3

Eu acho é que a maior parte das pessoas não sabe que, ao activar os modos de “foco” do seu iPhone, vai fazer com que as pessoas recebam um sinal de ocupado e um convite para deixar uma mensagem de voz-texto paga… Acho que era um bom case study também para a Apple Portugal… Pergunto-me se isto acontece também com as outras operadoras?

Reputação 7
Crachá +24

Sim , de facto para a Apple também, até sou cliente e tive o 13 , tenho o 14 que é igual tirando o pro max que muda o processador .

Nunca precisei do assunto que levanta , mas é pertinente e com sentido para quem precisa .

Reputação 7
Crachá +21

só uma pequena questão, o voicemail está ativo no cartão?

 

Em android, tem a opção de reencaminhar se ocupado (que se aplicaria ao modo foco em ios, se houver essa opção, desconheço em IOS)

Reputação 7
Crachá +24

@nmm está , reencaminha é td , aqui era que os favoritos não fossem reencaminhados , mas isso não é possível.

Reputação 7
Crachá +21

Em android funciona, ja usei varias vezes… IOS sucks 🤣

Reputação 7
Crachá +24

@nmm não percebeste .

Aqui não é o caso de nenhuma, é só receber de algumas.

Reputação 7
Crachá +21

tenho ativo re-encaminhamento se ocupado para voice mail, quando ativo o modo “Nao incomodar” apenas para a lista de contactos ou para favoritos, todos os outros vao para voice-mail. Aqui funciona bem

Reputação 7
Crachá +24

@jmlr andei a pesquisar no meu para ver se ajuda, nunca usei nem precisei .

Definições -concentração-não incomodar - no não incomodar vai ter que adicionar as pessoas que permite, e o horário que bloqueia os outros , vai ter que ter os reencaminhamentos ativos para os outros que não têm a permissão de perturbar.

Veja se resolve.

Reputação 7
Crachá +24

@nmm sim há aqui configurações, pode ser que a minha última resposta resolva .

Nunca usei , mas o iOS tem , pumba 😂

Crachá +3

Caro @Trutafario - o modo que eu tenho activado é precisamente o “Não incomodar”, em que depois configuro este modo para permitir chamadas de números definidos como “Favoritos”. O problema é que não me parece que seja possível definir reencaminhamento apenas para os números bloqueados. Quando vou às definições gerais do telemóvel e activo os reencaminhamentos, estes passam a aplicar-se a TODOS os números, em qualquer modo, sejam bloqueados, favoritos, desbloqueados, etc...

Reputação 7
Crachá +24

@jmlr deixe me explorar mais um bocado o tema , é tão pertinente que o vou fazer .

Porque também gosto de saber e explorar.

Crachá +3

@Trutafario - ok! :-) Aguardo novidades com expectativa!

Reputação 7
Crachá +24

@jmlr primeira impressão, no não incomodar vai ter que dar permissão aos que quer receber chamadas e ser “incomodado”, onde tem pessoas adiciona as pessoas que quer ,nesse menu pessoas vai retirar favoritos e colocar permitidos.

Mantém o voice mail ativo.

É a solução.

Tem sempre que selecionar também o horário.

Crachá +3

@Trutafario - acabei de fazer isso, adicionei apenas permissão aos números que quero, adicionando-os. MAS mantém-se o mesmo problema, ou seja, os número que estão bloqueados recebem alerta de “ocupado ou não disponível” e são propostos para o V2T. 

O problema não está em deixar que o sistema permita que os “favoritos” ou “adicionados” me consigam contactar, mas sim poder definir o que acontece aos número bloqueados, que deviam ser enviados para o voice mail. 

Reputação 7
Crachá +24

Reencaminhamentos e chamada em espera ativos?

Dar sinal ocupado é porque algo não está bem feito nos reenvios .

Reputação 7
Crachá +21

Tem de ativar o reencaminhamento apenas quando ocupado

Crachá +3

@Trutafario Assim que activo o reencaminhamento de chamada nas definições gerais do telefone, para o +35166”número de telefone”, todas as chamadas sem excepção são enviadas para o voice mail, sejam números adicionados no modo de foco, sejam favoritos, sejam bloqueados. 

Nunca experimentei activar a opção de “Chamada em Espera” mas, tendo em conta que isto acontece com os reencaminhamentos, qual a vantagem de activar o modo de chamada em espera?