Skip to main content
Pergunta

Configurações a executar no router para o serviço DynIP

• May 30, 2025
  • 11 respostas
  • 202 visualizações

Forum|alt.badge.img+1

Olá a todos,

Além da ativação do serviço DynIP e escolha do nome do endereço (nome.dynip.sapo.pt) no site da Meo, que configurações são necessárias executar no router FiberGateway GR241AG para partilhar o conteúdo de uma pen USB conectada ao router?
Neste momento, ao aceder ao endereço DynIP escolhido, aparece a página do login do router, mas esta não aceita nenhum login/password.

Desde já agradeço a vossa atenção e ajuda.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

11 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 30, 2025

Olá ​@Paulo_Volkova 

Coloque o endereço do nome.dynip.sapo.pt no explorador de ficheiros, tem te ter ativo o SMB1 no Windows.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 30, 2025

Olá ana_Paula.

Coloquei o endereço e este acede à página “Entrar” do router, onde se coloca o “Utilizador” e “Palavra-chave”. Tento aceder com as credenciais de acesso ao router ou as credenciais da partilha da Pen, e ambas não funcionam.

Tenho uma pen USB conectada no router para partilha de arquivos áudio na rede, e como tal tenho o SMB1 ativado no Windows. Acedo também aos arquivos a partir do telemóvel/tablet com o player VLC sem problemas.

O que eu queria saber é se posso aceder aos arquivos da pen USB a partir da Internet, em qualquer lugar.

Obrigado pela sua atenção.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 30, 2025

Olá ​@Paulo_Volkova 

Quando acede ao IP público dentro da sua rede vai aparecer uma página de login do Fibergateway em que nenhum user/pass funciona, ignore essa página o acesso não é por browser é pelo explorador de ficheiros.

Para aceder em qualquer lugar tem de colocar o dynip no explorador de ficheiros do Windows, não é abrir o dynip no browser.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • June 2, 2025

Olá ana_Paula,

Tentei aceder ao endereço pelo telemóvel, fora de casa, e surgiu a mensagem “Não é possível acessar esse site. nome.dynip.sapo.pt demorou muito para responder - ERR_CONNECTION_TIMED_OUT”.
Uma dúvida: se no telemóvel não tenho Explorador de Arquivos como no Windows, como aceder? Terá de ser pelo browser, correto?

Obrigado pela sua atenção.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 2, 2025

Por browser nunca vai funcionar, mesmo no telemóvel tem de ser através de alguma app que suporte SMB versão 1 (v1), no Samsung chama-se Armazenamento de Rede mas só suporta a v2 e v3.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • June 4, 2025

Olá ana_Paula,

Estando conectado na minha ligação à internet, digitando o endereço nome.dynip.sapo.pt, consigo aceder ao conteúdo da pen USB, usando, por exemplo, a app “File Manager HD” num telemóvel Android. Mas quando conecto, por exemplo, à rede “Meo-Wifi” (fazer de conta que estou fora de casa) e tento fazer o mesmo, já não funciona.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 4, 2025

Deve ter de abrir alguma porta no router, experimente abrir a 445 para o IP do router (192.168.1.254)

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • June 4, 2025

Em “Encaminhamento de portos” fiz a seguinte configuração mas não funcionou:

Origem Serviço IP do servidor Protocolo Portos externos Portos internos  
Utilizador SMB 192.168.1.254
TCP
TCP

Também é necessário configurar em “Ativação de portos”?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 5, 2025

É só encaminhamento, experimente agora aceder através de outra rede ao dynip.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • June 5, 2025

Coloquei a configuração acima no router, reiniciei e mesmo assim não funciona.

Acho que vou desistir da ideia de usar a função dynip, já que pensei que fosse algo do tipo, digitar o endereço no browser, fazer login e aceder ao conteúdo da pen em qualquer browser, tipo algo deste género: https://www.msxarchive.nl/pub/msx/emulator/openMSX/. E o dynip também usa o protocolo SMB v1, que é considerado muito inseguro.

De qualquer das formas, ana_Paula, muito obrigado pela sua ajuda e disponibilidade em tentar solucionar a minha dúvida. 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 6, 2025

Não é no browser, não existe interface browser, no router da MEO é via protocolo SMB 1.

Espero mesmo assim ter conseguido ajudar.