Pergunta

Rede Guest com falha de segurança!

  • 5 October 2023
  • 3 respostas
  • 97 visualizações

Crachá

Acabo de me deparar com uma situação que no meu entender é uma gravíssima falha de segurança.

 

No novo fibergateway (desconheço se também acontece no anterior)  os dispositivos ligados na rede guest conseguem comunicar com as máquinas ligadas na outra rede e em outra subnet.


No meu entender isto é uma falha de segurança Muitíssimo grave! Em situação alguma um IP de rede guest poderia comunicar com um IP da rede doméstica. 
 

A título de exemplo tenho um servidor de ficheiros no 192.168.1.10 ligado por cabo no router com gateway 192.168.1.254.

Eu ao fornecer a minha rede guest a um convidado assumo por definição de “guest” que se o PC dele num SSID diferente com gateway e subnet diferente, nunca seria capaz de aceder ao meu servidor privado.

GRAVE, o PC do convidado na guest wireless com ip 192.168.4.20 e gateway 192.168.4.254

consegue perfeitamente pingar e aceder a qualquer IP da gama 192.168.1.x e portanto o meu convidado que eu julguei segregado da minha rede doméstica e protegida, está ligado na minha guest e na verdade capaz de fazer exatamente a mesma coisa que se estivesse na minha rede “privada”.


Julgo que a definição de rede Guest assumida por um cliente é que desta forma está SEGURO e não apenas uma questão de password.

É muito grave porque essa mensagem é transmitida e NÃO HÁ qualquer segurança adicional em usar a rede guest e uma falha MUITO GRAVE de segurança, no meu entender as duas NUNCA deveriam poder falar entre si e a fibergateway está a permitir!!

 

 

 


3 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Isso é grave , já contatou o apoio técnico a ver o que dizem ?

Crachá

Sem resolução ainda. Não compreendi se seria um problema exclusivo deste novo modelo.

No entanto é muito estranho com tantos testes antes de um produto sair e ninguém reparou que as duas redes na verdade tem routing entre si…

Crachá

Notei esse comportamento há uns meses logo na instalação e pensei que fosse algum detalhe que eu deixe escapar na altura. Porém confirmo agora que é sim uma falha no firmware do router.

Se uma vulnerabilidade tão grosseira como essa passou despercebida pelos testes da Meonão quero nem imaginar o que ainda pode ser descoberto.

 

E um firmware update? Quando teremos? Ou vou ter de ficar pelos próximos 2 anos da fidelização com um router bugado?

Responder