Skip to main content
Resolvido

Reclamação Relativa à Cobrança de Roaming

• 27 de janeiro de 2025
  • 6 respostas
  • 189 visualizações

Exmos. Senhores,

No dia 5 de dezembro, viajei para a Suíça e, dois minutos antes da aterragem do voo, recebi uma SMS às 20:21 com a seguinte indicação: "ROAMING no Espaço Económico Europeu, como em Portugal… internet móvel de acordo com o seu tarifário em Portugal."

Esta mensagem induziu-me em erro, levando-me a ativar os dados móveis por breves momentos (entre 20:31 e 20:36), com o objetivo de enviar uma WhatsApp ao meu irmão, que me aguardava no aeroporto.

Contudo, logo às 20:38, recebi outra SMS com o tarifário aplicado, que indicava um custo de 0,027€/100KB. Minutos depois, às 20:53, recebi uma nova mensagem informando que tinha atingido o valor máximo de 50€ + IVA em consumo de roaming.

É inconcebível que, em tão curto espaço de tempo, tenha sido atingido um valor tão elevado, especialmente considerando que a mensagem inicial (às 20:21) induzia que o tarifário seria idêntico ao de Portugal. Esta comunicação foi claramente enganadora.

Além disso, comparando com um amigo que viajou comigo nas mesmas circunstâncias, mas com outra operadora, ele apenas atingiu o limite de roaming após um dia e meio de utilização, o que reforça a discrepância e a desproporcionalidade da vossa cobrança.

Perante estes factos, solicito o reembolso do valor cobrado, uma vez que:

1. A vossa mensagem inicial foi enganosa e induziu-me a erro;
  2. O valor cobrado é manifestamente desproporcional ao tempo de utilização.

Aguardo uma resposta célere e resolução desta situação.

Com os melhores cumprimentos,

Solução por Ricardo27

É da responsabilidade do cliente verificar a rede a que está ligado o telemóvel. Suíça não faz parte da união europeia e tem custos elevados de roaming. Basta uma atualização automática de alguma aplicação, em segundo plano, para atingir esse valor.

São 7 euros o MB. 

Essa mensagem recebeu porque o telemóvel em primeiro lugar, ligou-se a uma rede da união europeia, francesa ou alemã, por exemplo. 

Ver original
Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

6 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 23033 respostas
  • Solução
  • 27 de janeiro de 2025

É da responsabilidade do cliente verificar a rede a que está ligado o telemóvel. Suíça não faz parte da união europeia e tem custos elevados de roaming. Basta uma atualização automática de alguma aplicação, em segundo plano, para atingir esse valor.

São 7 euros o MB. 

Essa mensagem recebeu porque o telemóvel em primeiro lugar, ligou-se a uma rede da união europeia, francesa ou alemã, por exemplo. 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

Olá ​@Di_Morais 

Antes de viajar devemos sempre verificar aqui em Roaming MEO a taxa e os preços de roaming para o país onde vamos viajar.

Como viajou para a Suíça, após ligar a uma rede da Suíça, sem nenhum pacote de Roaming, é cobrado 0,700€/100KB (IVA incluído), ou seja fazendo um gasto de 7,1MB é cobrado facilmente o elevado valor de 50€. Pode adquirir um pacote de Roaming e ter mais dados a gastos mais reduzidos, é só ver no seu myMEO

A mensagem que recebeu inicialmente, indicava específicamente que se aplicava ao Espaço Económico Europeu, e recebeu essa mensagem porque o seu telemóvel se ligou a uma rede que faz parte do EEE, por exemplo França, mas a Suíça não faz parte EEE, por isso essa mensagem não se aplica a Suíça, e após usar a rede da Suíça é aplicado os valores que indiquei acima.

Forum|alt.badge.img+3
  • Dinamizador Júnior
  • 24 respostas
  • 27 de janeiro de 2025
Rafa_UserFiberMEO disse:

Olá ​@Di_Morais 

Antes de viajar devemos sempre verificar aqui em Roaming MEO a taxa e os preços de roaming para o país onde vamos viajar.

Como viajou para a Suíça, após ligar a uma rede da Suíça, sem nenhum pacote de Roaming, é cobrado 0,700€/100KB (IVA incluído), ou seja fazendo um gasto de 7,1MB é cobrado facilmente o elevado valor de 50€. Pode adquirir um pacote de Roaming e ter mais dados a gastos mais reduzidos, é só ver no seu myMEO

A mensagem que recebeu inicialmente, indicava específicamente que se aplicava ao Espaço Económico Europeu, e recebeu essa mensagem porque o seu telemóvel se ligou a uma rede que faz parte do EEE, por exemplo França, mas a Suíça não faz parte EEE, por isso essa mensagem não se aplica a Suíça, e após usar a rede da Suíça é aplicado os valores que indiquei acima.

Isso das sms esta muito mal explicado... eu compreendi mas ha outras pessoas que podem nao entender... no meu caso viajei do porto a Geneve e ao chegar a Geneve recebi o mesmo sms que o senhor recebeu o que pode induzir em erro... se o cliente tiver um bom advogado pode recorrer e nao pagar...mas isso e com ele ...

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 23033 respostas
  • 27 de janeiro de 2025

É porque a primeira rede que apanhou foi uma rede francesa e isso desencadeou o envio automático do SMS. O aeroporto de Genebra fica mesmo na fronteira com a França.

Forum|alt.badge.img+3
  • Dinamizador Júnior
  • 24 respostas
  • 27 de janeiro de 2025
Ricardo27 disse:

É porque a primeira rede que apanhou foi uma rede francesa e isso desencadeou o envio automático do SMS. O aeroporto de Genebra fica mesmo na fronteira com a França.

No meu caso so liguei o meu telemovel em Plainpalais... que e no meio de Geneve e apanhei mesmo a rede Suíça... agora nao sei o caso dele

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 23033 respostas
  • 27 de janeiro de 2025

O envio dessa mensagem só é desencadeado, automaticamente, quando existe registo do cartão numa rede do espaço económico europeu.

Se tivesse sempre registado na rede suiça, não iria receber essa mensagem. Houve registo numa rede do EEE, nem que fosse só por alguns segundos.