Skip to main content

Lançamento de firmware novo para routers FiberX (10gb) Fiber 6 e Fiber 5

• August 17, 2025
  • 77 respostas
  • 2022 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

77 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

O comando para ativar o bridge supostamente é o

lan/bridge-mode/config --enable=enable

mas em princípio não irá funcionar pois o “config” deixou de existir.

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • September 2, 2025

Eu não acredito que seja intencional, se fosse não existia a parte do "Acesso", ao aceder também aparece um pop up a dizer "erro" ou seja a funcionalidade devia existir mas há algum erro no firmware que não permite.

Mais ainda:
mandei mensagem a demonstrar o meu desagrado e que não faz sentido nenhum e heis a resposta deles:

“Reiteramos a informação prestada pela equipa de suporte técnico no contacto efetuado, ontem, pelo que caso pretenda esclarecer qualquer questão adicional, deverá utilizar os canais indicados em https://www.meo.pt/linhas-apoio. -apaguei o nome do responsável-

por isso, foi definitivamente propositado! Ainda acrescento mais, acredito que na proxima atualização, retirem a opção de o fazer por telnet! vou esperar para ver :D (rir para não chorar)… 
tenho vários serviços a correr em um servidor, como por exemplo: NAS (servidor de ficheiros), nextcloud, homeassistant, adguard, daapd, jellyfin, servidor de jogos, páginas web, e servidor VPN para aceder a isso tudo de fora, sem abrir portas, não acedo a nada… para estes #$%# pelo que parece, a internet resume se ao facebook… enfim… 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

Olá ​@TSportM e os restantes com este problema,

Qual é a versão de Firmware? Num GR141DG com o firmware 3GN8020900r29 (também com essa nova interface) é possível abrir portas sem qualquer constrangimento.

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

Eu não acredito que seja intencional, se fosse não existia a parte do "Acesso", ao aceder também aparece um pop up a dizer "erro" ou seja a funcionalidade devia existir mas há algum erro no firmware que não permite.

Mais ainda:
mandei mensagem a demonstrar o meu desagrado e que não faz sentido nenhum e heis a resposta deles:

“Reiteramos a informação prestada pela equipa de suporte técnico no contacto efetuado, ontem, pelo que caso pretenda esclarecer qualquer questão adicional, deverá utilizar os canais indicados em https://www.meo.pt/linhas-apoio. -apaguei o nome do responsável-

por isso, foi definitivamente propositado! Ainda acrescento mais, acredito que na proxima atualização, retirem a opção de o fazer por telnet! vou esperar para ver :D (rir para não chorar)… 
tenho vários serviços a correr em um servidor, como por exemplo: NAS (servidor de ficheiros), nextcloud, homeassistant, adguard, daapd, jellyfin, servidor de jogos, páginas web, e servidor VPN para aceder a isso tudo de fora, sem abrir portas, não acedo a nada… para estes #$%# pelo que parece, a internet resume se ao facebook… enfim… 

Isto a ser verdade é No mínimo cómico…. Lol
desativar funções no router lol, dos despedimentos que fizerem os broncos que ficaram não devem ter mesmo noção…. pah acredito que isso das portas seja importante para muita malta eu uso os meus equipamentos logo tenho total controlo, enquanto o bridge estiver a funcionar para mim tá tudo bem e para já mesmo no interface dizendo que tá off tá tudo a funcionar Ok, se fizerem algum update e matarem isto já tenho os 10gb da digi aqui a funcionar como backup e eles permitem usar até o nosso próprio ont e já é possível comprar ipv4 público dedicado isto é uma regressão total e desrespeito pelos clientes além de ilegal por normas comunitárias, espero que tenham centenas de rescisões para aprenderem

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • September 2, 2025

boas

@TSportM ilegal não é...o equipamento é deles e eles só são obrigados a manter o serviço a funcionar.

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

boas

@TSportM ilegal não é...o equipamento é deles e eles só são obrigados a manter o serviço a funcionar.

A norma comunitária é bem explícita o operador tem que garantir que o utilizadores possam usar o sua própria solução para gerir o serviço de internet, agora quem vai fazer enforcing disso ? Isso é outra coisa.

é tão básico a nos tem bridge ao usar fica um modem só fica uma porta a funcionar outra para reconfigurares o modem para router outra vez e assim só tens um IPv4 público.

o raio da Virgín média com docis ou fibra igual router e o bridge desliga o router e só um IPv4 aliás a virgin em UK nem ipv6 têm tão básico fazerem isso, em vez de andarem a espetar cgnat ao pessoal Sem lhes dar cavaco, para ter cgnat fico com a digi como main isp e mesmo eles já podes pagar para ter IPv4 público .

isto é uma estupidez sem precedentes de um operador de em vez de melhorar estão regredir quer nos serviços quer na qualidade técnica 

• Principiante
  • October 5, 2025

O comando telnet para portforwarding funciona, mas meu router continua a mostrar o tempo todo que as portas estão em uso

ERROR - Invalid values: The external ports are being used by other applications.
Error: invalid command!

Independente da porta externa que eu escolho, ao fazer o “show” vejo que elas não estão em uso. Alguém sabe o que pode ser?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • October 5, 2025

Olá ​@Pomberz 

Nesse caso a única alternativa é contactar o Apoio Técnico 16299 e pedir para abrir as portas.

• Principiante
  • October 5, 2025

Olá ​@Pomberz 

Nesse caso a única alternativa é contactar o Apoio Técnico 16299 e pedir para abrir as portas.

Sabe dizer se outro provedor, como NOS ou Vodafone tem esse processo facilitado? É uma coisa tão simples e a MEO fica a criar burocracias, não percebo

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • October 5, 2025

Olá ​@Pomberz

Este não é o funcionamento normal, a MEO não criou nada para complicar pois devia ser possível abrir via interface web e via telnet mas existe um bug conhecido, e até ser corrigido só dá para abrir portas via Telnet ou Apoio Técnico.

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • October 6, 2025

Olá ​@Pomberz

Este não é o funcionamento normal, a MEO não criou nada para complicar pois devia ser possível abrir via interface web e via telnet mas existe um bug conhecido, e até ser corrigido só dá para abrir portas via Telnet ou Apoio Técnico.

Convém dizer a verdade….

Se alguma vez for corrigido vai demorar muito tempo e garantidamente ao corrigir isto vão introduzir outros problemas como habitual.

Daqui 1 ano 2 dois corrigem o encaminhamento de portas e se calhar a borrada que fizeram no Bridge se tivermos sorte.

e não os outros isp não têm estes problemas a NOS tem bridge e tudo a funcionar normal, mas o maior problema é o básico que isto é para resolver, a Meo bateu no fundo

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • October 6, 2025

Olá ​@TSportM 

Compreendo a frustação e também os problemas que este bug causa, o bug está reportado por isso esperemos que corrijam o mais breve possível ou que até lá apresentem outra solução (como downgrade ao firmware).

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • October 9, 2025

@ana_Paula 

obrigado pela nota, mas podiam dar uma nota oficial informática oficial, se o Bridge morreu? Por ex se agora só ligando para lá coisas desse género, fazerem se de mortos É muito pior e o que os clientes sentem é mau tratamento 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@TSportM 

Foi me Partilhada a Informação que:

"a ativação da funcionalidade bridge foi inibida da página do Fibergateway, a funcionalidade ainda existe, funciona, mas tem que ser ativa recorrendo a contato para o atendimento 16209" ou 213 580 144, Veja aqui os Custos e Todas as Linhas de Apoio MEO >

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • October 9, 2025

Olá ​@TSportM 

A informação é que o modo bridge tem vindo a ser removido da interface web e telnet do Fibergateway nas versões de firmware, e a única forma de ativar passa agora a ser via apoio técnico 16209.

Acho que já tinha dito esta informação em comentários anteriores.

Forum|alt.badge.img
  • Principiante
  • December 3, 2025

Subistitui o 6º router e agora como não tinham mais do mesmo disponivel, voltei para o GR141AG, ou seja para o problema inicial. 
Desde junho que ando nesta luta e em agosto quando passamos para o M5e,  teoricamente ficou acordado a substituição por um router “atualizado”  e levamos com os DG e IG.

Hoje fiquei farto e oferici  à MEO o acrescimo de mais uns euros na fatura e  o pagamento da deslocação do tecnico para entrega personalizada do “novo” router que espero funcione e seja configuravel sem bugs.
Espero que consiga finalmente ter o router que funcione e que não venha nem o x nem o x7 por engano senão ainda tenho que pagar pelos 10G quando só presiso de 1GB que  ao menos se mantem nos 800-900 Mb mesmo com a velharia.
Uma pena não resolverem o problema do firmware  tratar os clientes que precisam dos serviços para trabalhar como fossem anormais por causa de uns “chico espertos” que querem brincar de informáticos. Se tem tanto recurso para idenficar os que abusam, porque não limitar só estes. 
Tem nuita gente boa , inclusi ve aqui no forum, que poderia dar seu contributo de borla para resolver problemas que já nadam a mais de um ano sem resolverem.
Outra cena é não informarem quando vendem maravilhas e que se não tiverem infraestrutura atualizada e equipamentos recentes, de nada serve ter um router XPTO TRI-veloz. É como carro eletrico, uma pica no começo e um sofrimento no final em busca de um carregador.
Como parece que são poucos os que tem problemas para trabalhar e a maioria só ve TV e joga não tem importancia. 
Amanhã digo como correu a troca!

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 3, 2025

Olá ​@polverari 

Mesmo com este firmware consegue abrir portas via telnet, e ligar o bridge (via apoio ao cliente). Este bug foi reportado há 3 meses, longe ainda de fazer 1 ano. 

O FiberX e o FiberX7 só são instalados nos pacotes 10Gbps, tendo um pacote de 1Gbps esses routers de certeza não iram levar para trocar.

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • December 5, 2025

Olá ​@polverari 

Mesmo com este firmware consegue abrir portas via telnet, e ligar o bridge (via apoio ao cliente). Este bug foi reportado há 3 meses, longe ainda de fazer 1 ano. 

O FiberX e o FiberX7 só são instalados nos pacotes 10Gbps, tendo um pacote de 1Gbps esses routers de certeza não iram levar para trocar.

Mas isso é uma regressão…. 

e há operadores da Meo que nem sequer ainda sabem que existe o serviço 10gb/10gb na Meo lol 

e há serviços onde os técnicos trazem o fiber X para as instalações de 1000/400, que de técnicos bem são passadores de cabos e e fazem fusões de fibra e mesmo esta última já se torna complicado para eles.

cumps

• Membro
  • December 10, 2025

Pois sou mais um nesta saga de incompetência por parte da Meo. Eu também dependo de acesso à rede de casa, via VPN, o que implica abertura de portas. Esta atualização destruiu essa possibilidade e apenas me dá “erro” nas configurações de segurança / acesso. Só reparei porque precisei de renovar um certificado SSL (abrindo uma porta por breves segundos) e, surpresa. Não deixou. Deixei ticket. Hoje substituiram-me o router, ao fim de alguns dias. Mesmo modelo. Depois de reconfigurada a rede de casa tentei abrir finalmente a porta para a VPN. Erro novamente. Estaca 0. Liguei-lhes há pouco e estou visivelmente incomodado por esta incompetência que me está a impedir de usar o serviço. O meu router é o GR141IG. Desta vez não aceitarei o mesmo router. Aguardo notícias da MEO, indicaram-me 24h. Vamos ver como corre.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 10, 2025

Olá ​@bmscmoreira 

Infelizmente existe este bug na última versão de firmware, logo trocar o router não adianta de nada já que o problema está no firmware. No entanto ainda é possível fazer port mapping via telnet/ssh (tem uns comentários atrás como fazer).

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • December 12, 2025

E como a Meo se atualizar algo só lá para 2027 a correr bem corrigem isso e adicionam outros breaking bugs certamente.

pah passem esta informação eu resolvo o problema em 48h e não levo dinheiro nenhum porque é básico ou têm macacos lá a fazer coding só pode….

Forum|alt.badge.img+3
  • Visitante Sénior
  • December 20, 2025

E como a Meo se atualizar algo só lá para 2027 a correr bem corrigem isso e adicionam outros breaking bugs certamente.

pah passem esta informação eu resolvo o problema em 48h e não levo dinheiro nenhum porque é básico ou têm macacos lá a fazer coding só pode….

Podes resolver?

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Júnior
  • December 23, 2025

Pelo apoio técnico não me conseguiram abrir portas UDP. Disseram que só trocando o router...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 23, 2025

Olá ​@xpto55 

E através do telnet não consegue abrir as portas que deseja? No Apoio ao Cliente também devia ser possível fazer o port mapping.

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Júnior
  • January 8, 2026

Olá ​@xpto55 

E através do telnet não consegue abrir as portas que deseja? No Apoio ao Cliente também devia ser possível fazer o port mapping.

Portas UDP nem o suporte técnico conseguiu. É mesmo de rir