Skip to main content
Pergunta

IPTV com o FGW em mode bridge

• December 2, 2025
  • 7 respostas
  • 194 visualizações

Olá a todos,

Estou a ter um problema recorrente com o IPTV da MEO (ISP português) na minha rede UniFi e agradecia ajuda para confirmar se a minha configuração de VLAN está correta.

A minha instalação:

• MEO FiberGateway (FGW) em modo Bridge

• FiberGateway → Cloud Gateway Fiber (CGF) usando WAN2 (SFP+)

• CGF → vários switches UniFi → Set-top boxes (Motorola e Arris)

De acordo com o ChatGPT e alguns fóruns, as VLANs da MEO em modo bridge são:

• Internet = VLAN 10

• IPTV = VLAN 4 ou 12 (não tenho a certeza)

O meu problema:

Ambas as boxes IPTV funcionam, mas a imagem congela a cada 3–7 minutos. Volta após alguns segundos e volta a congelar. Isto é típico de falha de IGMP ou isolamento de VLAN, mas não consigo identificar a causa exata.

O que encontrei na minha configuração UniFi:

• A minha VLAN IPTV está definida como VLAN 12

• As portas do switch ligadas às boxes IPTV estavam configuradas com:

• Native VLAN = IPTV (12)

Objetivo:

Quero confirmar se não estou a falhar mais nada que possa causar estes congelamentos.

Se alguém tiver uma configuração totalmente funcional de IPTV MEO em UniFi com o FiberGateway em modo bridge, agradecia imenso uma comparação.

Obrigado!

7 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@gustolf29 

Infelizmente, Não lhe sei Responder Propriamente, nem Ajudar Totalmente, a sua Questão.

Mas acho que uma Solução, e Dica que posso dar, poderia ser Trocar a sua MEOBox Tradicional (IPTV) por uma Nova MEOBox Android TV (OTT). Já que Assim, já Não Teria Esse Problema com o IPTV, e Acredito que o seu Serviço TV na Box (com a Tecnologia OTT) iria Funcionar Normalmente

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 2, 2025

Olá ​@gustolf29 

Para as boxes tradicionais é necessário o IGMP Snooping ativo. Para as boxes Android TV já não é preciso ter este protocolo ativo. Como o ​@Rafa_UserFiberMEO sugeriu, pode trocar as boxes para estas Android TV.

• Autor
  • Principiante
  • December 2, 2025

Olá ​@gustolf29 

Para as boxes tradicionais é necessário o IGMP Snooping ativo. Para as boxes Android TV já não é preciso ter este protocolo ativo. Como o ​@Rafa_UserFiberMEO sugeriu, pode trocar as boxes para estas Android TV.

Olá ​@ana_Paula, ​@Rafa_UserFiberMEO agradeço os vossos comentários. Eu tenho o IGMP Snooping ativo e continuo com os mesmos problemas… a questão das boxes android é que tenho uma pessoa de idade que encontra dificuldades em navegar a app da MEO na Apple TV portanto assumo que a box android a UI será a mesma… daí eu estar a tentar encontrar uma solução sem recorrer à box android.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 2, 2025

• Autor
  • Principiante
  • December 2, 2025

Eu vi esse post e segui os passos antes de aqui chegar os problemas relacionados com esse post é que não funciona com o MEO FiberGateway era antes quando tinham o ONT separado do router e os restantes passos continuam a fazer com que a imagem congele.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@gustolf29 

a questão das boxes android é que tenho uma pessoa de idade que encontra dificuldades em navegar a app da MEO na Apple TV portanto assumo que a box android a UI será a mesma… daí eu estar a tentar encontrar uma solução sem recorrer à box android.

Entendo a Situação, mas em Último Caso, e como não está a Conseguir Fazer com que a Imagem não Congele, poderia ser uma Opção....

A MEOBox Android TV, mesmo usando a app MEO que é parecida (e com menus quase idênticos) a da Apple TV, a Experiência acaba por ser mais Optimizada, pois ao Ligar a Box é possível abrir Diretamente na Emissão TV (da app) sem ter de Navegar nos Menus. Como ainda o Comando da mesma tem um Teclado Númerico para mudar de canais Facilmente, e Botões que facilitam a Utilização da app e da box.

Mas Claro que será Conforme a Utilização e Funcionalidades que essa Pessoa usa, e se a mesma até poderá acabar por conseguir se Adptar a essa Box, e sem Dificuldades, ou não.

Forum|alt.badge.img+1
  • Principiante
  • January 9, 2026

Olá! Sei que venho um pouco atrasado, mas vou te dar alguns conselhos sobre o que deves fazer:

Tens que ter duas WANs (se o teu equipamento o suportar), em que numa tens o cabo na porta 4 (bridge) e noutra tens o cabo noutra porta (por exemplo a 3). Desativa qualquer roteamento pela WAN da porta 3, sendo apenas usada para ligar essas boxes. Agora, seguindo o tutorial do fórum da ubiquiti, provavelmente já passas a conseguir passar o tráfego pela VLAN.

Noto no meu setup (que não passa de um router simples da tplink que serve só para as minhas experiências de “laboratório”) não funciona qualquer serviço TV (seja por box ou por PC), pois automaticamente é detectado que estás no modo bridge.

O bridge é completamente transparente, por isso é que o IGMP snooping não funciona como deve de ser.

Não tendo equipamentos da ubiquiti não te consigo ajudar mais sem ser esta ideia. Desejo te sorte!