Skip to main content
Pergunta

MEO Smart WiFi - 2.4 Ghz vs 5.0 Ghz

• June 13, 2025
  • 16 respostas
  • 153 visualizações

Forum|alt.badge.img+2

Bom dia,

Alguém pode confirmar o seguinte:

Com o router que tinha GR141DG, quando me afastava do router, ele automaticamente mudava a banda de 5.0 Ghz para 2.4 Ghz.

Com o router que tenho GR141IG, quando me afasto do router, o sinal fica muito fraco e mantém banda 5.0 Ghz e não vai para 2.4 Ghz.

Isto terá a ver com a situação do GR141DG ter as antenas 4x4 em 2.4 Ghz e o GR141IG 2x2? É que por essa lógica, a banda 2.4 Ghz, nunca irá ser usada, porque já fiz vários testes e nunca muda.

O MEO Smart WiFi, está activo.

16 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 13, 2025

Olá ​@cgentil 

Deveria alterar consoante a qualidade e cobertura de cada banda, pode sempre forçar a utilização de uma banda a um dispositivo.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • June 13, 2025

Olá ​@cgentil 

Deveria alterar consoante a qualidade e cobertura de cada banda, pode sempre forçar a utilização de uma banda a um dispositivo.

Com o outro router, alterava, ​@ana_Paula.

Com este nem por isso, chega mesmo a perder sinal e não altera.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 13, 2025

Já testou com outros dispositivos?

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • June 13, 2025

Já testou com outros dispositivos?

Sim. Eu acho que deve ser pelo facto de ser 2x2 as antenas.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 13, 2025

Pode separar as bandas, ligando 16209 a pedir para desativar o Smart WiFi, também pode escolher a banda a utilizar num certo dispositivo.

Poderá ser das antenas 2.4Ghz serem inferiores aos modelos anteriores.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • June 13, 2025

Pode separar as bandas, ligando 16209 a pedir para desativar o Smart WiFi, também pode escolher a banda a utilizar num certo dispositivo.

Poderá ser das antenas 2.4Ghz serem inferiores aos modelos anteriores.

Aqui a questão, é mesmo a comodidade. É para isso que serve a funcionalidade, que pelos vistos “não” está totalmente OK.

Gostava de obter feedback doutros clientes.

Com o lançamento do router WiFi 7, não acredito que hajam novos WiFi 6.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@cgentil 

Pelo menos acho essa situação um pouco estranha, e acho que não seja das antenas, até pode ser um motivo, por serem só 2x2, mas mesmo assim o 2.4GHz tem mais alcance, comparado a 5GHz.

O FiberGateway devia mesmo fazer a troca de 5GHz para 2.4GHz, quando o sinal da 5Ghz está mais Fraca, normalmente quando está mais afastado do Router, por exemplo.

Já Experimentou na app MEO Smart Wi-Fi forçar um dispositivo a ligar ao Wi-Fi 2.4GHz, para ver se assim se liga a essa rede, e ela está a funcionar Normalmente.

Já Experimentou fazer um Reset de Fábrica ao FiberGateway, e assim verificar se o Problema se Resolve?

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • June 14, 2025

Já se tentou de tudo e nada resulta. Vou ligar para o apoio técnico.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 14, 2025

Experimente separar as redes, se depois quiser voltar ao normal pode sempre ativar o Smart WiFi pela app ou interface do router.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • June 14, 2025

Experimente separar as redes, se depois quiser voltar ao normal pode sempre ativar o Smart WiFi pela app ou interface do router.

Não é possível activar, ou desactivar.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@cgentil 

Para Desativar o Smart Wi-Fi, e separar as redes, só é mesmo possível, ao Pedir no Apoio Técnico.

Para Ativar novamente, é que depois é possível pela app ou interface do router, com indicou a ​@ana_Paula 

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • June 14, 2025

Após imensos testes, posso afirmar que o IG, não troca por nada, de 5.0 Ghz para 2.4 Ghz, isto deve-se ao facto de ser 2x2 em 2.4 Ghz. Vou ver se trocam por um outro DG.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 14, 2025

Já testou com as redes separadas? Pode experimentar pedir para trocarem para o DG, mas pode ser difícil trazerem um DG.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • June 14, 2025

Já testou com as redes separadas? Pode experimentar pedir para trocarem para o DG, mas pode ser difícil trazerem um DG.

Forçando, dá. Mas a questão aqui, é que deveria ser automático.

Haverá ainda alguns DG novos?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 14, 2025

Duvido, mas experimente pedir a troca.

Josee
  • June 16, 2025

@cgentil 

Pode fazer 3 testes para mim?

• Coloca a potência em 75%, nas duas bandas.
  • Altera a potência de 75% para 100% em 2.4 GHz
  • Coloca a potência de 100% nas duas bandas.

Com os melhore cumprimentos