Resolvido

Pedido de substituição de router Technicolor TG784n V3 não aceite

  • 20 Fevereiro 2021
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Boa tarde, somos clientes do pacote M4O, com 200/100 de NET fixa. Há alguns anos aderimos à fibra ótica, tendo-nos sido oferecido (posteriormente) um upgrade de 100 para 200 MB de download, mas não foi feita nenhuma substituição do router. Com o aumento das necessidades de Internet em casa, devido ao facto de, tanto eu como a minha esposa, sermos professores e de os nossos dois filhos terem tido aulas à distância, apercebi-me que o router (Technicolor TG784n v3) não permite, por Wi-FI, alcançar sequer metade da velocidade contratada. Fiz um pedido, pela área de cliente, para que fosse feita a substituição do equipamento em questão por um router capaz de produzir as velocidades contratadas, por Wi-Fi, destacando o facto do meu filho mais velho se encontrar em ensino à distância há mais de um mês e de eu não ter como (nem a obrigação de) fazer chegar um cabo de rede ao seu quarto (cerca de 10 metros de distância do router) para ter a Net que pago. Tendo a perfeita certeza que este equipamento não satisfaz as nossas necessidades nem cumpre o seu papel na íntegra, tendo problemas relativamente à box da MEO, sendo um martírio navegar pelas gravações manuais e automáticas, havendo uma lentidão tremenda e imensas falhas na emissão… 

Fui, entretanto, contactado por telefone pelo serviço de apoio ao cliente, que me encaminhou para a secção comercial, por não poderem auxiliar-me, visto não se tratar de uma avaria. Fiquei a saber que não há possibilidade de atenderem ao meu pedido, a não ser que eu aumente a velocidade da NET fixa para 500MB, porque este equipamento não é de todo capaz de alcançar estes valores. Tivesse eu sido um “chico-esperto” e provavelmente já teria um router novo, mas não consigo agir desta forma, apenas posso tentar perceber como um cliente TMN desde 1999 não tem quaisquer benefício por ser fiel à marca… Nos EUA as operadoras já equiparam as campanhas que fazem para novos clientes aos que já o eram, para quando esse cuidado por cá???  

Como devo proceder para que possa resolver este problema?

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Solução por NeoPayne 20 Fevereiro 2021, 23:40

boas

 

insiste e se não trocarem pedes para desistir com justa causa...tens mais que 1 pc para ligar por cabo e não consegues porque o router não permite...não te estão a dar condições para usufruir das velocidades contratadas...

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18 respostas

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boas

 

exige a troca do router….velocidades iguais ou superiores a 200Mb tem de ser o novo router

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Neo, estive ontem cerca de uma hora ao telefone , na sequência do meu pedido na área de cliente.

Deram a desculpa que não é avaria, passaram-me para a área comercial e disseram que não podem fazer nada. Defendem que não é avaria, que este router tem uma porta gigabit, pelo que consegue alcançar a velocidade contratada  (mas só por cabo), mas também não tem capacidade para rede de 5 GHZ (para alcançar os 200MB por Wi-Fi). Terei eu de comprar um switch e andar a passar cabos pela casa fora para ligar os 4 PC’s que tenho em casa? 

Tenho vizinhos que têm routers FiberGateway e alcançam esses valores e não têm problemas no acesso às gravações da box...

É triste, porque já há anos que pago por 200MB e não usufruo de nada disso!

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boas

 

tens de dizer, mas eu tenho 2 pc para ligar a uma porta???

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boas

 

tens de dizer, mas eu tenho 2 pc para ligar a uma porta???

Por acaso até são 4 pcs, tenho o filho mais velho em ensino à distância com aulas síncronas todos os dias, eu e a esposa somos profs e temos reuniões online… No confinamento (de março a junho) foi caótico...

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boas

 

insiste e se não trocarem pedes para desistir com justa causa...tens mais que 1 pc para ligar por cabo e não consegues porque o router não permite...não te estão a dar condições para usufruir das velocidades contratadas...

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boas

 

insiste e se não trocarem pedes para desistir com justa causa...tens mais que 1 pc para ligar por cabo e não consegues porque o router não permite...não te estão a dar condições para usufruir das velocidades contratadas...

Agradeço a atenção. Estas questões são algo dúbias e acabamos por não saber bem que argumentos legais podemos apresentar. Já submeti novo pedido na área de cliente referindo a questão de não usufruir do serviço pelo qual pago, pelos motivos que referiste acima. As pessoas que trataram do 1º pedido que fiz basicamente deram-me razão mas não fizeram nada… Irei insistir até se fartarem de me aturar ou então usarei esse trunfo do cancelamento do contrato por justa causa… 

Grato mais uma vez!

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boas

 

 

existe sempre a possibilidade de um “acidente” com o router...um copo de agua por exemplo… :wink:

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Pois, será que terei de usar artimanhas para a MEO agir corretamente??? Miséria...

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boas

 

eu compreendo o lado deles...mas não posso aceitar...

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Eu também compreendo o argumento de que o router chega lá, mas somente por cabo, com fraca cobertura e muitas limitações. Como disse, fiz novo pedido e, em função daquilo que me digam, ou peço para baixarem a NET para 100/100, para pagar menos ou avanço para justa causa. Não posso dar-me ao luxo de ficar sem NET em casa... Mas não deixarei isto seguir desta forma

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Por acaso também estou nesta situação.

Fiz renegociação em Fev/2020, quando na altura fiquei com upgrade de velocidade para 500/120.
Tenho tambem "TG784n v3" o que tem uma porta Gig. Que passo para o meu quarto e uso um (DIR-842)router Gig+5Ghz como "switch+AP".
E na altura quando tive o upgrade, perguntei se vinham por o fibergateway. Disseram que não porque era compatível, e não havia "razão de upgrade".

Mas na sala (onde está o TG784n v3), não tenho proveito da velocidade em pleno. E restantes portas limitadas a 100mbps.

Será melhor telefonar (e pagar pela chamada já que 16200, e dps atendimento personalizado paga-se), ou area de cliente. e esperar por contacto?

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Frize,o que me disseram foi que, aumentando para 500MB a NET fica,aí iriam automaticamente substituir o router... Pelo que não consigo perceber como não o fizeram contigo. Se eu tenho motivos de queixa,muito mais terás tu…

Quanto ao contacto, qualquer uma das opções acabará por funcionar. Pela área de cliente haverá um período de análise e depois irão ligar,pelo Facebook também dá...Questão de urgência ou não…

Cumps

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Pois, também acho que deviam mudar. para poder ter melhoria de internet por WiFi (sei que não se pode garantir velocidades wifi), ou por cabo.

E também para mim não é muito longe, resido no Funchal. Irei contactar pela área de cliente.

 

Cumps

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Pois, também acho que deviam mudar. para poder ter melhoria de internet por WiFi (sei que não se pode garantir velocidades wifi), ou por cabo.

E também para mim não é muito longe, resido no Funchal. Irei contactar pela área de cliente.

 

Cumps

Por acaso também moro no Funchal.

A questão é que, com um router que tenha capacidade alcançam-se os valores contratados por Wi-Fi (fiz testes de velocidade com routers FiberGateway, em 2 casas diferentes e ambos alcançam a velocidade, mesmo por Wi-Fi).

Há equipamentos (portáteis mais antigos ou smartphones menos potentes) que não captam a rede de 5 GHZ e ficam mais limitados, mas os que conseguem chegam lá!

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Esta informação consta das "condições de oferta e de utilização de serviços de comunicações eletrónicas da MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A." (tirado do site da MEO)".

Na Pág. 6, a seguir à tabela de velocidades internet em Fibra ótica, diz: “Em situações de migração para uma velocidade superior à inicialmente contratada em acessos com a tecnologia de fibra ótica, a MEO disponibilizará ao cliente os equipamentos necessários, caso o equipamento inicial não cumpra os requisitos técnicos mínimos para a garantia da nova velocidade contratada, sem prejuízo de poder cobrar o custo de deslocação e instalação, quando tal instalação for efetuada por um técnico.

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Mandei mensagem na area de cliente(22 Fev), dia seguinte, telefonaram para agendar e proximo dia(24 Fev), vieram efetuar a troca.

Foi rápido e melhor do que telefonar e esperar em linha.

 

Já melhor acesso de internet, apesar das restrições do fibergateway. (definições, telnet, etc)

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Frize, ainda bem que se resolveu. Ainda espero conseguir que me substituam o meu... 3º pedido feito ontem pela área de cliente e esta tarde estive numa loja e depois ao telefone com área comercial…

Difícil, este "parto"!

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Boa tarde. Apenas para informar que, depois de muita insistência, irei receber na próxima semana um novo router, pelos CTT. 

Agradeço aos moderadores que me auxiliaram e aos outros utilizadores. 

Bom fds!👍

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