Skip to main content
Solução

Router router technicolocor TG789 vac v2

• August 11, 2025
  • 19 respostas
  • 164 visualizações

Forum|alt.badge.img

Boa tarde, 

Tenho um router dos antigos, e mudei de contrato para 1Gb, não estou nem perto dos gigas contratados (+/- 300 mb em WiFi).

A minha questão é, é preferível pedir o fiberway a eles pagando mais por isso, ou aproveitar o ONT (acho que é assim que se escreve), separado e comprar um router para ligar directo? A pensar comprar um TP link Archer AX58. WI-FI 6 em casa tenho o portátil e os telemóveis, pelo que acho que já compensa.

Obrigado 

Solução por ana_Paula

Olá ​@André Serralheiro 

Basta ligar um cabo de rede da ONT na porta WAN do seu router e depois configurar na página do router como Dynamic IP, se suportar também pode definir a opção "MEO" no IPTV se utilizar boxes mediaroom (as mais antigas).

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

19 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 11, 2025

Olá ​@André Serralheiro 

A MEO tem substituído os routers + ONT pelos Fibergateway. Se quiser utilizar o seu próprio router sugiro que continue com a ONT já que não é possível pedir troca para ONT quem já tem o Fibergateway.

Forum|alt.badge.img

Existe algum setup necessário ou é só ligar o router ao ont? Não tenho telefone fixo, que acho que é a única coisa que perco.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • Solução
  • August 11, 2025

Olá ​@André Serralheiro 

Basta ligar um cabo de rede da ONT na porta WAN do seu router e depois configurar na página do router como Dynamic IP, se suportar também pode definir a opção "MEO" no IPTV se utilizar boxes mediaroom (as mais antigas).

Forum|alt.badge.img

Obrigado 

Forum|alt.badge.img

Hmm, liguei o router diretamente 

, mas não está a conseguir internet..

O ONT é este: 

Já desliguei e liguei algumas vezes mas sem sucesso 

Alguma sugestão?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 12, 2025

O ONT da foto está desligado.

Se já tiver ligado o ONT, com o cabo de rede da porta Ethernet do ONT para a porta WAN do seu router e configurou o router para dynamic ip devia funcionar.

Forum|alt.badge.img

Esta desligado apenas na foto 😅, não era assim tão mau 😂. 

Forum|alt.badge.img

Estou fora agora, tiro imagem das ligações e configurações quando chegar a casa. Obrigado pelo suporte 

Forum|alt.badge.img
Fotos de tudo ligado 

O ONT não se nota na foto mas tem o 4 led a piscar 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 12, 2025

Os cabos estão bem encaixados? Ouviu o click ao ligar os cabos?

Se sim, experimente fazer um reset ao Router, aceder ao WiFi padrão do Router e configurá-lo novamente.

Forum|alt.badge.img

Tudo ligado correctamente, voltei a colocar o outro router e tive sucesso... Será algo bloqueado do lado da MEO?

Forum|alt.badge.img

Assim consigo NET, mas não era o objetivo 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 12, 2025

Também deveria funcionar diretamente com a ONT. Ao configurar o TP Link seguiu todos os passos e colocou IP Dinâmico ou Dynamic IP?

Forum|alt.badge.img

Sim, tudo como dito.

Será necessário alguma coisa de IPTV ou Mac?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 12, 2025

O IPTV não influencia ter ou não conexão á Internet. Experimente configurar mais uma vez o TP Link, mas em vez de IP Dinâmico coloque para detectar automaticamente. Se não funcionar terá de utilizar o router da MEO antes do seu TP Link.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • August 13, 2025

boas

@ana_Paula infomrações completamente erradas…

@André Serralheiro só é possivel ligar um router externo em modo bridge...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 13, 2025

@NeoPayne 

O user tem uma ONT, é possível ligar outro router diretamente á ONT sem ser preciso do router MEO em bridge.

Já tive um TP Link ligado à ONT e funcionou.

velias
Forum|alt.badge.img+2
  • Dinamizador Júnior
  • August 13, 2025

@André Serralheiro 

Claro que dá para ligar o ONT com router nosso, isto é se ele já estiver autenticado na rede Meo, já o fiz a algum tempo atrás, mas com um Asus. Segue este tutorial que é para o asus, mas no tp link não deve diferir muito “hxxps://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html” (sbstitui os xx por tt”. O segredo também está no iptv, têm que estar configurado certinho.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • August 13, 2025

boas

@ana_Paula funcionou porque teve de ser configurado...não é só ligar e já esta...