Skip to main content

Apenas telefone fixo

• April 27, 2026
  • 2 respostas
  • 38 visualizações

Forum|alt.badge.img+2

Este país não é para velhos (e para novos também não porque têm de emigrar).

No passado dia 23 de abril de 2026, finalmente recebi uma sms a informar que os serviços por fibra óptica haviam sido restabelecidos. 

Como já tinha feito o meu pedido de cancelamento dos serviços MEO e como a minha mãe com 94 anos tem tido alguns problemas na utilização de um telemóvel, por duas razões

- falta de rede na parte da habitação onde reside,

- um telemóvel mesmo com teclas grandes tem algumas particularidades quando se utiliza. A saúde dos dedos e das mãos já não é a mesma coisa que há 20 anos atrás. 

Perante esta situação tentei  hoje junto da MEO fazer contrato de um telefone fixo. 

Fiquei pasado 

Há contratos de telefone fixo mas tem  de se associar um serviço de TV paga. O custo deste serviço na MEO é de 28 €. 

Contactei a Anacom e fiquei a saber que desde 2017 que quem quiser fazer uma assinatura para telefone fixo não pode apenas ter  só telefone fixo. 

Interrogo-me qual teria sido a luminária da parte do governo de então que aceitou esta proposta que interessa apenas a operadoras. 

Também a ANACOM parece aceitar como muito natural e normal uma situação que prejudica em muito os idosos em Portugal. Monetariamente e qualidade de serviço de telecomunicações.

2 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Killas 

Existe Sim a Possibilidade de ter Apenas Telefone Fixo (Sem Qualquer outro Serviço como TV e/ou Internet). Saiba Mais Aqui >

Mas, Adiciono Desde Já, que como é Apenas o Serviço Telefónico, o Equipamento (que é Incluído) irá Funcionar através de Rede Móvel da MEO, mas com um Número Fixo Habitual.

Pois para o Telefone ser através de Fibra, aí sim Necessitará de ter também Internet Fibra. E através do Clássico ADSL já não existe, pois foi Descontinuado.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • April 27, 2026

Obrigado, caríssimo Rafa. 

A razão que me fez sair do serviço móvel MEO foi exatamente a falta de cobertura de rede na zona onde resido. A antena que cobria esta zona, encontra-se danificada desde 20 de janeiro de 2026. 

Para a minha mãe de 94 anos o uso de telemóvel é algo que dão funciona,  visto que tem sempre usado o telefone fixo desde 1974. Ela é uma das info-excluídas entre outros milhares de idosos em Portugal.

Acrescento ainda que a rede móvel na área da habitação onde ela se encontra, também não tem cobertura, mesmo com as operadoras da concorrência. Por esta razão o serviço da MEO por 12, 49 € é uma inutilidade. É de referir também que o preço é exorbitante pois os preços de telemóvel na operadora Digi são de 4 €.

Portanto estamos perante uma situação em que o poder político acreditou que Portugal era um qualquer país da Europa central, onde as coisas funcionam e as operadoras em território nacional iriam conseguir a informartização nacional.

Portugal continua a ser um país atrasado e sem técnicos com o Know how suficiente para dar resposta às situações de país periférico. Com a tempestade Kristin as coisas ficaram mais complicadas ainda.