Pergunta

Problema com DNS

  • 29 May 2023
  • 46 respostas
  • 3775 visualizações


Mostrar a primeira mensagem

46 respostas

Reputação 1
Crachá

Bom dia,

Tenho experienciado também nas últimas 2 semanas problemas constantes de DNS. Vários domínios deixam de ser resolvidos durante uns minutos. A única solução passa por forçar o DNS da Cloudflare (1.1.1.1) ou da Google (8.8.8.8).

Tentei abrir ticket pela área de cliente mas a única coisa que me deixa fazer é falar com o “assistente virtual” que irá fazer reboot ao router... 

Tenho durante o dia diversos cortes de internet, visto que trabalho de casa isso implica perder ligações VPN entre outras. Não sei o que andam a pensar fazer para resolver a situação, mas problemas de DNS são graves e mereciam no mínimo um email a informar os clientes do que se passa.

Eu tenho o conhecimento suficiente para conseguir alterar o DNS server dos meus equipamentos, mas para um utilizador comum o que experiência é “ficar sem internet” ao que a MEO responde depois que está tudo bem com o router que na realidade está, o problema está na infraestrutura por trás. Isto é o suficiente para o cliente trocar de operadora porque está a ter um péssimo serviço por um longo período de tempo.

Trabalhei também numa operadora de TV/internet e sei que problemas de DNS são complicados de resolver, mas em casos graves demorariam 3 a 4 dias a resolver e isso incluiria o suporte de quem fornece os equipamentos.

Volto a dizer que um email aos clientes deveria ser o mínimo.

 

Crachá

Continuo com o mesmo problema 2 semanas depois!

Mas isto vai continuar assim?

Estou a perder a paciencia com tamanha irresponsabilidade!

Ainda não vi sequer nenhum membro da equipa meo a comentar este post,

no minimo para nos fornecer alguma justificação para tal falta de responsabilidade.

Começo a ficar irritada e a ponderar até mudar de operadora.

Vou reclamar junto da ANACOM e inclusive enviar os links e gravações relativos a este assunto.

Mais de 2 semanas de incompetência para mim basta!

 

Reputação 1
Crachá

Depois de 10 dias sem problemas, hoje os problemas de DNS estão de regresso.

Reputação 1
Crachá +1

Estão, mais uma vez, com problemas hoje, ao nível de DNS.

Estou há alguns meses com o mesmo problema. Alguns sítios funcionam, outros não. Curiosamente consigo ascender os mesmos sítios usando a rede 5G da própria MEO.

 

Hoje tentei abrir um pedido no MyMEO mas o link para a assistente virtual não está a funcionar (em mais de um navegador e mesmo no telemóvel). É realmente um péssimo serviço.

Reputação 1
Crachá

Boa noite,

Continuo de forma intermitente com o mesmo problema há meses, apenas tive a resposta abaixo por teer aberto uma reclamação no livro de reclamações online.

Relativamente ao exposto e após análise aos nossos sistemas de informação, cumpre-nos informar que não se verifica qualquer reporte de avaria/apoio técnico em aberto, pelo que, caso permaneça, sugerimos que contacte a linha de apoio técnico 16209, para análise/despiste e possível deslocação ao local.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em meo.pt. Se é cliente empresarial, contacte o seu gestor de cliente, ligue 16 206 ou aceda à Área de Cliente em ptempresas.pt.

Com os melhores cumprimentos,

Gabinete de Satisfação do Cliente

 

Tentei tal como disseram abrir uma incidência na área de cliente do MEO, mas sou sempre recebido por um assistente virtual que a única coisa que faz é reboot ao meu router, acabei por enviar mensagens apenas através da opção de faturas (caso alguém procure a mesma opção), com a seguinte mensagem.

Obrigado pela resposta à reclamação.

 

O problema que apresentei acontece de forma intermitente durante uns minutos em que todos os dispositivos que tenho em casa deixam de resolver qualquer site da internet.

Estes dispositivos comunicam com o router e este por defeito comunica com o servidor DNS da MEO/Altice que se encontra nas vossas instalações num datacenter.

A única forma de resolver o problema é alterar o servidor de DNS de todos os dispositivos para a Google (8.8.8.8) ou a Cloudflare (1.1.1.1). Esta alteração resolve permanentemente o problema pois passa "por cima" das configurações do vosso router. Esta não é uma solução viável pois não me é permitido alterar o mesmo no meu equipamento de trabalho que usa por defeito a configuração do vosso equipamento. Em relação a configurações também não sei até que ponto no futuro esta alteração poderá entrar em conflito com o vosso equipamento que poderá negar serviço.

 

Existem 2 formas de despistar o problema e não é com um técnico no local:
- Verificar se a comunicação do router é constante com o servidor DNS, que pode ser verificado pela vossa equipa de IT que gere esses sistemas. Caso a comunicação seja interrompida, o problema realmente está no router MEO aqui em casa

- O problema ser generalizado e encontrar-se localizado no próprio servidor DNS que deixa de responder a pedidos (por sobrecarga?). Isto é facilmente verificável que acontece pois no link do fórum que enviei existem queixas ao longo de vários meses de várias pessoas em diversos pontos do país, deixo aqui novamente o link:
https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/problema-com-dns-157868?postid=224414#post224414

 

Um exemplo do que acontece quando o problema está presente é o facto do computador por exemplo não consegui decifrar qual o IP do google como exemplificado abaixo:
image.png

Quando tudo está funcional a resposta é a seguinte em que é devolvido um IP:
image.png

 

O problema é sentido de diversas formas:

- Tentando abrir um website, a página no google, Firefox, IE fica parada até dar um timeout que diz que o site não foi encontrado.

- Em calls o video para pois o servidor de destino deixa de ser reconhecido

- Qualquer acesso que dependa da internet deixa de funcionar, pois nenhum website é possivel de resolver

 

Poderia abrir uma incidência através do portal de cliente caso este deixasse, mas sempre que o tento fazer o assistente automático faz despiste ao router e o resultado é sempre que este está funcional (o que é esperado pois o teste é iniciado por mim com o pedido que fiz).

 

Novamente agradeço a resposta, e sinta-se à vontade se quiser encaminhar o meu email para a equipa de IT para despiste, caso seja necessário algum despiste posso ser contactado.

 

Obrigado

 

Visto que o problema é reportado há diversos meses por diferentes pessoas em diferentes pontos do país é estranho que o problema se encontre apenas na minha habitação ou nos meus equipamentos.

Visto também que este fórum é parte do MEO (o login é feito do mesmo modo e o assistente virtual sugere visitá-lo) acho que a própria MEO o deveria visitar de vez em quando e verificar se existe algum problema mais generalizado pois se o problema fosse em minha casa tinha já telefonado para a assistência, o que provavelmente não iria dar em nada pois o assistente iria apenas fazer 1 ou 2 reboots e perguntar se estou perto do equipamento

Reputação 1
Crachá

Bom dia novamente,

 

Apenas para dar feedback do que me disseram do suporte, expliquei novamente a situação e verificaram os equipamentos, como é óbvio não encontraram nenhum problema nestes.
A única solução que me apresentaram seria telefonar para outra linha de suporte para me ajudarem, mas essa chamada seria com custos suportados por mim, o que faz todo o sentido sendo o problema na infraestrutura da MEO.

 

Hoje de manhã deparei-me com a situação de não me conseguir ligar na maioria dos websites que costumo aceder para trabalhar, assim que mudei o DNS para o Cloudflare (1.1.1.1) magicamente ficou tudo resolvido.

 

Aparentemente ainda acham que o problema poderá ser em minha casa quando lhes expliquei que o problema é nos sistemas deles pois existem diferentes pontos do país com o mesmo problema e o servidor DNS é apenas 1.

Deixo aqui a mensagem pois pode ser que alguém da MEO a leia (ou não visto que nunca houve resposta), mas assim que chegar a data de fim do contrato vou mudar para a NOS pois nos anos que tive (mais de 10) nunca tive problemas em nenhum serviço.

Crachá

Bom dia,

 

Este problema aconteceu-me várias vezes no passado à cerca de 3 ou 4 meses, depois pareceu ficar estável. No entanto, hoje voltei a ter os mesmos problemas e há várias sites que não consigo aceder.

 

Trabalhando a partir de casa tal está-me a causar um transtorno muito grande.

Crachá

Bom dia novamente,

 

Apenas para dar feedback do que me disseram do suporte, expliquei novamente a situação e verificaram os equipamentos, como é óbvio não encontraram nenhum problema nestes.
A única solução que me apresentaram seria telefonar para outra linha de suporte para me ajudarem, mas essa chamada seria com custos suportados por mim, o que faz todo o sentido sendo o problema na infraestrutura da MEO.

 

Hoje de manhã deparei-me com a situação de não me conseguir ligar na maioria dos websites que costumo aceder para trabalhar, assim que mudei o DNS para o Cloudflare (1.1.1.1) magicamente ficou tudo resolvido.

 

Aparentemente ainda acham que o problema poderá ser em minha casa quando lhes expliquei que o problema é nos sistemas deles pois existem diferentes pontos do país com o mesmo problema e o servidor DNS é apenas 1.

Deixo aqui a mensagem pois pode ser que alguém da MEO a leia (ou não visto que nunca houve resposta), mas assim que chegar a data de fim do contrato vou mudar para a NOS pois nos anos que tive (mais de 10) nunca tive problemas em nenhum serviço.

Viva @rjds87 ,

Apenas agradecer esta informação. Depois de fazer o que sugeriu, mudar o DNS para Cloudflare, também comecei a conseguir aceder aos sites que não estava a conseguir aceder.

 

Obrigado!

Reputação 1
Crachá

@joaoantunes87, tanto o CloudFlare (1.1.1.1) como o Goolge (8.8.8.8) são os mais conhecidos. Já desisti de tentar explicar o problema ao suporte da MEO, que é problema central (trabalho na área por isso sei do que falo). O problema que tenho ao mudar o DNS é que algumas coisas deixam de funcionar no meu PC que uso para trabalhar, tenho portanto de andar sempre a fazer malabarismos com estar configurações. Mas para uso normal, seja em PCs, telemoveis, etc resolve a situação. Estes problemas podem muitas vezes ser a causa de streamings interrompidos por exemplo onde o equipamento deixa de “saber” de onde vem o video quando o DNS da MEO deixa de funcionar que é o que vem configurado por defeito quando os equipamentos se ligam ao router.

Tenho tido o mesmo problema já a alguns meses. As vezes funciona outra vezes não. Hoje não funciona e a unica forma de resolver o problema é mudar manualmente o DNS. Estou a usar o da google. 

Reputação 1
Crachá +1

Bom dia,

é impressão minha ou os problemas de DNS da MEO hoje estão em grande?

 

Já me ligaram alguns clientes e, ao fazer dig aos servidores primário e secundário, não tenho resposta nenhuma...

Bom dia,

 

Este problema aconteceu-me várias vezes no passado à cerca de 3 ou 4 meses, depois pareceu ficar estável. No entanto, hoje voltei a ter os mesmos problemas e há várias sites que não consigo aceder.

 

Trabalhando a partir de casa tal está-me a causar um transtorno muito grande.

Bom dia,

Estou na mesma situação, trabalho de casa e não consigo acessar a maioria dos serviços. 

 

Reputação 1
Crachá

Hoje isto está muito mauzinho.

C:\>nslookup shamir.pt 212.55.154.174
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
Server: UnKnown
Address: 212.55.154.174

DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
*** Request to UnKnown timed-out

C:\>nslookup www.chemengonline.com 212.55.154.174
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
Server: UnKnown
Address: 212.55.154.174

DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
timeout was 2 seconds.
*** Request to UnKnown timed-out

C:\>

 

Na Cloudflare, funciona sem problema:

C:\>nslookup shamir.pt 1.1.1.1
Server: one.one.one.one
Address: 1.1.1.1

Non-authoritative answer:
Name: shamir.pt
Address: 81.218.117.123


C:\>nslookup www.chemengonline.com 1.1.1.1
Server: one.one.one.one
Address: 1.1.1.1

Non-authoritative answer:
Name: www.chemengonline.com
Addresses: 2606:4700:3030::6815:4ffd
2606:4700:3037::ac43:ac51
104.21.79.253
172.67.172.81


C:\>

 

 

I’ve also encountered multiple DNS related issues ±4 months ago, and today they started happening again. I’m also managing my home office and our company relies on having uninterrupted connection, so this is creating problems for us.

Based on the above (very useful) feedback from other users, I used Google’s documentation to change the DNS settings and they worked fine. Hope others find this link useful, because MEO’s support is non-existent. 

https://developers.google.com/speed/public-dns/docs/using

Reputação 1
Crachá

Para mim, parece que já voltou ao normal.

C:\>nslookup shamir.pt 212.55.154.174
Server: UnKnown
Address: 212.55.154.174

Non-authoritative answer:
Name: shamir.pt
Address: 81.218.117.123


C:\>nslookup www.chemengonline.com 212.55.154.174
Server: UnKnown
Address: 212.55.154.174

Non-authoritative answer:
Name: www.chemengonline.com
Addresses: 2606:4700:3030::6815:4ffd
2606:4700:3037::ac43:ac51
172.67.172.81
104.21.79.253


C:\>

 

Estou na região de Torres Vedras.

Reputação 7
Crachá +23

Deixo aqui a mensagem pois pode ser que alguém da MEO a leia (ou não visto que nunca houve resposta), mas assim que chegar a data de fim do contrato vou mudar para a NOS pois nos anos que tive (mais de 10) nunca tive problemas em nenhum serviço.

bom dia, 

Informo que o MEO Fórum não é uma linha de apoio, anda cá de vez em quando algum funcionário MEO mas o apoio é rapidamente encaminhado para linhas de apoio.

Pelo que li das descrições e os problemas evidenciados parece que já de fato algum problema.
- “Falar” com assistente virtual para esses temas, ele só vai mandar fazer reboot ou reset no router.
- Linha de apoio técnico, não vão conseguir ajudar. (esse tipo de apoio/suporte não está a alcance deles, pois envolve servidores, gamas de IP’s, nós etc.).
 
A melhor forma de reportar essas situações, é descrever como fizeram e bem aqui no fórum mas por pedidos dentro da vossa área de clientes MEO.  Por essa via os pedidos chegam muito mais facilmente a quem de direito.

Uma nota para removerem por completo esse tipo de problemas é ter um router privado ligado a jusante do router MEO. O homegateway será sempre um equipamento que por ser da operadora vai ter limitações. No meu caso faz uns anos comprei um Asus RT (custou 26 euros na altura) até hoje está aqui a funcionar e não tenho qualquer tipo de problema de relevo e se tenho, tenho total controle a acesso ao equipamento, seja para alterar DNS, ou outras questões que necessito no meu dia a dia de work@home VNP’s, servidor samba etc.

Esta é a minha experiencia  

Reputação 1
Crachá

A melhor forma de reportar essas situações, é descrever como fizeram e bem aqui no fórum mas por pedidos dentro da vossa área de clientes MEO.  Por essa via os pedidos chegam muito mais facilmente a quem de direito.

Os pedidos de avarias passam agora por um robotzito, bloqueando o envio de um pedido escrito.

 

Reputação 1
Crachá

Deixo aqui a mensagem pois pode ser que alguém da MEO a leia (ou não visto que nunca houve resposta), mas assim que chegar a data de fim do contrato vou mudar para a NOS pois nos anos que tive (mais de 10) nunca tive problemas em nenhum serviço.

bom dia, 

Informo que o MEO Fórum não é uma linha de apoio, anda cá de vez em quando algum funcionário MEO mas o apoio é rapidamente encaminhado para linhas de apoio.

Pelo que li das descrições e os problemas evidenciados parece que já de fato algum problema.
- “Falar” com assistente virtual para esses temas, ele só vai mandar fazer reboot ou reset no router.
- Linha de apoio técnico, não vão conseguir ajudar. (esse tipo de apoio/suporte não está a alcance deles, pois envolve servidores, gamas de IP’s, nós etc.).
 
A melhor forma de reportar essas situações, é descrever como fizeram e bem aqui no fórum mas por pedidos dentro da vossa área de clientes MEO.  Por essa via os pedidos chegam muito mais facilmente a quem de direito.

Uma nota para removerem por completo esse tipo de problemas é ter um router privado ligado a jusante do router MEO. O homegateway será sempre um equipamento que por ser da operadora vai ter limitações. No meu caso faz uns anos comprei um Asus RT (custou 26 euros na altura) até hoje está aqui a funcionar e não tenho qualquer tipo de problema de relevo e se tenho, tenho total controle a acesso ao equipamento, seja para alterar DNS, ou outras questões que necessito no meu dia a dia de work@home VNP’s, servidor samba etc.

Esta é a minha experiencia  

@omicronpersei8  obrigado pela resposta. Tal como referiu o portal da MEO apenas redirecciona os pedidos para um bot que faz reset ao router, para conseguir enviar mensagem tive de abrir numa categoria totalmente diferente, como por exemplo em faturas→ TV

Abri também uma queixa no livro de reclamações online que foi fechada com a indicação de enviar a referida mensagem pelo portal de cliente do MEO.

Telefonaram-me por causa do referido ticket, mas quem estava na linha de suporte não conseguiu fazer mais que o que lhe era permitido ou seja fazer reboot ao router e dizer que está tudo bem. Ao lhe explicar a parte mais técnica e que podia escalar o ticket para a parte de engenharia por exemplo disseram-me que não tinham possibilidade de o fazer e que deveria contactar outra linha a meu custo para tentar resolver o problema.

Não sendo um problema de zona mas sim um problema central acho estranho ao acontecer durante meses a própria MEO não ter enviado um email a explicar a situação e workarounds que foram referidos já aqui no fórum.

Tal como referiu o fórum é para entre ajuda entre os utilizadores e para tirar dúvidas, apenas fiquei na dúvida se alguém do MEO olharia para aqui para ver se existem problemas “mascarados” que não chegam ao call center.

Reputação 1
Crachá +1

A solução parece-me mudar de operador na próxima renovação de contrato. Que se queixem depois que os outros operadores são maus e eles é que são premium… 
Infelizmente estas empresas só aprendem quando chega a mostarda ao nariz da área comercial … aí mexem-se logo

Olá
O DNS MEO 212.55.154.174/212.55.154.190 talvez poderá ter restrições por motivo legal.
Pessoas mais entendidas preferem DNS 1.1.1.1 /1.0.0.1 e 8.8.8.8/8.8.4.4 para colocar nos computadores ou routers pessoais.

Os contratos não são eternos, os utilizadores podem escolher a Operadora que acham melhor para serem felizes.
Continuação de bom trabalho


 

Responder