Exmos. Senhores,
No dia 5 de dezembro, viajei para a Suíça e, dois minutos antes da aterragem do voo, recebi uma SMS às 20:21 com a seguinte indicação: "ROAMING no Espaço Económico Europeu, como em Portugal… internet móvel de acordo com o seu tarifário em Portugal."
Esta mensagem induziu-me em erro, levando-me a ativar os dados móveis por breves momentos (entre 20:31 e 20:36), com o objetivo de enviar uma WhatsApp ao meu irmão, que me aguardava no aeroporto.
Contudo, logo às 20:38, recebi outra SMS com o tarifário aplicado, que indicava um custo de 0,027€/100KB. Minutos depois, às 20:53, recebi uma nova mensagem informando que tinha atingido o valor máximo de 50€ + IVA em consumo de roaming.
É inconcebível que, em tão curto espaço de tempo, tenha sido atingido um valor tão elevado, especialmente considerando que a mensagem inicial (às 20:21) induzia que o tarifário seria idêntico ao de Portugal. Esta comunicação foi claramente enganadora.
Além disso, comparando com um amigo que viajou comigo nas mesmas circunstâncias, mas com outra operadora, ele apenas atingiu o limite de roaming após um dia e meio de utilização, o que reforça a discrepância e a desproporcionalidade da vossa cobrança.
Perante estes factos, solicito o reembolso do valor cobrado, uma vez que:
- A vossa mensagem inicial foi enganosa e induziu-me a erro;
- O valor cobrado é manifestamente desproporcional ao tempo de utilização.
Aguardo uma resposta célere e resolução desta situação.
Com os melhores cumprimentos,