Skip to main content
Resolvido

router pen usb

  • 23 de maio de 2024
  • 25 respostas
  • 772 visualizações

Forum|alt.badge.img

Tenho router FiberGateway GR141DG

LIGUEI A PEN USB AO ROUTER E ELE RECONHECEU E DEU NOME SDA1

NO ENTANTO NÃO APARECE O ICON PARA CRIAR UTILIZADOR

COMO SE DEVE PROCEDER ?

 

OBRIGADO 

Solução por TEC_MEO

Olá @oamartins 

Para aceder à PEN USB, neste caso não é necessário criar um user, para além de ter a PEN formatada em FAT32, existe a necessidade de ir ao Windows ativar o Samba, versão 1 (SMBv1).

Poderá depois colocar o endereço no file manager \\192.168.1.254 e irá conseguir aceder. Poderá também ir à opção Network (no File Manager), mas o auto-discovery tem de estar ativo.

 

Se a utilização for num equipamento IOS existe um bug identificado (algumas versões IOS). Nesse equipamento deve usar o ES file Explorer.

 

Obrigado

TEC_MEO

Ver original
Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

25 respostas

Forum|alt.badge.img+8
  • Observador
  • 88 respostas
  • 23 de maio de 2024

A entrada usb só faz feitio .


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 23 de maio de 2024

Vá a 192.168.1.254 > Serviços > Acesso a dispositivos de armazenamento > Criar utilizador.

Para conseguir aceder á pen no windows tem de ter o protocolo SMB1 ativo.


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 6 respostas
  • 24 de maio de 2024

O problema é que não aparece o ícone de criação de utilizador

 


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 24 de maio de 2024

@oamartins 
Não tem nenhuma outra pen/disco para testar?

Tente reiniciar o router e ver se reconhece a pen


Forum|alt.badge.img+1
  • Novo Membro
  • 7 respostas
  • 9 de setembro de 2024

Continuo com este mesmo problema.

@oamartins já conseguiste ultrapassar o problema? Já tentei em vários browsers e o botão não há forma de aparecer :/


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 6 respostas
  • 9 de setembro de 2024

Não, telefonei para apoio e dizem que não podem fazer nada, pois é mesmo assim, configurado pela Altice.

Poder discrimatorio da operadora, publicidade enganosa mesmo documentado no manual do router .

 


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 9 de setembro de 2024

@Flink 

Faça um reset ao router


Forum|alt.badge.img+1
  • Novo Membro
  • 7 respostas
  • 9 de setembro de 2024
ana_Paula disse:

@Flink

Faça um reset ao router

@ana_Paula obrigado pela resposta. O que propões é porque resolve o problema ou é um despiste informático do tipo “experimenta desligar e voltar a ligar” ??


Forum|alt.badge.img+1
  • Novo Membro
  • 7 respostas
  • 9 de setembro de 2024
oamartins disse:

Não, telefonei para apoio e dizem que não podem fazer nada, pois é mesmo assim, configurado pela Altice.

Poder discrimatorio da operadora, publicidade enganosa mesmo documentado no manual do router .

 

...surreal


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 9 de setembro de 2024

@Flink 

Às vezes resolve, experimente fazer o reset.


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 6 respostas
  • 10 de setembro de 2024

as vezes resolve, mas quando o sistema não está inibido.

já formatei a pen com fat32 , ntfs e o resultado mesmo com reset é o mesmo.

seria bom que permitissem o uso desta funcionalidade, que por acaso está indicado no manual do router em questão.

 


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 10 de setembro de 2024

@oamartins 

Aqui aparece o “criar utilizador”


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 6 respostas
  • 10 de setembro de 2024

ok, nos routers anteriores ao meu a opção estava ativa com vários utilizadores a mencionar.

agora neste modelo FiberGateway GR141DG não aparece conforme relatos de vários utilizadores que comunicam o mesmo.

foi retirado essa possibilidade que não percebo porquê.

 


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 10 de setembro de 2024

Forum|alt.badge.img+10
  • Especialista MEO
  • 83 respostas
  • Solução
  • 11 de setembro de 2024

Olá @oamartins 

Para aceder à PEN USB, neste caso não é necessário criar um user, para além de ter a PEN formatada em FAT32, existe a necessidade de ir ao Windows ativar o Samba, versão 1 (SMBv1).

Poderá depois colocar o endereço no file manager \\192.168.1.254 e irá conseguir aceder. Poderá também ir à opção Network (no File Manager), mas o auto-discovery tem de estar ativo.

 

Se a utilização for num equipamento IOS existe um bug identificado (algumas versões IOS). Nesse equipamento deve usar o ES file Explorer.

 

Obrigado

TEC_MEO


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 6 respostas
  • 12 de setembro de 2024

olá.

já tentei usb-hdd em ntfs, usb-pen em fat32 e não aparece utilizador para criar e também não tenho acesso ao conteúdo mesmo com smbv1 ativo.

o problema é que esta funcionalidade neste router(GR141DG) foi desativada pela operadora, pois é a minha dedução perante os factos, apesar da documentação não o indicar e constar como funcionalidade ativa.

cumps,

  


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 12 de setembro de 2024

@oamartins

Não é preciso criar utilizador.

Experimente ver no telemóvel se aparece.


Forum|alt.badge.img+1
  • Novo Membro
  • 7 respostas
  • 12 de setembro de 2024
ana_Paula disse:

@oamartins

Não é preciso criar utilizador.

Experimente ver no telemóvel se aparece.

Fico com a sensação que ninguem na MEO testou esta funcionalidade antes de fazerem release do novo router e agora estamos nós a servir de testers. Claramente o problema não é reconhecido pela MEO.

Em suma: a funcionalidade de partilha de um dispositivo USB deixou de funcionar no novo router. Há uma regressão face ao router anterior. MEO, pf corrijam a situação. Obrigado :) 

 

...btw, não, no telemóvel também não aparece.


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 12 de setembro de 2024

@Flink 
Envie e-mail para fibergateway.android@altice.pt a reportar o erro.


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 6 respostas
  • 12 de setembro de 2024

Pois, como tbm me recomendou eu já enviei.

Estou esperando resposta.


Forum|alt.badge.img+1
  • Novo Membro
  • 7 respostas
  • 12 de setembro de 2024
ana_Paula disse:

@Flink 
Envie e-mail para fibergateway.android@altice.pt a reportar o erro.

Enviei à 2 dias.

Até ao momento não tive qualquer resposta. Estou a aguardar.


Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • 3 respostas
  • 7 de dezembro de 2024

A mim nao me aparece a opção de criar utilizador, mas no Windows o disco aparece.

Basta criar , no Windows, uma unidade de rede.


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 7 de dezembro de 2024

Olá ​@Jmigoliva 

Sim, não é necessário criar um utilizador, tal como está na solução dada pelo ​@TEC_MEO.


  • Novo Membro
  • 1 resposta
  • 3 de abril de 2025
oamartins disse:

Não, telefonei para apoio e dizem que não podem fazer nada, pois é mesmo assim, configurado pela Altice.

Poder discrimatorio da operadora, publicidade enganosa mesmo documentado no manual do router .

 

Já conseguiu ​@oamartins ? Eu também tenho esse problema e já tentei mil maneiras (todas as formatações.. MEsmo uma regressão da parte da MEO com este novo modelo do router -.-

Usando a sugestão do ​@Jmigoliva conseguiu ​@oamartins ? 

Fico a aguardar uma resposta :)


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3774 respostas
  • 3 de abril de 2025

Olá ​@VascoPlancha 

Não precisa de criar um user.

Tem o SMB 1 ativo no Windows?


Responder