Resolvido

iMessage / Facetime Activação

  • 5 January 2015
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Caros, 

 

Tinha um iPhone 5 que quando tentava activar o iMessage/Facetime, enviava mensagens para Inglaterra e para além de as pagar o serviço nunca activou.

Liguei à meo, disseram-me que não tinha bloqueios no telefone. Liguei à Apple que nunca recebeu pedido do meu número.

Enviei o telefone para arranjar. Esteve um mês nas mãos deles,  e no final do tempo entregaram-me como: resolvido.

Não estava.

 

Comprei  o iPhone 6, e estava na expectativa de ter este problema resolvido (poderia ser um problema de telefone), mas não,  está tudo igual.

 

Hoje coloquei u cartão vodafone e activou na hora.

 

Problema, é definitivamente da meo. Mas nem sei a quem reportar!
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Solução por Vera_MEO 18 March 2015, 11:11

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89 respostas

Reputação 1
Repito o que disse no outro topico:


 


Á dois meses que ando com os mesmos problemas, dores de cabeça e afins, não se fiem em nada...isto não tem nada a ver com os equipamentos!!! Eu fui trocar o meu iphone 6 que era NOVO por outro e depois mal coloquei o cartão...dezenas de sms internacionais pq ambas as aplicações não activam.


A Meo demora uma eternidade a contactar os clientes e ainda assim não resolve NADA. Falo por experiencia propria infelizmente. O imessage e o facetime ficam em permanente tentativas de activação...e enquanto isso acontece são cobradas essas sms internacionais para UK, à volta de 3 sms por segundo!!! Aconselho a reclamarem os casos todos por escrito, em janeiro tinha 75 euros de extra plafont e em Fevereiro quase 50 euros. Sem nunca usar as aplicações!!! Apenas a tentar arranjar a anomalia com o tecnico metendo as aplicações em activação. A Apple diz que a culpa é da Meo e a Meo diz que a culpa é da apple e o cliente fica aqui pelo meio em stress porque se trata de valores absurdos cobrados injustamente ao cliente.


 


A unica solução que arranjei para este meu problema foi a troca de numero (SURREAL) e criar TUDO de raiz, numero novo, conta icloud nova, tudo novo. Mal coloquei o numero/cartão novo o imessage/facetime activou de imediato.


Ainda assim estou à tres dias à espera que a Meo me troque os tarifarios e ninguem tem a dignidade de me contactar. Ainda assim adianto que esta ideia de trocar de numero foi minha pois na MEO ninguém me ajudou em NADA.


Meo é isto...
Boa tarde.

Eu também tive o mesmo problema. A minha filha recebeu um iPhone5 usado. Depois de colocar o cartão SIM, com o tarifário MOCHE Master, fiquei sem saldo. Fiz novo carregamento, e fiquei novamente sem saldo. Tinham sido debitadas dezenas de SMS internacionais, para um número de telefone em Inglaterra.

Telefonei para o apoio técnico (chamada paga) e fui informado que  aqueles débitos correspondiam a SMS de activação do iMessage. Liguei para a APPLE e disseram-em que o sistema só enviaria uma SMS para Inglaterra, pelo que o problema seria da operadora.

Fui à loja de Entrecampos da MEO e, sem tocarem no telefone, disseram que o problema era da APPLE e que eu poderia resolver o problema desinstalando e voltando a instalar o iMessage!? (o IMessage está integrado no IOS, não sendo possível desinstalá-lo do sistema, o que mostra a falta de qualidade do serviço de apoio técnico).

Liguei para a MEO (chamada paga), expliquei a situação e lá me creditaram o valor debitado indevidamente.  Disseram que iam activar as SMS e chamadas internacionais, ficando assim o problema resolvido.

O saldo foi reposto e, no dia seguinte, e aqui realço que o iMessage estava desactivado, lá me limparam o saldo todo novamente, pois tinham sido enviadas mais umas dezenas de SMS para Inglaterra.

O Apoio técnico da APPLE informou-me que o telefone nunca iria enviar a SMS de activação com o Imessage desligado e sugeria que eu tentasse utilizar o programa com um cartão de outra operadora.

Assim, introduzi um cartão SIM de outra operadora (no caso, a NOS), liguei o iMessage e os sistema funcionou perfeitamente. A activação foi feita o o iMessage ficou operacional. A NOS só me cobrou uma SMS.

Liguei novamente para a MEO (chamada paga) contei a história toda, e não só se recusaram a creditar novamente o valor retirado abusivamente, como continuaram a não resolver o problema, encaminhando-me para os serviços técnicos ou para uma loja MEO. De nada serviu explicar que com o cartão SIM de outra operadora o telefone funcionava perfeitamente, nem quiseram acreditar que a última limpeza do saldo tinha sido feita com o iMessage desligado.

No meu caso, a única solução possível foi mudar de operadora, pois a MEO não foi  capaz de resolver o problema.

Faço esta entrada no forum apenas para avisar as pessoas que tenham este problema que não vão conseguir resolvê-lo.

Por algum motivo, isto acontece apenas com alguns cartões, mas a MEO nem admite o problema nem tão pouco procura resolvê-lo. Com tarifários pré-pagos, pode-se desistir do serviço, e apenas se perde o valor disponível no cartão. Contudo, se um cliente tiver a fidelização de 24 meses e um tarifário pós-pago, poderá ter contas de telefone astronómicas sem poder sequer desistir do serviço.

Quando andei por aqui no forum à procura de entradas para o meu problema, encontrei uma cliente MEO que só tinha conseguido resover isto com um novo cartão SIM com um número novo, pois a 2ª via do cartão inicial manteve o problema.

Espero que, com a descrição da minha situação, consiga ajudar alguém a ultrapassar este problema e ainda a evitar um desgaste inútil com o serviço de apoio técnico da MEO.

Boa sorte

José5
Reputação 4
Bom dia, pedimos desculpa pela demora na resposta a este tópico, a explicação para este comportamento do equipamento/cartão é a seguinte:


Para se poder usar o serviço FaceTime ou o serviço iMessage este obviamente tem que ser ativado. A ativação é feita pela Apple após o utilizador ter dado o ok às condições do serviço. Sempre que há uma ativação de um destes serviços, é enviado pelo iPhone automaticamente um SMS internacional. Este SMS, que não é visualizado pelo utilizador, nem fica registado no relatório de envio de SMS, contém informações sobre o iPhone e sobre o nº de telefone do utilizador, e funciona como uma segurança para a Apple de que o utilizador quer ativar o serviço naquele equipamento.


Para que a ativação do serviço tenha sucesso, é necessário o cumprimento das seguintes condições:


  • Ter o serviço de chamadas e SMS internacionais ativo
  • Ter saldo
  • Ter a data e hora na time zone correta
 


Se estas condições não estiverem reunidas, o iPhone irá continuar a tentar ativar o serviço, até obter sucesso, o que irá implicar o envio de vários SMS internacionais. Se notarem que está a ser constantemente cobrado o envio deste SMS, deve ser desligado imediatamente o FaceTime e/ou iMessage até cumprir todas as condições mencionadas em cima. Há mais informações sobre este tema em https://support.apple.com/en-us/HT204380


 


O MEO não é responsável por este SMS e a cobrança do mesmo é feita de acordo com o tarifário do cliente/utilizador.
Muito obrigada pela atenção dispendida. De facto, tardou mas chegou.


 


Ora muito bem, acabo de ligar para a MEO e acabo de REconfirmar que todas estas opções estão activas:


  • Ter o serviço de chamadas e SMS internacionais ativo  (CHECK)
  • Ter saldo (CHECK)
  • Ter a data e hora na time zone correta (CHECK - se for a hora portuguesa, naturalmente)
 


Minha senhora, sem ofensa, não precisa dizer que a MEO não é responsável pelo envio de SMS, porque na verdade a MEO não é responsável por nada. Se o meu telefone activa com um cartão Vodafone, no minuto a seguir a ser colocado, se já comprei um novo telemóvel, se já mandei fazer nova via do cartão, e nada funciona, a MEO não é reponsável?


 


Eu irei mudar de operadora, para a vodafone naturalmente, assim que esta tiver serviço na minha zona, entretanto, recomendo que o apoio técnico faça formação junto da Apple, parece-me demasiada incompetência 
Como falei anteriormente, fiz a troca do sim card e do número e pararam as cobranças indevidas. O problema realmente é apenas da MEO
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


sim realmente a Meo tem culpa do telemovel fazer um envio de uma sms internacional sem ordem do cliente...
Reputação 1
Vera_Meo,


Felizmente consegui resolver sozinha este problema, que escreve de animo leve, como se fosse a coisa mais simples de sempre...faça os pontos A, B e C, se não resultar desligue as aplicações e siga a sua vida, a meo não se responsabliza...enfim.


Como disse, resolvi este problema trocando de numero, logo conclui que se o problema não era do equipamento, se não era do tarifario, se não era da apple ID, se não era do cartão (pois já tinha pedido uma segunda via), deixo ao vosso criterio PENSAREM de quem é a culpa.


Uma coisa é certa, do cliente é que a culpa não é de certeza ABSOLUTA.


 


Continuação de uma boa tarde,


 


Alexandra
Só podem estar a brincar correto?

 

Tenho m4o e já recebi umas 5 messagens a dizer que cobraram 22 cent em cada uma dessas messagens (1,10€). Voçes é que vão ficar com o dinheiro e não se responsabilizam?

Não compreendo como é que uma entidade externa prejudica a vida aos vossos clientes e voçes anida dão a cara para efetuar a cobrança.

Não sei se é burrice ou incompetencia da vossa parte, mas vou acreditar que é um pouco dos dois.

 

Já estou a passar-me com a MEO, mais uma e podem ter a certeza que mudo de operadora.

Se eu pago-vos é para voçes defenderem os meus direitos e tirarem por mim, não é para andarem a magicar oportunidades de irem-me ao bolso.

 

Obg. pela atenção

 
Reputação 1
O iPhone envia uma sms silenciosa para o servidor da Apple no reino unido. Depois é enviada outra (do servidor) para o equipamento para concluir a operação da ativação. Esta troca de mensagens está a falhar na infraestrutura da Meo. Alguns dizem que a pedir a ativação dos dados em Roaming o problema fica resolvido, outros trocam de operador e também é resolvido. Dizerem que o problema é da Apple e que as mensagens não são da responsabilidade da Meo é, no minimo insultuoso para com a Apple. Assumam as vossas responsabilidades por favor.
Reputação 1
Obrigado pelo feedback.


Trocando de operador o problema resolve-se. Será que só a MEO não entende o problema?
Reputação 1
Subscrevo o post do Zerodfault. Não poderia ter escrito melhor.
Também tenho vodafone e nenhum problema ao ativar iMessage e FaceTime no meu novo iPhone.
Reputação 1
A SMS é para validar o número de telefone. O iMessage e FaceTime pode ser usado com o Apple ID e/ou número. Para confirmar e associar o número de telefone ao Apple ID. Talvez a Apple podia optar por introduzir o número e depois validar por um código recebido por SMS. Ou talvez a MEO podia fazer como a NOS e vodafone e não complicar a vida aos utilizadores Apple ao deixar ativar sem problemas. A apple tem q se adaptar ao capricho da MEO, ou a MEO tem q se adaptar aos grandes fabricantes? Pela tua teoria ainda estávamos com cartões sim do tamanho do cartão de crédito..
Se calhar até são daqueles cartões SIM em que o chip tinha uma treta, ou anomalia em que os piratas acediam as informaçoes do cliente.
Neste momento apresentei uma reclamaçao na Meo e eles insistem em afirmar que o problema é da parte da Apple muito estranho visto que este problema so aconteceu desde que fiz uma alteraçao de tarifario na Meo. Nem o facto de eu afirmar que sou eu mesma tecnica da Apple e informar que esta situaçao é provocada pelo o operadora (como se pode ver nos diferentes sites, a activaçao só é feita UMA e UNICA vez pela Apple e nao 45 vezes).

Neste momento aguardo uma resposta para me ser reposto todo o dinheiro que me foi retirado nos ultimos meses, caso contrario prefiro cancelar o meu contrato com este serviço e fazer uma queixa formal para me ser devolvido o devido.
Tinha um iPhone 4 com o Facetime e IMessage activos desde há anos, só paguei uma SMS internacional para activar o serviço. e Mudei em janeiro para o iPhone 5 . Tive que mudar o cartão SIM  porque este usa o mini-SIM. Após ter colocado o novo cartão estou a receber e a pagar diversas SMS internacionais , por vezes recebo mais de uma mensagem por dia. A MEO diz que o problema é da Apple , contactei a Apple diz que o problema é da Meo. Tenho o pacote Meo 50  e só acabo o período de fidelização em 3/ 2017!!  Desde o mês de março que tenho desactivado o Imensager e o FaceTime , hoje recebi a factura e tenho 3 SMS internacionais para pagar !!! 

Amanhã vou reclamar no livro amarelo da loja MEO'!!

 

 
A afirmação do moderador deste forum - de que devemos levar este assunto aos fabricantes e não às operadoras - é absolutamente absurda!


As operadoras permitem aos fabricantes enviar, através dos nossos telemoveis SMSs sem a nossa autorização expressa, e ainda por cima cobram-nos essa mensagem! As operadoras, no fundo, cedem a outros acesso ao uso de saldo dos seus clientes. Isto não pode ser legal. É que o envio é automático! Só somos avisados do valor depois de ele já ter sido cobrado, não nos é perguntado se queremos ou não gastar esse dinheiro! E a questão está aqui. Se o facetime e o imessage falham ou funcionam é uma questão que devemos levar ao fabricante; o envio e cobrança de mensagens é um assunto da exclusiva responsabilidade da operadora.


Isto é de tal forma grave que, ao que parece, mesmo que o envio de mensagens para o estrangeiro esteja desactivado no tarifário, estas sms de activação de imessage e facetime são na mesma enviadas e cobradas ao cliente pela operadora.


 


Quem tem que se entender com os fabricantes são as operadoras. Que isso fique bem claro. Se não se entendem, das duas uma: ou deixam de cobrar as mensagens programadas pelo fabricante ou bloqueiam o envio dessas mensagens, nem que isso custe o acesso aos serviços em questão (avisando, claro está, os vosso clientes de que isso assim é).


Não podem é continuar a permitir a seja quem for gastar o nosso dinheiro sem a nossa autorização.
Não mudei de telefone, não mudei de cartão, nem sequer actualizei o sistema operativo, e estão a cobrar-me por essas sms silenciosas!!!

 

Qual a diferença? Fiz apenas uma alteração de tarifário de MEO UNLIMITED com 1GB para MEO UNLIMITED com 2GB!!!! 

Como é??? se antes já tinha o Imessage activo, que necessidade é que há de fazer novo registo? não faz sentido!!!! 

 

Cheguei até a alterar a password de icloud, mas isso não resolveu nada. 

 

Desactivei o Imessage, mas basta activa-lo, que lá me roubam mais 53 cents! 

 

Entretanto tentei estas soluções: http://www.howtoisolve.com/solved-imessage-error-waiting-for-activation-fixed-on-iphone/

http://www.howtoisolve.com/imessage-waiting-for-activation-ios-9-iphone-fixed/

http://www.howtoisolve.com/solved-imessage-error-waiting-for-activation-fixed-on-iphone/

 

O que fiz:

desactivei o imessage

coloquei o iphone em modo avião. 

Voltei a activar o imessage (não resultou)

Fiz reset ao iphone (apertando simultaniamente no botao de desligar, e no botao principal)

Activei de novo o imessage (sempre em modo avião)

Fiz logout e login de novo na minha conta icloud

Desactivei o modo avião. 

liguei de novo o imessage e o facetime

Quando apareceu  a mensagem que o operador pode cobrar pelas mensagens cliquei em cancel/settings

Quando fui às configuracoes de novo das mensagens (imessage e facetime) estavam ambos activados, e não estavam a aguardar nenhuma activação. 

Até agora, nada de sms silenciosos. 

 

 

 

 
Deixei de ter esse tipo de problema! Mudei para NOS!!! E neste período que estou com a NOS já formatei meu iPhone 2x e nunca fui cobrado por nada! Nas duas formatações fui perguntado se queria ativar o FaceTime e nunca me cobraram nenhum valor extra! 


Agora me pergunto! Será que a NOS está errada em não cobrar, ou será que a MEO é quem está certa por cobrar um serviço que é GRATUITO? De qualquer forma não faço mais parte da MEO!!! Graças a Deus!!!
Os vários utilizadores queixam-se deste problema no momento que mudam de cartão SIM ou quando mudam de tarifário, o dispositivo é o mesmo o que muda são configurações do OPERADOR.
Acho bastante óbvio quem anda a fugir as suas responsabilidades!

 
Meo pertence à lista dos operadores que suportam as funcionalidades do iPhone. Mais concretamente Facetime sobre rede GSM (Facetime over celular). 


 


https://support.apple.com/en-us/HT204040


 


Se a Meo não quiser pertencer a essa lista muito bem. Mas assumem publicamente tal decisão, em vez de andar constante a tentar ganhar uns extras à custa dos seus clientes. 


 


Desde que mudei para Vodafone, zero de problemas com serviços Apple ou não Apple.


Com a Meo, o cliente é sempre o elo mais fraco, facilmente explorável e quase sempre a vítima. 
Tenho 80/90 sms dessas enviadas para um nr de Londres,já não sei o que fazer...recebi as facturas para pagar de 50.00€ e ainda tenho outra para pagar de 30/40 € fui a loja da meo disseram me que tem que desactivar imessege fui a loja da apple disseram que é da operadora...
não sei o que fazer...
Crachá
Debitaram-me o mês passado 255 mensagens a .60€ mais Iva e o serviço continua por ativar.

Uma vergonha.

Este mês já ía pelo mesmo caminho.

Tive de desativar todo e qualquer serviço de mensagens para estancar esta vergonha.

Suporte feito, por colaboradores que são a imagem do que a Meo é nos dias de hoje.

Enfim, a Meo está como está por alguma razão......
Reputação 7
Crachá +23
boas

sim é da operadora que cobra as sms enviadas para um numero de Inglaterra...

mas é o telemovel que as envia...a Apple que se responsabilize pelo que o telemovel faz ou então que encontre outra forma de registar o facetime....gratuita para o cliente...

doutra maneira vai ser sempre a cobrar sms que o telemvoel resolve fazer...
Reputação 7
Crachá +23
boas

claro que a culpa é da Meo que a Apple não consiga fazer o teu registo nos servidores deles do teu telemovel que envia sem a tua autorização uma sms internacional...

tens razão é mesmo a culpa da Meo a Apple ainda não conhecer a internet para fazer um simples registo e enviar sms internacionais...

Claro que a culpa é da MEO

no meu caso tenho o iphone com um cartão da vodafone, nunca debitaram nada, quer chamadas pelo facetime quer msg pelo imessage, experimentei o meu cartão da MEO no iphone, e não fiz chamadas foi só a msg inicial se queria ativar o facetime e imessage, que não ativei e cobraram 0.06€, voltei a colocar o cartão da vodafone voltou a aparecer a msg se queria ativar o que fiz e não cobraram nada.

assim, ainda à dúvidas de quem é a culpa.