Skip to main content

Cobrança por equipamento de substituição

• October 28, 2025
  • 4 respostas
  • 68 visualizações

Em março deste ano comprei na loja Meo um Tablet Honor. 3 meses depois o ecran táctil do tablet deixou de responder.
Contactei a Meo para resolver o problema do tablet em garantia. Foi-me perguntado se pretendia um tablet de substituição enquanto o meu está em reparação ao qual aceitei (erro).
O tablet de substituição é um velho samsung. Ao iniciar o tablet pergunta se quer criar uma conta samsung - a qual declinei - passei a introduzir a minha conta Google.
Tempos depois o meu Honor está arranjado (nota: não está) e devolvi o samsung limpando todas as apps e contas google (como pedido pela Meo).
Dias depois a Meo liga-me a avisar que irão cobrar 77 euros (+IVA) porque existia uma conta samsung no tablet de empréstimo.
Esse dinheiro já foi cobrado.
Depois de investigar a tal conta fantasma descobri que a samsung cria a conta automáticamente usando a conta google - por isso não a vi quando limpei o tablet.
Parece-me tudo isto muito injusto, sem contar que o honor já foi uma segunda vez para reparação, veio exatamente na mesma e tenho agora como resultado um tablet em garantia que não funciona e menos 94 euros na conta.
Assim que acabar a minha fidelização (mais uns poucos meses) a meo pode dizer adeus á minha conta (não é ameaça, é garantia).

October 29, 2025

Obrigado pelas sugestões.

Já fiz reclamação no livro de reclamações, sei que não vai resolver nada.

A situação por mim está resolvida - comprei um tablet novo - não vou gastar mais 15 euros para virem buscar o tablet, ficar lá 1 mês para de novo voltar na mesma.
Quanto à preferencia nos serviços MEO: é só acabar a fidelização que irei mudar, felizmente falta pouco.
Nota: nunca me enviaram a fatura dos  77 euros + IVA, simplesmente retiraram o dinheiro da minha conta, o que quer dizer que terei que cancelar o debito direto. 

4 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • October 28, 2025

Olá ​@Jacinto1969 

Devia ter feito um factory reset ao tablet para evitar que ainda ficasse alguma conta ou apps.

Acerca da reparação do tablet, contacte o 16200 (consulte o tarifário) ou vá a uma Loja MEO.

• Autor
  • Principiante
  • October 29, 2025

Devia era ter comprado o tablet noutro sitio em que não cobram 94 euros por existir uma conta escondida num tablet antigo de empréstimo. Alem dos 15 euros por deslocação do estafeta para recolha do avariado (foram 2 deslocações) para este ficar exatamente na mesma.
Não compensa financeiramente, melhor assumir a perda e comprar um novo em outro sitio - o que já foi feito. 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Jacinto1969 

Tenho Imensa pena pela Situação!

Mas Aqui no Fórum somos Apenas Clientes, que Damos Dicas e Sugestões, e por isso não Conseguimos Fazer Nada Quanto a Situação, e a sua Reclamação aqui não chegará a MEO.

Mesmo que Você Devia ter feito uma Reposição de Fabrica, para Assim Apagar Tudo Totalmente no Tablet Substituição, tal como indicou a ​@ana_Paula, e Evitava o Enorme Custo Associado por ter Deixado Dados na Tablet

De qualquer modo, Acho Injusto, e Inaceitável, como Cliente, serem lhe Cobrados 77€ por isso (nem sequer tinha visto tal situação antes). Mas a MEO não devia cobrar esses valores por algo insignificante, e fácil de Resolver com uma Reposição de Dados (nem sei onde a MEO indica que pode cobrar esse valor por esse motivo)

A Reparação do seu Tablet devia ter Sido Efetuada pela Honor, e não pela MEO (podendo então acontecer mesmo se tivesse comprado o Tablet Honor em outra Loja). Mas se, Ainda para Mais, o mesmo foi para a Honor, e Voltou para Si com o Mesmo Problema, e sem que o Mesmo Ficasse Resolvido, acho Injusto ter de Pagar Novamente os Custos de Deslocação. E a Honor é que se devia Responsabilizar, por não ter Reparado o Equipamento Corretamente

Por Isso Tudo, Então, Suguiro que Faça uma Reclamação, mas para isso deve Usar as Vias para o Efeitos como Livro de Reclamações Online, ou Crie um Pedido e/ou Reclamação no seu myMEO >. Não sei se vai Resolver Muito, ou Alterar Algo. Mas assim nessas vias a sua Reclamação Chegará mesmo a MEO, e poderá Receber alguma Resposta da Empresa, e até Alguma Compensação.

Espero que no Fim Resolva a sua Situação, e Mantenha a sua Preferência nos Serviços MEO

• Autor
  • Principiante
  • October 29, 2025

Obrigado pelas sugestões.

Já fiz reclamação no livro de reclamações, sei que não vai resolver nada.

A situação por mim está resolvida - comprei um tablet novo - não vou gastar mais 15 euros para virem buscar o tablet, ficar lá 1 mês para de novo voltar na mesma.
Quanto à preferencia nos serviços MEO: é só acabar a fidelização que irei mudar, felizmente falta pouco.
Nota: nunca me enviaram a fatura dos  77 euros + IVA, simplesmente retiraram o dinheiro da minha conta, o que quer dizer que terei que cancelar o debito direto.