Skip to main content

RECLAMAÇÃO

  • December 13, 2025
  • 3 respostas
  • 27 visualizações

Venho por este meio apresentar reclamação relativamente à cobrança de valores de roaming associados ao meu serviço móvel n.º  com o tarifário M Móvel 250GB.
Encontro-me atualmente em Itália, país pertencente ao Espaço Económico Europeu (EEE). No momento em que recebi a mensagem de limite de roaming, ainda estava em Itália, próximo da fronteira com a Suíça. Não me apercebi imediatamente da situação, e apenas após essa mensagem é que entrei na Suíça.
O telemóvel pode ter captado rede suíça mesmo em território italiano, o que resultou numa cobrança de roaming fora do EEE, apesar de eu estar fisicamente em Itália. Só posteriormente é que entrei na Suíça, já depois de ter recebido a notificação.
Peço a revisão detalhada e a correção/estorno dos valores cobrados, por não estarem de acordo com as regras de roaming na UE, já que estava em Itália quando o consumo ocorreu. Caso não seja possível a correção, solicito o detalhe do consumo e da cobrança, para que possa analisar ponto a ponto.
Aguardo resposta escrita e resolução célere. Caso não seja possível resolver, reservo-me o direito de recorrer ao Livro de Reclamações e às entidades competentes (ANACOM e centros de arbitragem de conflitos de consumo).
Com os melhores cumprimentos,  

3 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 13, 2025

Olá ​@OLIVEIRA30 

Se foi cobrado é porque houve de facto um registo na rede de uma operadora Suíça. O cliente tem sempre de verificar se tem ou não o roaming ativo no dispositivo ou na área de cliente my MEO se quer evitar cobranças como estas fora do EEE.


Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor Sénior
  • December 14, 2025

boas

 

é da responsabilidade total do cliente as redes ao que o teu telemovel pessoal se liga...não da operadora…

 

acrescentar duas coisas, isto é um forum e não um apoio ao cliente logo aqui não existem reclamações registadas...mas registar num livro de reclamações ja conta, e a ANACOM não resolve reclamações com os clientes.


omicronpersei8
Especialista MEO
Forum|alt.badge.img+23
  • Especialista MEO
  • December 15, 2025

Esse será o “velho” tema de seleção de rede automática em roaming (o que não sugiro de todo!).

Quando está assim o telemóvel pinga ou faz tráfego da antena (da operadora com acordo com a MEO) que está mais próxima ou com melhor débitos. Isso deverá ter ocorrido porque apesar de estar em território italiano, a triangulação de antenas apanhou alguma antena na Suiça. Quando for assim de futuro não selecione o modo automático mas sim fixando no operador no pais visitado que tenha acordo de roaming com a MEO. Assim o telemóvel não anda em modo de auto recriação a pingar antena “X” ou “Y”. 

Sugiro que exponha a situação aos serviços, aqui no fórum público não terá tratamento.