Recusa de reposição de telefone fixo

  • 5 October 2023
  • 3 respostas
  • 69 visualizações

No pretérito dia 3 Setembro 2023 houve um grande incêndio na minha área de residência, de que resultou, além do mais, o corte das comunicações telefónicas, mais precisamente da de alguns postes e linha de cobre que assegurava o serviço de telefone fixo da residência, situada numa aldeia recôndita do interior, onde habita a minha mãe, de 90 anos de idade, sozinha naquela casa.

 Passado algum tempo liguei para a MEO no sentido de obter informação sobre a data da reposição do serviço, tendo sido informado, dos diversos contactos, de que não iriam repor o serviço de cobre e, ao invés, seria entregue um telemóvel com um SIM e com o mesmo tarifário do móvel, ao que sempre me opus.

A cobertura na MEO naquele local é péssima e só se consegue falar na rua, quando se consegue, situação esta que, obviamente, é de todo incompatível com a prestação de um serviço com um mínimo de qualidade, para além de colocar em causa a própria segurança das pessoas que, numa aflição a meio da noite e num dia de chuva, teriam de vir para a rua tentar telefonar, muito pior quando se tem 90 anos e se vive sozinho, como é o relatado.

Há várias reclamações publicadas contra Meo sobre casos semelhantes, tendo mesmo num dos casos, na zona da Sertã, alguém falecido em circunstâncias trágicas por falta de telefone fixo, pós incêndio, apesar de a MEO ter sido tempestivamente avisada.

Para cúmulo, a MEO informou me que não vão desligar a central dos telefones fixos da zona (I), vão sim desligando os telefones fixos que deixam de funcionar por incêndio…

A fibra está na aldeia vizinha, a 2kms, e a MEO não instalará fibra na minha aldeia, apesar de o ter solicitado.

Posso chamar a TVI e afins e fazer barulho, mas prefiro acima de tudo que religuem o telefone fixo na casa da minha mãe.

Alguma sugestão prática e eficiente?

Muito obrigado.

Ricardo27 7 meses atrás

A solução está dada. Não vão investir na reparação dos fios de cobre, uma vez que é uma tecnologia ultrapassada. 

Ver original

3 respostas

Reputação 7
Crachá +24

A solução está dada. Não vão investir na reparação dos fios de cobre, uma vez que é uma tecnologia ultrapassada. 

Reputação 4
Crachá +12

A antiga PT é que tinha o serviço universal no serviço fixo de voz mas a MEO já não tem esta obrigação, há alguns anos este serviço tinha passado para a NOS (recebia uma verba anual do estado por ele) mas não sei se também já não acabou.

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

a Meo deixou de ter essa responsabilidade...

Responder