Skip to main content

Router GR241AG reinicia automaticamente 1 a 2 vezes por dia

  • June 27, 2025
  • 1 resposta
  • 117 visualizações

Forum|alt.badge.img

Sou cliente novo da MEO e tenho internet fixa por fibra com o seguinte router:

Modelo: Fiber Gateway GR241AG
Versão de Hardware: ONTRGW1405A028
Versão de Software: 3RGW040E00r020

Notei que o router reinicia automaticamente 1 a 2 vezes por dia, algo que é possível confirmar entrando no router por Telnet e executando o comando debug/reboot-cause:

As causas do reinício automático são o “Watchdog-smd” e o “Watchdog-mdmLock”.

Segundo o ChatGPT, o “Watchdog” é um mecanismo de segurança que reinicia automaticamente o router se algum componente deixar de responder, evitando bloqueios prolongados no sistema.

O “Watchdog-mdmLock” indica que o sistema detetou um bloqueio ou falha de resposta na comunicação com o modem interno (normalmente o módulo de fibra óptica). Para evitar que o router fique bloqueado, o watchdog força um reinício automático.

Já o “Watchdog-smd” refere-se a uma falha no canal de comunicação entre o processador principal do router e o modem (via driver SMD – Shared Memory Device). Quando essa ligação falha ou bloqueia, o watchdog reinicia o equipamento.

Também encontrei duas pessoas que reportam o mesmo problema (aqui e aqui).

Agora, ter um mecanismo que reinicia o router automaticamente em caso de bloqueio é um mal menor, mas reiniciar várias vezes por dia, todos os dias, torna-se chato para quem está a utilizar a internet.

Peço então à Altice/MEO que melhore o seu hardware/firmware/software para corrigir estes problemas.

Mais alguém com o mesmo problema? Deixa o teu comentário com a tua experiência.

June 27, 2025

Olá ​@nunoarruda 

Não devia acontecer.

Sugiro que contacte o Apoip Técnico 16209 (consulte o tarifário) para pedir a substituição do Router.

1 resposta

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 27, 2025

Olá ​@nunoarruda 

Não devia acontecer.

Sugiro que contacte o Apoip Técnico 16209 (consulte o tarifário) para pedir a substituição do Router.