Resolvido

Wi-Fi com quebras constantes, trocam o router e está igual???

  • 20 June 2023
  • 16 respostas
  • 658 visualizações

Reputação 3
Crachá +3

Tenho uma situação super estranha e que não consigo sequer entender… Mas como o router da MEO não tem sequer uma coisa básica como um log precisava de ajuda. 

Desde há uma semana +/- o Wi-Fi começou a ter quebras de ligação a cada 15 ou 20 minutos. Tenho bastantes coisas a funcionar por Wifi, como os smartphones, duas Chromecast com GoogleTV que uso como boxes MEO, os portáteis, etc... pelo que isto está a causar todo o tipo de problemas. Por exemplo, neste momento ver um jogo de futebol na TV onde uso o chromecast com a imagem a cair a cada 15 minutos é super irritante. 

 

Ligado por cabo a ligação é 100% estável como sempre tinha sido ao longo de quase 10 anos.

 

O router é um Fibergateway dos originais, tentei reiniciar, reconfigurar, nada resolveu.

 

Liguei para a MEO, foram muito simpáticos e disseram que a solução era trocar o router o que me pareceu uma solução óbvia, fui a uma loja MEO, deixou o router antigo e trouxe outro que aparentemente é do mesmo modelo mas com uma caixa exterior mais redonda. E para meu espanto ligo o novo router e tenho a mesma avaria. 

Net por cabo, completamente estável, por Wi-Fi a cada 15 ou 20 minutos a ligação cai. Como é isto possível? O que poderei fazer para encontrar a causa porque obviamente a causa obvia que seria uma avaria do router não é.  

icon

Solução por RRebelo 23 June 2023, 01:48

Ver original

16 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Se for num prédio tem que trocar o canal Wi-Fi, deve estar num com demasiada gente .

E deve reiniciar todas as box , podem estar a ligar a 2.4 o que não é mt bom .

Reputação 7
Crachá +21

Se for num prédio tem que trocar o canal Wi-Fi, deve estar num com demasiada gente .

E deve reiniciar todas as box , podem estar a ligar a 2.4 o que não é mt bom .

 

Alem disto pode sempre verificar todos os equipamentos ligados por wifi, desligar 1 a 1 para ver se algum está a causar o problema, não seria caso unico a ter um equipamento a causar esse problema. Tem algum repetidor/switch/etc alem dos equipamentos “de uso”?

Reputação 3
Crachá +3

Tinha os canais em automático, que presumo seria uma opção para o router escolher os canais menos ocupados.

Mas seguindo o vosso conselho vou configurar manualmente a ver se resolve.

Embora tenha muitos aparelhos wi-fi é quase tudo coisas que se ligam e desligam: ChromeCasts, laptop, smartphones, smartwatch, Bimby, etc... E este problema acontece seja qual for a combinação de aparelhos ligados que tenha. As poucas coisas que ficam sempre ligadas estão por cabo.

E sim, moro num prédio, mas é um prédio pequeno, eu apanho 2 ou 3 redes no máximo além da minha, e não deixa de ser estranho morar aqui durante 9 anos e nunca ser um problema e agora do nada começa a correr mal. 

Mais estranho ainda é trocar o router por um novo em folha, que se esteve a configurar do zero e voltar a ter o mesmo problema, mas como ele foi buscar as configurações antigas pode ser mesmo alguma coisa no canal wi-fi que estava a ser usado.

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

então o problema não é do router...pelo descrito o que penso é que o router tem problemas com tanto trafego causado por tantos equipamentos...mais pelo trafego interno…cada vez mais o trafego é maior, os filmes maiores, etc...

 

talvez a solução sera ter um router privado...

Reputação 7
Crachá +22

O prédio é pequeno , mas a esse PDO estão ligados umas boas dezenas , mesmo prédios ao lado causam interferência.

E provavelmente tendo em conta o uso deva aumentar a velocidade contratada.

Já agora qual é?

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

problemas de wifi não se resolve com aumento de velocidade...

Reputação 7
Crachá +22

Quando lhe trocaram o router também lhe trocaram o transformador ou deixaram o antigo?

Reputação 3
Crachá +3

Trocar de canal não resolveu.

 

Foi tudo trocado, transformador e router.

 

A velocidade não deve ser o problema, tirando os ChromeCast é tudo coisas com consumos residuais e são as mesmas coisas que já tenho há muito tempo.

 

Vou ver se desligo mesmo tudo e ligar um de cada vez... Se não resolver a MEO tem que arranjar uma solução. O router está todo bloqueado tem que ser eles a perceber o que se passa.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

as coisas residuais, devem ter aumentado o trafego nos ultimos anos para o triplo...só a pagina da ABOLA consome o dobro de à 2 anos...mais fotos e maior qualidade nas mesmas...são coisas que não damos valor mas é um bom exemplo de o residual já não ser assim tão residual…

 

depois o trafego interno usado pela chomecast...um filme de 4Gb...envio de 4Gb para o router por wifi, que por sua vez envia esses mesmos 4GB para o chromecast...temos aqui um envio gigante de dados que o router pode não conseguir suportar por muito tempo...talvez os tais 15m e subreaquece e desliga...para mim isto faz imenso sentido...

Reputação 7
Crachá +22

Atenção que os consumos das nós já não são residuais como diz o @NeoPayne deixo aqui o meu exemplo e este é só de uma tv que está por Wi-Fi, as outras 6 estão por cabo de rede .

Se ligar mais tlms , mais pcs, mais outras pode aquecer e puff.

Por Wi-Fi tenho 2 pc que nunca estão em simultâneo, três tlms , essa tv , é o inversor dos painéis.

Tem que ver a sua instalação ou um router independente mas que pode dar conflitos ou um extensor da meo em outra divisão.

 

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

estou a falar do trafego interno...não de trafego de internet...são coisas muito diferentes.

Reputação 3
Crachá +3

Uma Bimby ou coisas do gênero têm consumos que são residuais, não deve chegar a 100mb por mês. E mesmo que gaste mais alguma coisa, não é nada do outro mundo. Não uso torrents nem nada do gênero que isso sim, às vezes com centenas de ligações simultâneas deixam os routers de rastos.

 

E quanto ao ChromeCast, um router que que aguentar o tráfego que aquilo gera. O problema não pode ser esse. Aquilo em FHD deve ter consumos de uns 5 a 10 mbps... 

 

Já agora, tinham perguntado e tenho 500/100 de velocidade.

Reputação 7
Crachá +22

Tem por aí outro router ou switch pelo meio ?

Reputação 3
Crachá +3

Penso que descobri o culpado.

 

A TV da cozinha, é uma TCL com funções básicas de Smart TV, funções essas que nunca uso porque tenho um dos ChromeCast nessa TV... Mas a TV estava ligada por Wi-Fi de qualquer maneira. 

 

Com o wi-fi da TV desligado desapareceram os cortes na ligação de rede. 

 

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

novidade...uma tv ligada por wifi a fazer problemas na wifi…

 

não deixa de ser estranho...como chegas-te a esse culpado?

Reputação 3
Crachá +3

boas

 

novidade...uma tv ligada por wifi a fazer problemas na wifi…

 

não deixa de ser estranho...como chegas-te a esse culpado?

 

Assim que falaram aqui que podia ser algum dispositivo a causar interferências pensei logo nesta TV porque na verdade ela já tinha alguns comportamentos erráticos há algum tempo. De vez em quando desliga ou liga sozinha, mas como não avaria de vez tem ficado.

 

Do tráfego não era de certeza porque eu desde que tenho o ChromeCast ligado à TV nunca mais usei como Smart TV, está ligada ao Wi-Fi mas aquilo deve gastar uns kb a pingar o servidor de actualizações da TCL, mais nada. O que é certo é que com o Wi-Fi desligado deixei de ter interferências.

 

Obrigado a todos os que com as vossas dicas me encaminharam até uma solução.

Responder