Skip to main content
Solução

recentemente, o router apagou a regra de acesso IPv4

• August 15, 2025
  • 22 respostas
  • 507 visualizações

Forum|alt.badge.img+1

Eu tinha configurado uma porta de acesso no meu router GR141IG para o serviço WireGuard.  Reparei ontem que nao conseguia acede-lo.  Quando foi a pagina de configuração de acesso no router, a secção de IPv4 esta vazia--ou seja, mina regra foi apagada.

Timber aparece um mensagem de “Erro”, sem explicação da fonte, quando abrir a pagina de Acesso.

Alem disso, agora não há opção para aderir regras IPv4!  

Isto é a propósito, ou é algum bug no firmware recente do aparelho?

Solução por rsoares82

A informação está correta, a justificação foi que estavam a ter problemas com utilizadores a alterarem as configurações e que causavam depois problemas no serviço, o que levou a bloquearem a opção para se alterar portas no ipv4 e também á opção de ativar o modo bridge. O update de firmware que houve foi exatamente para implementar estas restrições.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

22 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 15, 2025

Olá ​@o_parolo 

É um bug nessa versão de firmware. Reporte ao Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário) pergunte também se seria possível reverter a atualização.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Principiante
  • August 15, 2025

Obrigado ​@ana_Paula , liguei ao Apoio Técnico, mas não conseguiam resolver o problema. Contactaram alguém do backoffice para ficar em contacto comigo. Portanto, ainda não tenho alguma confirmação da fonte do problema, de parte da equipa da MEO.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 15, 2025

Em princípio deverá ser um bug no firmware que não permite criar, a reversão da versão devia corrigir. Aguarde então o contacto do Apoio Técnico.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • August 15, 2025

boas

com novas atualizações pode acontecer...

Forum|alt.badge.img+1
  • Membro
  • August 22, 2025

Estou exatamente com o mesmo problema, chegastes a conseguir resolver?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 22, 2025

Olá ​@rsoares82 

Quem tem esta versão de firmware vai ter esse problema, contacte o Apoio Técnico 16209 a reportar.

Forum|alt.badge.img+1
  • Membro
  • August 23, 2025

A minha porta já se encontra a funcionar, mas a indicação que me deram é que agora já não temos acesso a abrir portas nem a ativar o modo bridge. Para abrir-mos uma porta temos de contactar o suporte.

Maravilha.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 23, 2025

Olá ​@rsoares82 

Essa informação penso que esteja incorreta e que tenha sido um bug no firmware. Se estivesse bloqueado não devia existir a opção "Acesso".

Forum|alt.badge.img+1
  • Membro
  • Solução
  • August 24, 2025

A informação está correta, a justificação foi que estavam a ter problemas com utilizadores a alterarem as configurações e que causavam depois problemas no serviço, o que levou a bloquearem a opção para se alterar portas no ipv4 e também á opção de ativar o modo bridge. O update de firmware que houve foi exatamente para implementar estas restrições.

Forum|alt.badge.img
  • Novo Membro
  • September 1, 2025

E em que parte do contrato esta que podem alterar este tipo de coisas sem aviso prévio?? Existem pessoas que dependem destas configurações para aceder à sua rede! 
Isto, se for verdade é inaceitável!!

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 1, 2025

Não alteraram intencionalmente, é um bug/erro que deve ser corrigido o mais rapidamente possível.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@djf1l 

Entendo que esteja Desiludido com a Situação. Pois este Update, e Alterações, no FiberGateway trouxe vários descontentamentos a Várias pessoas, onde estas Configurações são Importantes.

E espero, assim, até que seja mesmo Resolvido em Breve, e voltem a ser Possíveis estas Configurações.

Mas como nós está aqui a questionar (aqui num Fórum, que até é composto maioritariamente por Clientes) em que parte do contrato a MEO indica que lhe pode alterar este tipo de coisas. Eu vou lhe questionar também, em que parte do seu contrato, a MEO sequer, também lhe garantiu, estas Configurações, no seu Router? 

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 1, 2025

Ja existem topics com  esta materia…..

@Rafa_UserFiberMEO  parem de dizer que o forum é composto por clientes que isso é ridiculo….

este forum é da MEO e suas respetivas empresas e tem moderadores que monitorizam os topicos e podem bem passar informação superiormente bem como encaminhar questões para os varios departamentos, logo deixem essa ladainha de lado

Forum|alt.badge.img+2
  • Visitante Júnior
  • September 1, 2025

Ja existem topics com  esta materia…..

@Rafa_UserFiberMEO  parem de dizer que o forum é composto por clientes que isso é ridiculo….

este forum é da MEO e suas respetivas empresas e tem moderadores que monitorizam os topicos e podem bem passar informação superiormente bem como encaminhar questões para os varios departamentos, logo deixem essa ladainha de lado

Boa sorte.

Forum|alt.badge.img
  • Novo Membro
  • September 1, 2025

Olá ​@djf1l 

Entendo que esteja Desiludido com a Situação. Pois este Update, e Alterações, no FiberGateway trouxe vários descontentamentos a Várias pessoas, onde estas Configurações são Importantes.

E espero, assim, até que seja mesmo Resolvido em Breve, e voltem a ser Possíveis estas Configurações.

Mas como nós está aqui a questionar (aqui num Fórum, que até é composto maioritariamente por Clientes) em que parte do contrato a MEO indica que lhe pode alterar este tipo de coisas. Eu vou lhe questionar também, em que parte do seu contrato, a MEO sequer, também lhe garantiu, estas Configurações, no seu Router? 

Na parte em que eu paguei pelo router. É meu! Igual que o seu telemóvel, não se lhe permite que a Android ou qualquer operadora móvel, lhe apague as suas fotos ou as suas configurações!!
Quando existe um problema com a internet em sua casa, e.g. o cão roeu o cabo, paga pelo apoio técnico! O cabo e o router que estão em sua casa, são seus e são problema seu, não da operadora! Pelo que naturalmente espero que as actualizações me sejam oferecidas, devidamente anunciadas e largamente opcionais! Certamente não espero que me sejam metidas pela goela à força e sem aviso!

@TSportM por os links ajudaria mais. Dado que não encontrei nada mais sobre este problema, além deste tópico!

A linha de apoio a cliente, foi infelizmente e espectavelmente ultra inutil. Nem sequer entenderam o problema depois de +45min de chamada e de falar com 3 pessoas! Ficaram de me voltar a ligar amanha a ‘equipa especializada’! A ver vamos…

Em toda a minha vida, não me recordo de nunca me actualizarem o firmware do router, por operadora nenhuma! Espero muito honestamente que hajam mais modificações que o desaparecimento de opções da interface web. Pois: “Where there's a will, there's a way”

Como ainda temos sorte, aqui fica para futura referência:

Estas configurações ainda se podem realizar via Telnet.
telnet 192.168.1.254 
As credenciais são as mesmas da interface web.

As configurações encontram-nas dentro de /cli/nat/virtual-servers
Com os comandos create, remove e show pode-se criar novas regras e validar e remover.
Os argumentos são todos obrigatórios.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 1, 2025

Olá ​@djf1l 

O router não é seu, é alugado e continua a ser propriedade da MEO. 

Não recorda de que lhe tenham atualizado o firmware? É importante que o firmware seja atualizado sempre com novas funcionalidades ou correções de bugs, não podemos ficar presos às mesmas funcionalidades ou eventuais bugs de quando o Fibergateway foi lançado (2017) são necessárias atualizações.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • September 1, 2025

boas

@TSportM era tão bom que assim fosse...estou aqui neste forum á mais de 15 anos...ás uns 10 a Meo comprou...mas nunca meteu ninguem aqui a tempo inteiro...

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 1, 2025

boas

@TSportM era tão bom que assim fosse...estou aqui neste forum á mais de 15 anos...ás uns 10 a Meo comprou...mas nunca meteu ninguem aqui a tempo inteiro...

sim eu sei disso mas eles passam as informações, inclusive pedem te dados para passar informações para as respetivas equipas, e isto já é sabido por eles, mas comos são uns….. vao fazer alguma coisa a seu tempo,

Forum|alt.badge.img
  • Novo Membro
  • September 2, 2025

Olá ​@djf1l 

O router não é seu, é alugado e continua a ser propriedade da MEO. 

Não recorda de que lhe tenham atualizado o firmware? É importante que o firmware seja atualizado sempre com novas funcionalidades ou correções de bugs, não podemos ficar presos às mesmas funcionalidades ou eventuais bugs de quando o Fibergateway foi lançado (2017) são necessárias atualizações.

O contracto refere apenas que pode ser comprado, alugado, cedido ou comodato, e noutra parte que me o incluem! Se não é meu, não o deixam muito claro que seja seu! E a colecção de routers que tenho de outras operadoras tugas, não me deixa muita dúvida sobre a propriedade dos routers.
Confesso que em alguns outros países sim que os costumam recolher, mas penso que seja por uma politica de lixo electrónico, dado que as operadoras pagam míseros euros nestes aparelhos e cobram largas dezenas e centenas de euros, não acredito que seja economicamente viável reciclar-os!

E ainda que concorde que se devem ser feitas actualizações, repare que a anterior foi em 2017, há mais de 7,5 anos… o telemóvel actualizam-no de certeza um mínimo de trimestralmente! Alias, iria mais longe e digo-lhe que TODO e QUALQUER software que NÃO se actualize no espaço de 1 ano, está obsoleto. Ainda assim, dão-me um aviso, um botão para eu aceitar, para que se faça num momento de minha conveniência. Dão-me uma lista das mudanças, etc…
Nada disto foi feito pela Meo!

Já para não falar na pobre obra de engenharia que fizeram. Não testando as coisas que põem em produção!  Não entendo onde se gastam os milhões todos que ganham! Talvez seja que paga-se tão mal neste país que ja só ficam os engenheiros da obra feita!

O apoio técnico especializado (que já me contactou), ainda que estivesse ao corrente do problema que criaram, não fizeram nada mais que informar-me de que será impossível reverter a actualização e que aparte do método de ligação por telnet, que os podem contactar para que o façam no lugar do cliente. Informaram-me também de que não existe nenhuma lista das actualizações, pelo que ninguém realmente sabe o que acontece na totalidade. Além disso informam de que não existe data prevista para solucionar os problemas criados, pelo que se podem passar outros 7 anitos à espera da próxima actualização.
Além de tudo isto, entendi que os que têm o problema com o bridge que terão de ligar, e pedir muito, e demonstrar que entendem os riscos. Sendo que me pareceu ser este a principal actualização.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@djf1l 

Também tem de Devolver o FiberGateway a MEO no Final do Contrato, se não devolver terá até de pagar uma multa por não devolução, pois o mesmo Pretence a MEO, e não ao Cliente. Como a ​@ana_Paula indicou, o mesmo é apenas Alugado, estes Routers nem são possíveis de Comprar. E isso esta bem Claro no Contrato 

Os FiberGateway já receberam várias Atualizações desde o lançamento, para continuar Seguro, garantir Estabilidade e não ficar Obsoleto. A MEO por isso faz as Atualizações nos seus Equipamentos, Automaticamente quando Possível. Como esta Atualização, que Infelizmente veio a dar estes Problemas. Que espero eu, até podem ser igualmente Corrigidos numa Atualização Automática em Breve.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • September 2, 2025

boas

@TSportM se pedem os dados pessoais e as pessoas dão...são burras...nunca se deve dar os dados pessoais a pessoas num ofrum...um canal não oficial da Meo...

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

boas

@TSportM se pedem os dados pessoais e as pessoas dão...são burras...nunca se deve dar os dados pessoais a pessoas num ofrum...um canal não oficial da Meo...

Não pedem dados pessoais os moderadores autorizados pedem o n° cliente por msg e dão seguimento aos temas para a área específica