Skip to main content
Pergunta

Sinal de internet

  • November 7, 2025
  • 16 respostas
  • 182 visualizações

Forum|alt.badge.img

Exmos. Senhores,

Renovei recentemente o meu contrato MEO, tendo subscrito um serviço de internet com velocidade anunciada de 1Gbps. No entanto, após realizar medições regulares de velocidade, verifiquei que o sinal recebido não corresponde ao contratado, não atingindo sequer os 100Mbps na maioria das vezes.

Adicionalmente, informo que estou atualmente a trabalhar a aproximadamente 15 metros do router, o que não justifica por si só a diferença tão significativa de velocidade, tendo em conta o serviço contratado.

Esta situação está a causar transtornos, dado que não posso usufruir do serviço conforme as condições acordadas. Solicito a vossa intervenção urgente para averiguar este problema e garantir que o serviço prestado esteja de acordo com as especificações contratadas.

Agradeço a vossa atenção e fico a aguardar uma resposta breve.

Com os melhores cumprimentos,
Valdemar Silva

 

 

16 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 7, 2025

Olá ​@valdas1974 

Está a fazer o teste por WiFi? O MEO só garante velocidades por cabo, mas mesmo assim algumas boas práticas para melhorar a velocidade WiFi nos seus equipamentos é evitar obstáculos, ligar à rede 5Ghz se estiver perto do router para maiores velocidades de download e upload, etc...


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • November 7, 2025

Por meio de cabo Ethernet, consigo obter até o dobro do alcance da rede Wi-Fi.

 

 


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 7, 2025

Na sua área de cliente my MEO aparece que velocidade? Se aparecer 1Gbps pergunto o seguinte:

Esse teste é feito com um cabo Cat5e ou superior? Já experimentou com a app da Ookla, o Speedtest ou então o SpeedTest CLI?


Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@valdas1974 

Qual é o seu Router? É um FiberGateway, ou um ONT + Router Antigo?

Qual a Velocidade Contratada que tinha Anteriormente Quando é que Atualizou, Negociou, para Aumentar a Velocidade para 1Gbps? Se Verificar na app myMEO em Serviços > Net Fixa aparece 1Gbps?


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • November 7, 2025

Sim, trata-se de um cabo Cat5e. Sim, já experimentei a app da Ookla e o Speedtest para medir a velocidade da internet. O router utilizado é um FiberGateway.

Anteriormente, a velocidade contratada era de 500 Mbps. Atualmente, conforme negociação realizada em 18/08/2025, na app a conexão de internet fixa aparece como 1 Gbps.


Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@valdas1974 

Se Experimentar com outro Equipamento, (Como por Exemplo Usando o seu Telemóvel, de Preferência no Wi-Fi 5Ghz) Também só consegue essas Velocidades entre 40Mbps e 100Mbps?

Pois o seu Computador pode estar, por algum motivo como por alguma Definição, a Limitar a Velocidade da Internet a 100Mbps


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • November 8, 2025

Testei com o meu telemóvel e a velocidade é de aproximadamente 400 mbps.

Experimentei com um outro PC e a velocidade é idêntica ao meu, ou seja, aproximadamente 100 mbps.

Penso que o problema reside na placa de rede do PC, a qual não permite velocidades acima dos 100 mbps. 


  • November 8, 2025

@valdas1974 
2 PC com o mesmo valor de 100 Mbps pode ser problema do cabo “fichas”
 


Gostaria de saber como ligou o cabo ao PC? 
Boa noite
 


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 8, 2025

Olá ​@valdas1974 

Deve ser a placa de rede que é apenas Fast Ethernet. Não consegue experimentar noutro computador com uma placa GbE?


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • November 9, 2025

@valdas1974 
2 PC com o mesmo valor de 100 Mbps pode ser problema do cabo “fichas”
 


Gostaria de saber como ligou o cabo ao PC? 
Boa noite
 

Liguei através de tomada rj45.


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • November 9, 2025

Olá ​@valdas1974 

Deve ser a placa de rede que é apenas Fast Ethernet. Não consegue experimentar noutro computador com uma placa GbE?

Infelizmente não. E se ligar através de adaptador de rede ethernet gigabit?


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 9, 2025

Olá ​@valdas1974 

Sim, experimente ligar através de um adaptador GbE.


Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@valdas1974 

Como o seu Telemóvel Consegue Estrair Maiores Velocidades (400Mbps), Acredito Mesmo que o Problema seja no seu Computador, e o mesmo esteja a Limitar a Velocidade a 100Mbps.

Além do que indicou, e Sugeriu a ​@ana_Paula, anteriormente. Suguiro que Verifique Também se tem o seu Computador Atualizado com as Última Versões Mais Recentes Disponíveis, do S.O, da BIOS e de Todos os Drivers, Principalmente o Driver da sua Placa de Internet.

Se Ajudar, Pode também Pesquisar na Internet (no Google, p.e.) sobre Limitação da Internet a 100Mbps em PC's. Pois irá aparecer varias Pessoas com o Mesmo Problema e Também várias Dicas para Resolver esse Tipo de Problemas.

Qualquer Coisa, nós Aqui Também Deveremos estar Disponíveis para dar mais Dicas e Sugestões, para Ajudar a Resolver o seu Problema 


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • November 11, 2025

Boa tarde,

Testei através de um adaptador GbE ligado por cabo CAT.6 diretamente ao router e consegui velocidades próximas de 350 Mbps. No entanto, quando ligo o mesmo cabo a uma tomada RJ45, não consigo obter ligação. Será que a tomada está limitada a 100 Mbps?

Obrigado


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 11, 2025

Olá ​@valdas1974 

Pode ser da tomada. Consegue experimentar diretamente conectado ao router nas portas LAN?


Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • November 11, 2025

Já fiz esse teste. Liguei a uma porta LAN do router e consegui ter velocidades de 350 mbps.