VOIP nómada totalmente funcional em FreePBX (Maio 2023)

  • 6 May 2023
  • 2 respostas
  • 323 visualizações

Boa noite,

 

Como utilizador MEO (algo insatisfeito, diga-se de passagem, visto que em pleno 2023 apenas tenho uma miserável ADSL na minha residência), depois de muita pesquisa no fórum e de vários posts sem resposta definitiva, depois de várias horas de tentativas para colocar em funcionamento o envio e receção de chamadas numa FreePBX com um número SIP nómada da MEO (+351302xxxxxx), finalmente consegui fazer a configuração de forma funcional tanto para efetuar como receber chamadas, está a funcionar há várias horas e até ver tudo OK.

A configuração de routes não está incluída no âmbito deste guia. Naturalmente não me responsabilizo por qualquer efeito/consequência proveniente desta configuração, apenas pretendo partilhar a minha experiência dada a quantidade de outros clientes sem resposta sobre este assunto, e na esperança de poupar algumas horas de pesquisa/testes aos restantes users.

 


 

Nota necessária para funcionamento incoming (o outgoing funciona bem sem esta parametrização). Fica ao critério de cada um as implicações desta alteração:

→ No menu "Settings" - "Asterisk SIP Settings", ativar as opções "Allow Anonymous Inbound SIP Calls" e "Allow SIP Guests", bem como ativar os codecs "alaw" e "ulaw".

 


 

CONFIGURAÇÃO DA TRUNK:

 

Tentei configurar uma trunk chan_pjsip mas sem sucesso, a única forma funcional que identifiquei é através de uma chan_sip.

 

Na configuração da referida trunk, deixei as parametrizações tal e qual estão de origem na criação de uma nova trunk, os únicos parâmetros que alterei são os que seguem abaixo, alterem consoante os vossos dados:

 

Separador “General” → campo “Trunk Name”:     um qualquer à vossa escolha

 

Separador “General” → campo “Outbound CallerID”:      +351302xxxxxx

 

Separador “sip Settings” → sub-menu “Outgoing”→ campo “Trunk Name”:     um qualquer à vossa escolha

 

Separador “sip Settings” → sub-menu “Outgoing”→ campo “PEER Details”:

username=+351302xxxxxx
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=(a vossa password)
registername=+351302xxxxxx
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt:5070
insecure=port,invite
host=sip.sapo.pt
fromuser=+351302xxxxxx
fromdomain=sip.sapo.pt
from=+351302xxxxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+351302xxxxxx
allow=ulaw&alaw

 

Separador “sip Settings” → sub-menu “Incoming”→ campo “Register String”:

+351302xxxxxx@sip.sapo.pt:(a vossa password):+351302xxxxxx@proxy.sip.sapo.pt:5070/+351302xxxxxx

 

 

Reiniciar a FreePBX no final (obrigatório, algumas configurações apenas funcionaram após reboot, não é defeito, é feitio!).

 

 

Se tiverem alguma sugestão a nível da configuração/optimização, agradeço feedback!


2 respostas

UPDATE:

 

Caso ocorram quebras na ligação trunk, experimentem alterar o endereço proxy para “proxy.ims.iptv.telecom.pt” tanto nos menus “Outgoing” como “Incoming”.

Viva, 

Consigo receber e realizar chamadas, mas ao fim de algum tempo a ligação quebra.

       Registration for ‘xxxxxxxxx’ timed out, trying again

Conseguiu resolver essas quebras? 

Eu nem com o proxy.sip.sapo.pt nem com o proxy.ims.iptv.telecom.pt, apenas funciona durante algum tempo, depois vai abaixo. 

Caso alguém tenha conseguido resolver, agradeço feedback..

Desde já o meu muito obrigado.

MAAF

 

Responder