Skip to main content

Tenho um IPhone 15Pro, já contactei a Meo no seguimento da ativação do RCS, ao que me responderam que a Apple não tinha disponível, mas que está errada esta informação, pois sou um desenvolvedor Beta e noutros países já está disponível ao que pela informação que me deram, a Meo tem de disponibilizar o ponto de acesso.

Alguém sabe  como devo posso proceder para que ativem esse ponto de acesso ou mudem o nome do APN?

Como a disponibilização dos serviços RCS nos iPhones ainda está em fase de desenvolvimento beta, e não chegou ainda a 100%, e muito menos a Portugal, provavelmente a MEO ainda não teve interesse ou a oportunidade na disponibilização do serviço, juntamente com a Apple, só provavelmente em breve quando for lançado oficialmente o iOS 18 

Mas pode sempre dar sugestões a MEO via Provedoria do Cliente e obter uma resposta oficial da MEO


Certo, no entanto noutros países também está a ser testado o serviço RCS no 18 beta e 18.1 Beta e da parte da Apple está disponível, pelo que percebi em Portugal falta a Meo e as outras operadoras alterarem e disponibilizar o tal APN.

Pareceu-me algo simples. O que poderá estar a acontecer é não terem interesse, como sempre em Portugal cair mais umas coroas é que interessa em vez de servir bem o cliente.

Ate porque se virmos nas configurações de rede, aparece a tal opção e alteração disponível mas terá de ser a Meo a disponibilizar e atualizar. (Imagem em anexo)


Eu tenho um Samsung e ele já tem a vários anos o RCS nas mensagens ativo e aparentemente tem o mesmo APN...

Por acaso não sei como funciona, então não consigo ajudar, e a MEO não partilha muito sobre esse tipo de mensagens, acredito que as operadoras em Portugal futuramente tenham interesse em fazer com que nos iPhones o RCS esteja disponível é só uma questão de tempo.

Mas como ja disse se quiser avançar o processo deia a sugestão a MEO, como podem não fazer nada, nem responder e deixar só para mais tarde, pode também obter uma resposta da MEO e chegarem a antecipar e testar o RCS nos iPhones já em fase beta


Certo isso eu sei que para Android já existe há muito tempo, no entanto para iOS teriam de ser mesmo eles a disponibilizar.

sendo que já está a ser testado em vários países menos em Portugal!

já enviei para a provedoria do cliente, resta esperar e ver se se dignam a responder!

vou atualizando.


Estou farto destes gajos da MEO, nem se dignaram a dar uma resposta!

No meu ponto de vista é de muito mau tom, serem questionados e não darem a mínima satisfação ao cliente.


Estou farto destes gajos da MEO, nem se dignaram a dar uma resposta!

No meu ponto de vista é de muito mau tom, serem questionados e não darem a mínima satisfação ao cliente.

É preciso considerar a hipotese de serem as paranoias da apple a dificultar o acesso a esta feature, para assim não perder a “mama” que tem sido o imessage, que quer queiram ou não, é mais  uma das formas que a apple tem de puxar clientes para essa plataforma.

Tive iphones desde o iphone 1, que comprado nos EUA, este ano decidi mudar para um bom android (mais ao menos dentro do preço de um iphone pro), em boa hora que o fiz.
Sim o RCS está ativo, e sim as pessoas que conheço com iphone atualizado para o iOS 18, com quem tenho estado a trocar mensagens, continuam com a “Flag” SMS.

Já agora, e aproveitando o momento; não tenho nada contra as outras operadoras, nem a  MEO é perfeita, mas no meio disto tudo até são os que mais opções e abertura dão aos clientes. veja-se o caso do router residencial, que permite disponibilizar acesso direto ao ONT… Na vodafone isso só é possível para clientes empresariais, e nem se chateiam em perder clientes com esses “detalhes”.


Estou farto destes gajos da MEO, nem se dignaram a dar uma resposta!

No meu ponto de vista é de muito mau tom, serem questionados e não darem a mínima satisfação ao cliente.

É preciso considerar a hipotese de serem as paranoias da apple a dificultar o acesso a esta feature, para assim não perder a “mama” que tem sido o imessage, que quer queiram ou não, é mais  uma das formas que a apple tem de puxar clientes para essa plataforma.

Tive iphones desde o iphone 1, que comprado nos EUA, este ano decidi mudar para um bom android (mais ao menos dentro do preço de um iphone pro), em boa hora que o fiz.
Sim o RCS está ativo, e sim as pessoas que conheço com iphone atualizado para o iOS 18, com quem tenho estado a trocar mensagens, continuam com a “Flag” SMS.

Já agora, e aproveitando o momento; não tenho nada contra as outras operadoras, nem a  MEO é perfeita, mas no meio disto tudo até são os que mais opções e abertura dão aos clientes. veja-se o caso do router residencial, que permite disponibilizar acesso direto ao ONT… Na vodafone isso só é possível para clientes empresariais, e nem se chateiam em perder clientes com esses “detalhes”.

Já agora por favor pode-me explicar o que significa o ONT?

Quais as melhorias e contrapartidas?

Desde já grato pela informação.


@Torato 

Significa Optical Network Terminal

 


Para que serve e qual o custo aplicado?


O ONT (Optical Network Terminal) é um dispositivo utilizado em redes de fibra ótica para converter o sinal óptico, transmitido através da fibra, em sinais elétricos. É a parte da rede que se encontra nas instalações do utilizador e faz a ligação entre a infraestrutura de fibra ótica externa e a rede interna do utilizador. 

Ná prática permite o acesso direto à internet, sem passar pelo router deles (que no caso da vodafone,  pode bem estar a enviar informação pessoal para a empresa, não pode, está!).

Por exemplo, eu uso outro router, bem mais potente que o da MEO, esse router ligo ao da MEO através da porta 4 do router meo. Essa porta está em modo ponte (Bridge) tendo assim acesso directo à WEB e ao meu IP público. É como se o router da MEO não estivesse lá. As vantagens são inumeras, mas acho que consegue obter mais informação através de uma simples pesquisa.

Só esta razão é o suficiente para não querer sair da MEO.
A NOS - está fora de questão, porque é notoriamente inferior

A Vodafone - Tem um router fechado, além de terem a mania que são os melhores e o clientes é tudo um bando de nabos que não sabem o que andam a fazer


@Torato

Não tem nenhum custo.

O ONT + Router (Technicolor) é intalado no pacote segunda casa por exemplo.

 

O router Fibergateway já tem ONT incorporado, mas permite fazer Bridge na porta 4.


A Vodafone não possui o modo bridge.

 


A Vodafone não possui o modo bridge.

 

Pois não, 
Naquilo que referi entende-se o contrário? Se sim, não foi minha intensão. 


Certo mas porque que a minha rede Mesh não funciona em condições na porta 4? Há alguma explicação mãos específica?


Certo mas porque que a minha rede Mesh não funciona em condições na porta 4? Há alguma explicação mãos específica?

A mesh não tem nada a ver com o seu router estar ou não em Bridge usando a porta 4 do router da MEO.
As redes Mesh são coisas complicadas e que depende de muitos fatores, este não me parece que seja um deles.
O ideal é fazer uma rede mesh, mas com cabos a unir os Access points. Já os tive ligados por Wifi e rapidamente desistir. Tendo em consideração que estou a usar equipamentos da mesma marca, Synology, já quer dizer alguma coisa.


Alguém teve alguma novidade sobre este assunto?

 

para quando o rcs na rede Meo? Alguém da Meo consegue responder?


@Ruipmj 

O Fórum é uma comunidade feita por utilizadores que pretendem ajudar a resolver situações comuns a todos.


Certo mas porque que a minha rede Mesh não funciona em condições na porta 4? Há alguma explicação mãos específica?

A mesh não tem nada a ver com o seu router estar ou não em Bridge usando a porta 4 do router da MEO.
As redes Mesh são coisas complicadas e que depende de muitos fatores, este não me parece que seja um deles.
O ideal é fazer uma rede mesh, mas com cabos a unir os Access points. Já os tive ligados por Wifi e rapidamente desistir. Tendo em consideração que estou a usar equipamentos da mesma marca, Synology, já quer dizer alguma coisa.

A minha rede mesh está só direcionada há demótica 


Certo mas porque que a minha rede Mesh não funciona em condições na porta 4? Há alguma explicação mãos específica?

A mesh não tem nada a ver com o seu router estar ou não em Bridge usando a porta 4 do router da MEO.
As redes Mesh são coisas complicadas e que depende de muitos fatores, este não me parece que seja um deles.
O ideal é fazer uma rede mesh, mas com cabos a unir os Access points. Já os tive ligados por Wifi e rapidamente desistir. Tendo em consideração que estou a usar equipamentos da mesma marca, Synology, já quer dizer alguma coisa.

A minha rede mesh está só direcionada há demótica 

Não sei até que ponto consigo separar por completo os ips sem ter duas operadoras ou duas linhas. Se souber ou conseguir ajudar fico grato.


Boa tarde,

Já existe alguma novidade sobre o RCS no iPhone?
 

A MEO, já disse quando ia disponibilizar este serviço?


@Mikel 

Não há novidades.


Há vários tópicos no zwame sobre o assunto mas os operadores portugueses parecem continuar a dormir… pode ser que a Digi ofereça esse serviço.

o primeiro que tiver ganha um cliente (aliás 3 aqui em casa).

 

https://forum.zwame.pt/threads/rcs-no-iphone.1083970/


A DIGI é um operador low-cost, ou seja aposta num preço mais baixo mas com serviço mínimo, pelo menos é essa a sua política em Espanha.


Sim também estou esperançoso que a Digi nos traga algo de bom e além do RCS que acredito que para ganhar mercado vão fornecer, obriguem o resto das operadoras a arrear as calças e baixar preços!

Pago uma pipa de massa e sou mal servido.

Esperemos que venha algo revolucionário.


A DIGI é um operador low-cost, ou seja aposta num preço mais baixo mas com serviço mínimo, pelo menos é essa a sua política em Espanha.

Sim, contudo o operador low cost tem rcs em Espanha, e esperemos que cá também. Enfim, andam a dormir.


Responder