Resolvido

Usar tplink MC220L Gigabit Ethernet Media Converter para converter sinal de fibra para router Huawei AX3 e remover o router fibregateway

  • 24 February 2022
  • 9 respostas
  • 432 visualizações

Crachá +1

Boa tarde.
O meu problema é que tenho 3 Roteadores Huawei AX3 e quero montar uma malha.
Quero remover o router Fibregateway (gr241ag) porque é antigo e inútil. 
Posso usar um TP-Link MC220L Gigabit Ethernet Media Converter para converter o sinal de Fibra para rj45 e depois para a minha porta AX3 Wan?
Precisaria eu de detalhes PPOE ou algum tipo de detalhes para autenticação com o Meo? 

icon

Solução por mfgc 24 February 2022, 21:08

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

9 respostas

Reputação 5
Crachá +15

Boa tarde.
O meu problema é que tenho 3 Roteadores Huawei AX3 e quero montar uma malha.
Quero remover o router Fibregateway (gr241ag) porque é antigo e inútil. 
Posso usar um TP-Link MC220L Gigabit Ethernet Media Converter para converter o sinal de Fibra para rj45 e depois para a minha porta AX3 Wan?
Precisaria eu de detalhes PPOE ou algum tipo de detalhes para autenticação com o Meo? 

Boas, 

 

         Ñão é possivel remover o fibergateway, o que podes fazer é meter o fibergateway em Bridge , e desligas o wifi do fiber , e ligar o router novo na porta 4 do fibergateway, o equipamento que se liga à fibra tem que ser sempre fornecido pela MEO. Em alternativa podes solicitar à MEO que te substitua o fibergateway por um ONT dos antigos separados do router.

Reputação 7
Crachá +23

O router Fibergateway é Router e ONT ao mesmo tempo, retirando vc ficará sem ONT (que é fundamental) poderá pedir. Pessoalmente tenho um asus ligado diretamente ao ONT (isso porque abdico de usar telefone voip da fibra e TV vejo pela Apple TV). 

Ligar um router proprio ao ONT tem uma configuração demasiado básica e simples (não tem nada de PPOE, isso é da pre história). A autenticação do seu serviço é por geo localização / line ID do serviço (ONT devidamente registado fará a autenticação).

Crachá

O router Fibergateway é Router e ONT ao mesmo tempo, retirando vc ficará sem ONT (que é fundamental) poderá pedir. Pessoalmente tenho um asus ligado diretamente ao ONT (isso porque abdico de usar telefone voip da fibra e TV vejo pela Apple TV). 

Ligar um router proprio ao ONT tem uma configuração demasiado básica e simples (não tem nada de PPOE, isso é da pre história). A autenticação do seu serviço é por geo localização / line ID do serviço (ONT devidamente registado fará a autenticação).

Sendo que não é necessário qualquer configuração mais especifica posso utilizar este router para substituir o da Meo de forma definitiva ou isso apenas é possível com routers ASUS?

O router que estou a pensar montar é este : https://www.mi.com/global/product/mi-router-ax9000/

 

O router que tenho é TG789vac v2

Crachá +1

Actualmente tenho o fibregateway em modo ponte, mas não gosto dele.
Também, para não esquecer, com o fibregateway, permite que todos os clientes Meo se liguem ao wireless e usem o interet... não posso desligar isso.
Não utilizo o telefone ou a caixa de TV, pois só vejo netflix, etc.

Como faço para que o meu Router seja ligado ao ONT ?
Router --»Media Converter --»Cabo de fibra ? 

Preciso de telefonar para o apoio técnico MEO para dar o endereço MAC ou algo do género?

Crachá

Actualmente tenho o fibregateway em modo ponte, mas não gosto dele.
Também, para não esquecer, com o fibregateway, permite que todos os clientes Meo se liguem ao wireless e usem o interet... não posso desligar isso.
Não utilizo o telefone ou a caixa de TV, pois só vejo netflix, etc.

Como faço para que o meu Router seja ligado ao ONT ?
Router --»Media Converter --»Cabo de fibra ? 

Preciso de telefonar para o apoio técnico MEO para dar o endereço MAC ou algo do género?

Existem routers da ASUS  mais antigos que tem o perfil da MEO no próprio router e essas permite ligação direta ao ont

Mas esses routers já não se vendem novo 

Eu no meu router da MEO desativei a visibilidade do MEO Free Wi-Fi e assim não se ligam á rede mas como estou com problemas na rede estou a ponderar trocar pelos Xiaomi 

Crachá +1

O meu AX3 tem a função de clonar MAC no Porto WAN e também criar VLAN
Conheço alguns ISP que fornecem fibra que se pode ligar através da definição de MAC, bem como de certas VLAN.
Não estou interessado em obter outro router, já tenho 3 AX3ś em Mesh, por isso só quero ver-me livre do fibregateway.
 

Crachá

O meu AX3 tem a função de clonar MAC no Porto WAN e também criar VLAN
Conheço alguns ISP que fornecem fibra que se pode ligar através da definição de MAC, bem como de certas VLAN.
Não estou interessado em obter outro router, já tenho 3 AX3ś em Mesh, por isso só quero ver-me livre do fibregateway.
 

Eu não tenho, os dois que tive da ASUS era usados mas acabaram por avariar e e neste momento só tenho mesmo o da MEO. 

Como estou a planear montar uma rede mesh estou numa de arriscar com os routers da Xiaomi porque em preços qualidade não os acho mal mas tenho receio de não conseguir eliminar definitivamente o da MEO 

Actualmente tenho o fibregateway em modo ponte, mas não gosto dele.
Também, para não esquecer, com o fibregateway, permite que todos os clientes Meo se liguem ao wireless e usem o interet... não posso desligar isso.
Não utilizo o telefone ou a caixa de TV, pois só vejo netflix, etc.

Como faço para que o meu Router seja ligado ao ONT ?
Router --»Media Converter --»Cabo de fibra ? 

Preciso de telefonar para o apoio técnico MEO para dar o endereço MAC ou algo do género?

I hope there are english speakers here.
I’m exactly at that point but with MC200CM media converter.

I tried the connetion Fiber cable → Media converter → RJ45 Router but it does not work.

Anyone know show to setup this (or similar without fibregateway router) configuration?

Crachá +1

Actualmente tenho o fibregateway em modo ponte, mas não gosto dele.
Também, para não esquecer, com o fibregateway, permite que todos os clientes Meo se liguem ao wireless e usem o interet... não posso desligar isso.
Não utilizo o telefone ou a caixa de TV, pois só vejo netflix, etc.

Como faço para que o meu Router seja ligado ao ONT ?
Router --»Media Converter --»Cabo de fibra ? 

Preciso de telefonar para o apoio técnico MEO para dar o endereço MAC ou algo do género?

I hope there are english speakers here.
I’m exactly at that point but with MC200CM media converter.

I tried the connetion Fiber cable → Media converter → RJ45 Router but it does not work.

Anyone know show to setup this (or similar without fibregateway router) configuration?

Yeah, thats what i want to do as setup, but havent bought the media converter  yet. 

Need to know it will work before i spend money on it.  Might go to Mbit in Castelo Branco and chat with the guys there, they generally know whats cooking.