Resolvido

MEO guarda passwords WIFI

  • 26 December 2023
  • 8 respostas
  • 108 visualizações

Reputação 1
Crachá +1

Boa noite,

tive recentemente o suporte MEO cá para trocar o router e, qual o meu espanto, após a colocação do router novo, o meu WIFI com uma SSID customizada e com password minha, ficou a funcionar.

Isto prova que a MEO guarda, de alguma forma, e centralmente, as nossas redes WIFI customizadas, que, a meu ver, deveriam ser privadas.

Gostaria de saber se já aconteceu a alguém e se fazem ideia onde, nos contratos, referente que podem guardar as nossas passwords de REDE PRIVADA, nos servidores deles.

Percebo que, para eles, seja conveniente. Aliás, até para o cliente. Mas o conveniente é inimigo da segurança.

Penso que isto é algo relevante para alertar à CNPD.

 

icon

Solução por Gavetas 27 December 2023, 02:20

Ver original

8 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Cartões bancários novos também vêm com o mesmo PIN, escolhido e alterado exclusivamente pelo próprio cliente. 🤔

Reputação 7
Crachá +22

Fica tudo na área de cliente, não é espanto nenhum.

Reputação 1
Crachá +1

Cartões bancários novos também vêm com o mesmo PIN, escolhido e alterado exclusivamente pelo próprio cliente. 🤔



Justificar algo errado com algo errado não torna o primeiro erro algo correcto.

Reputação 1
Crachá +1

Fica tudo na área de cliente, não é espanto nenhum.

É um espanto, até porque não encontro na área de clientes. Tenho uma empresa, é a área de clientes de empresas mas, se me puder indicar onde encontrar na que conhece, eu tenho na que tenho acesso também.

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +24

Cartões bancários novos também vêm com o mesmo PIN, escolhido e alterado exclusivamente pelo próprio cliente. 🤔



Justificar algo errado com algo errado não torna o primeiro erro algo correcto.

Não estou a justificar, só dei outro exemplo.

Reputação 7
Crachá +24

Fica tudo na área de cliente, não é espanto nenhum.

É um espanto, até porque não encontro na área de clientes. Tenho uma empresa, é a área de clientes de empresas mas, se me puder indicar onde encontrar na que conhece, eu tenho na que tenho acesso também.

Cumprimentos

Pelo browser é no separador “net fixa” e depois em “consultar e gerir acesso WiFi”.

Também fica no menu das boxes (exceto as android).

Reputação 1
Crachá +1

Fica tudo na área de cliente, não é espanto nenhum.

É um espanto, até porque não encontro na área de clientes. Tenho uma empresa, é a área de clientes de empresas mas, se me puder indicar onde encontrar na que conhece, eu tenho na que tenho acesso também.

Cumprimentos

Pelo browser é no separador “net fixa” e depois em “consultar e gerir acesso WiFi”.

Também fica no menu das boxes (exceto as android).

Agradeço desde já as indicações.

Na área de empresas tem a opção net fixa mas não a possibilidade de gerir o acesso wifi.
Na televisão sim, aparece lá a password escarrapachada...

Reputação 1
Crachá +1

Cartões bancários novos também vêm com o mesmo PIN, escolhido e alterado exclusivamente pelo próprio cliente. 🤔



Justificar algo errado com algo errado não torna o primeiro erro algo correcto.

Não estou a justificar, só dei outro exemplo.

Certo. E permita-me que me corrija a mim próprio.

O caso do MB e dos PINs é diferente. Ainda sou do tempo dos PINs estarem guardados no próprio cartão. Nessa altura começaram a aparecer burlas de replicação do cartão MB, facilitadas pelo facto do PIN estar no próprio cartão. Isso levou os bancos a retirarem o PIN do cartão e guardarem centralmente, permitindo uma validação de 2 factores: 1 físico (a posse do cartão) e 1 identidade/conhecimento (o código guardado remotamente).

Havendo passwords WIFI guardadas na MEO, quem me garante que um funcionário mal intencionado não acede a essas passwords e as usa? Não precisa de acesso físico às instalações porque pode estacionar à porta, basta ter a password.
A minha empresa é de beira de escada mas isto aplicado a grandes empresas, institutos públicos, hospitais, etc, preocupa-me e muito.

Não há sistemas 100% seguros mas há comportamentos que devemos adoptar para prevenir em caso de falhas de segurança. E sim, a MEO é um portento de tecnologia mas a Vodafone também e em 2022 ficou com as calças na mão por causa de um ataque pirata.
 

Responder