Olá,
Tenho tido problemas de instabilidade de ping ao jogar Counter-Strike 2 (CS2) com a ligação Wi-Fi da MEO, e suspeito que o Smart WiFi do router FiberGateway possa estar a contribuir para isso.
⚠️ O problema:
-
Normalmente jogo com ping baixo (~13ms), mas a latência salta subitamente para 200ms ou mais, de forma imprevisível.
-
Isto acontece exclusivamente via Wi-Fi — com cabo Ethernet, o jogo funciona perfeitamente com ping estável.
🧪 Testes que realizei:
-
Com Ethernet:
-
Ping perfeito (19–30ms).
-
Nenhum lag no CS2.
-
-
Com Wi-Fi:
-
ping 8.8.8.8: flutuações com picos >100ms. -
ping 1.1.1.1: muito mais estável (~15ms), o que é estranho. -
tracerttambém mostra inconsistências em certos saltos (especialmente para o 8.8.8.8).
-
-
Router e Configuração:
-
Acedi ao painel em
192.168.1.254, mas aparece a mensagem:“Smart WiFi da FiberGateway não é configurável quando a rede se encontra em topologia mesh.”
-
Isto parece impedir-me de separar manualmente as bandas 2.4GHz e 5GHz, ou configurar canais fixos.
-
A rede está sob topologia mesh, que pelo que entendo alterna automaticamente a ligação entre nós ou bandas, e isso pode estar a causar micro-desconexões ou latência elevada.
-
💡 Suspeita:
-
O Smart WiFi pode estar a mudar entre 2.4GHz e 5GHz ou a forçar roaming entre nós mesh mesmo sem necessidade.
-
Esta mudança pode ser quase impercetível em navegação web, mas causa grandes problemas em jogos online como o CS2, onde a estabilidade da ligação é crítica.
❓ O que procuro saber:
-
É possível desativar o Smart WiFi ou o modo mesh para configurar manualmente as bandas?
-
Caso não seja possível por mim, posso pedir à MEO para desativar o Smart WiFi remotamente?
-
Alguém teve problemas semelhantes e conseguiu resolver?
Agradeço desde já qualquer ajuda ou sugestões.
Cumprimentos,
Simão
Sim fiz isto com o chatgpt XD mas sinceramente já foi uma dor de cabeça chegar aqui apenas procuro saber o que posso fazer