Skip to main content
Pergunta

IPTV com o FGW em mode bridge

• December 2, 2025
  • 6 respostas
  • 35 visualizações

Olá a todos,

Estou a ter um problema recorrente com o IPTV da MEO (ISP português) na minha rede UniFi e agradecia ajuda para confirmar se a minha configuração de VLAN está correta.

A minha instalação:

• MEO FiberGateway (FGW) em modo Bridge

• FiberGateway → Cloud Gateway Fiber (CGF) usando WAN2 (SFP+)

• CGF → vários switches UniFi → Set-top boxes (Motorola e Arris)

De acordo com o ChatGPT e alguns fóruns, as VLANs da MEO em modo bridge são:

• Internet = VLAN 10

• IPTV = VLAN 4 ou 12 (não tenho a certeza)

O meu problema:

Ambas as boxes IPTV funcionam, mas a imagem congela a cada 3–7 minutos. Volta após alguns segundos e volta a congelar. Isto é típico de falha de IGMP ou isolamento de VLAN, mas não consigo identificar a causa exata.

O que encontrei na minha configuração UniFi:

• A minha VLAN IPTV está definida como VLAN 12

• As portas do switch ligadas às boxes IPTV estavam configuradas com:

• Native VLAN = IPTV (12)

Objetivo:

Quero confirmar se não estou a falhar mais nada que possa causar estes congelamentos.

Se alguém tiver uma configuração totalmente funcional de IPTV MEO em UniFi com o FiberGateway em modo bridge, agradecia imenso uma comparação.

Obrigado!

6 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@gustolf29 

Infelizmente, Não lhe sei Responder Propriamente, nem Ajudar Totalmente, a sua Questão.

Mas acho que uma Solução, e Dica que posso dar, poderia ser Trocar a sua MEOBox Tradicional (IPTV) por uma Nova MEOBox Android TV (OTT). Já que Assim, já Não Teria Esse Problema com o IPTV, e Acredito que o seu Serviço TV na Box (com a Tecnologia OTT) iria Funcionar Normalmente

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 2, 2025

Olá ​@gustolf29 

Para as boxes tradicionais é necessário o IGMP Snooping ativo. Para as boxes Android TV já não é preciso ter este protocolo ativo. Como o ​@Rafa_UserFiberMEO sugeriu, pode trocar as boxes para estas Android TV.

• Autor
  • Principiante
  • December 2, 2025

Olá ​@gustolf29 

Para as boxes tradicionais é necessário o IGMP Snooping ativo. Para as boxes Android TV já não é preciso ter este protocolo ativo. Como o ​@Rafa_UserFiberMEO sugeriu, pode trocar as boxes para estas Android TV.

Olá ​@ana_Paula, ​@Rafa_UserFiberMEO agradeço os vossos comentários. Eu tenho o IGMP Snooping ativo e continuo com os mesmos problemas… a questão das boxes android é que tenho uma pessoa de idade que encontra dificuldades em navegar a app da MEO na Apple TV portanto assumo que a box android a UI será a mesma… daí eu estar a tentar encontrar uma solução sem recorrer à box android.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 2, 2025

• Autor
  • Principiante
  • December 2, 2025

Eu vi esse post e segui os passos antes de aqui chegar os problemas relacionados com esse post é que não funciona com o MEO FiberGateway era antes quando tinham o ONT separado do router e os restantes passos continuam a fazer com que a imagem congele.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@gustolf29 

a questão das boxes android é que tenho uma pessoa de idade que encontra dificuldades em navegar a app da MEO na Apple TV portanto assumo que a box android a UI será a mesma… daí eu estar a tentar encontrar uma solução sem recorrer à box android.

Entendo a Situação, mas em Último Caso, e como não está a Conseguir Fazer com que a Imagem não Congele, poderia ser uma Opção....

A MEOBox Android TV, mesmo usando a app MEO que é parecida (e com menus quase idênticos) a da Apple TV, a Experiência acaba por ser mais Optimizada, pois ao Ligar a Box é possível abrir Diretamente na Emissão TV (da app) sem ter de Navegar nos Menus. Como ainda o Comando da mesma tem um Teclado Númerico para mudar de canais Facilmente, e Botões que facilitam a Utilização da app e da box.

Mas Claro que será Conforme a Utilização e Funcionalidades que essa Pessoa usa, e se a mesma até poderá acabar por conseguir se Adptar a essa Box, e sem Dificuldades, ou não.