Resolvido

Trocar Thomson TG784 por Asus RT AC51U

  • 26 January 2016
  • 57 respostas
  • 7985 visualizações

Boa tarde Exmos(as)

Tenho meo fibra e gostaria de trocar por completo o router Thomson TG784 por um Asus AC51U, ou seja, abolir o router Thomson.
O que se passa é que não consigo obter ip externo da meo.
Já experimentei por DHCP, PPoE e não tenho net.

Colocar o MAC do router thomson e nada.
Ou estou a fazer alguma coisa mal (que é bem possivel) ou terei a porta WAN avariada?

 

Desde já um muito obrigado pela atenção.
Atentamente 
Satri
icon

Solução por xptopt 27 January 2016, 22:29

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

57 respostas

O meu é fibra, eu nao tenho o router thomson ligado, o router Asus está ligado diretamente à box.
Crachá +1
o meu tb é fibra
Reputação 1
Crachá +5
Não me vou alongar muito, e nem é preciso... basta que pesquisem e logo chegam à mesma conclusão.


A MEO usa o router em questão por alguma razão é... as configurações mudam em fibra ou em adsl, mas sempre com o Thompson.


Já viram a quantidade de routers que andam no mercado? Sempre que houvesse um problema na receção da imagem ou na internet, teria que ter os interfaces de todos os routers para que remotamente pudessem desbloquear a situação. Já imaginaram?


 
Crachá +1
isso significa que a box da tv só funciona em condições se receber um cabo ethernet diretamente do thomsom? 
Reputação 1
Crachá +5
Por exemplo... 


Tens explicações em vários sites que indicam como fazer isso.
Crachá +1
 

Li com mais atenção o que foi escrito aqui e entendi que, de facto, a BOX meo só funciona com um cabo que venha diretamente do Thomson. Para dar a volta a isto, há tuturiais na internet e é isso que se estavam a referir quando aconselharam a instalar um custom firmware no ASUS. Entendi corretamente?

 Aparentemente este é o tuturial para o firmware do meu thomson 10.2.1.L  confirmam que é este o tuturial mais recente?

 

Nota: Aproveito para dizer que esta limitação das boxes/thomson não é assim tao óbvio. Apenas depois saber é que se encontram soluções. Eu considerei comprar um novo router para ligar a box meo, ainda bem que pesquisei antes de o fazer...

Nota2: este é o meu unico problema com o Thomson. Nao tenho outros problemas como já li.

 

Já agora aproveito para partilhar esta aberração que os técnicos da MEO fizeram:

Galeria

Não entendo o propósito. O cabo em questão segue para a parede, e não sei para que divisão vai, nem que "tratamento" recebe (será que é splitado novamente noutro local?

Os mais entendidos, acham que é razão para chamar o técnico? é que também não tenho sinal de TV na sala (sem box)..

obg

 

edit: várias coisas.
Reputação 1
Crachá +5
Há pessoas que ALEGAM conseguir colocar routers a funcionar com o serviço meo... Eu tentei colocar, num serviço ADSL, um Asus DSL-51AC. É como um router RT-51AC mas a receber a ADSL. Havia algo que falhava, ou a imagem tinha paragens ou a net inexistente. Ligar para o apoio, fora de questão. Por isso segui alguns tutoriais sobre usar em conjunto o Thompson e o Asus. Nada de usar outros firmwares. De salientar que tive um Draytek com firmwares da PT, próprio deles, e nem assim queriam resolver. Irredutíveis neste assunto. Ou era Thompson ou não era. Mas ja agora troca do router deve se a que motivo?
Crachá +1
com isso queres dizer que o link do tuturial que pus pode não funcionar?

 

Ver esquema anexo.

 

Eu preciso de colocar um 2º router no quarto onde tem a box MEO. Mas nesse quarto só sai 1 cabo ethernet da parede (vindo do thomson).

 

e comentários ao cabo splitado?

 

obg
Reputação 1
Crachá +5
Um cabo dá 2 saídas.
Máneli escreveu:
Há pessoas que ALEGAM conseguir colocar routers a funcionar com o serviço meo... Eu tentei colocar, num serviço ADSL, um Asus DSL-51AC. É como um router RT-51AC mas a receber a ADSL. Havia algo que falhava, ou a imagem tinha paragens ou a net inexistente. Ligar para o apoio, fora de questão. Por isso segui alguns tutoriais sobre usar em conjunto o Thompson e o Asus. Nada de usar outros firmwares. De salientar que tive um Draytek com firmwares da PT, próprio deles, e nem assim queriam resolver. Irredutíveis neste assunto. Ou era Thompson ou não era. Mas ja agora troca do router deve se a que motivo?


Máneli: Não são pessoas, é a ASUS que "ALEGA". Se tens problemas com a tua ligação fala com o suporte técnico deles que eles ajudam-te. Tens é de usar um modelo de router que eles digam que funciona com o meo.


 


http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html


 


 
Reputação 1
Crachá +5
Eu tive problemas, e eu falei com técnico da Asus e ele NÃO me ajudou, porque, o problema era da Meo, segundo ele. Aliás, até frisei que compra-se material de qualidade, mas depois, no pós venda é fácil dizer que a culpa é de terceiros. Para além do mais, o meu router DSL 55 nada tem a haver com os RT. Mas mais, coloca um router da Asus e depois liga para a meo a dizer que tens problemas e logo verás o que te respondem.
Crachá +1
http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html

um firmware especifico para ser utilizado pelo meo? que coisa estranha

Alguem pode clarificar exatamente que configurações são feitas nesse perfil meo?

Vou esperimentar isso...

 
Reputação 1
Crachá +5
Isso mesmo. Experimenta e dá feedback
Crachá +1
Esperimentei e não funcionou à primeira. mas funcionou quando eu desabilitei o servidor DHCP no Asus. Falta este passo no tuturial do site da asus.

Feito isso, a tv já funcionou no quarto. Mas nem tudo sao rosas, deixei de ter internet na sala, ainda nao sei pq. Ainda tenho que investigar.
Reputação 1
Crachá +5
Se atribuíres uma gama diferente de IP ao ASUS, por exemplo 192.168.100.1 com gateway 192.168.1.254 é possível que não tenhas problemas
Crachá +1
OK, limitei os ips do DHCP no asus e agora tudo ok na sala. Portanto tenho rede internet em toda a casa.


 


Tenho um ultimo problema... nao consigo aceder ao router da meo (e dispositivos lá ligados) a partir de dispositivos ligados ao router Asus... nao respondem a pings, nada.


alguma ideia?...


 
RMMR escreveu:

Boas,


Eu também tenho um AC51U há alguns meses e a unica coias a apontar é que, estando as boxes da sala e do quarto ligadas ao router meo e este ligado à LAN4 do router ASUS, funciona tudo bem. Se ligar as boxes directamente ao router da ASUS (de forma a eliminar o router da meo), quando ligo uma delas para ver TV fico sem wireless. Desligo a TV e volto a ficar com wireless!!!!!


 


Alguém tem ideia do que se possa estar a passar?



Sei que o tópico já é um pouco antigo, mas como comprei recentemente um RT-AC51U e também tinha este problema (Meobox ligada ficava sem net), procurei forma de resolver a situação mantendo apenas o Asus a funcionar (o thomson está arrumado).


 


Experimentei vários firmwares da Asus e esta situação mantia-se sempre. Instalei o firmware Padavan (Padavan RT-AC51U) e resolvi todos os problemas.


Para configuração apenas tive de colocar a VLAN 12 para IPTV e Internet.


Já consigo ter a Meobox ligada sem que fique sem Internet.


Como uso também VPN Server no router, gostei das configs adicionais que este firmware traz, como por exemplo a opção dos clientes VPN terem uma gama de IPs independente ou mesmo definir se os clientes VPN têm acesso à rede interna ou apenas à internet.


 


Espero que esta dica possa ajudar.


 


Cumps
De referir ainda que apenas ficava sem internet quando a meobox usava multicast (TV em direto), se usasse unicast (gravações automaticas ou videoclube) a situação não acontecia.


Parece-me então que será um bug nas configs de multicast do firmware da Asus


@@xptopt achas que consegues fazer alguns testes em conjunto com a Asus?


 


Cumps
Bom dia a todos,

Também comprei um router destes (RT-AC51) com o intuito de eliminar por completo o router da meo, mas acontece-me o mesmo que os outros users, ou seja, com a meo box desligada, a rede wireless funciona, com a box ligada não tenho rede wireless em nenhum dispositivo.

Vi que o @@kid conseguiu resolver este problema. Se poderes por os passos que seguiste, porque sinceramente não estou a conseguir de maneira nenhuma.

Acham que pode ser algum bug no firmware da Asus?
Boa tarde, pessoal é normal com este router nao conseguir ver as gravações da box?

 

Tem alguma configuração para melhorar a rede wireless? 

 

Cumprimentos 
Olá a todos, bom dia.

 

Também comprei um router Asus RT-AC51U com o intuito de deixar de ter o router da MEO (para ver se passo a ter melhor sinal Wireless em toda a casa) mas estou com o problema se se ligo a BOX deixo de ter Wireless.

 

Depois de ler este (e outros) tópico fico confuso sobre qual a melhor solução...

 

- Instalar o firmware que o kid sugere (e onde fazer isto: "Para configuração apenas tive de colocar a VLAN 12 para IPTV e Internet."?)?

- Instalar o firmware que está neste link: https://www.asus.com/pt/Networking/RTAC51U/HelpDesk_Download/

- Fazer o que está descrito neste post: https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/ligar-TG789vac-v2-a-router-asus-rt-ac51u/td-p/116826 ?

- Outra solução (mais atualizada)?

 

Obrigado desde já pela vossa ajuda :)

 
Ja instalei o firmware Padavan mas fico sem conseguir ver TV na box... Onde devo fazer isto: Para configuração apenas tive de colocar a VLAN 12 para IPTV e Internet."?

 

Obrigado 🙂
Bom dia caro pedrogcosta, ja resolveu o seu problema?
Boa tarde,

 

Infelizmente ainda não, será que alguém pode ajudar?

 

Obrigado!
Bom dia ja colocou o firmware do Padavan?

 

deixo aqui o lnk

 

https://bitbucket.org/padavan/rt-n56u/downloads/