Skip to main content
Solução

Lag no CS2 com Wi-Fi MEO – Possível conflito com Smart WiFi ativo

• July 17, 2025
  • 4 respostas
  • 63 visualizações

Forum|alt.badge.img

Olá,

Tenho tido problemas de instabilidade de ping ao jogar Counter-Strike 2 (CS2) com a ligação Wi-Fi da MEO, e suspeito que o Smart WiFi do router FiberGateway possa estar a contribuir para isso.

⚠️ O problema:

• Normalmente jogo com ping baixo (~13ms), mas a latência salta subitamente para 200ms ou mais, de forma imprevisível.

• Isto acontece exclusivamente via Wi-Fi — com cabo Ethernet, o jogo funciona perfeitamente com ping estável.

🧪 Testes que realizei:

1. Com Ethernet:

• Ping perfeito (19–30ms).

• Nenhum lag no CS2.

2. Com Wi-Fi:

• ping 8.8.8.8: flutuações com picos >100ms.

• ping 1.1.1.1: muito mais estável (~15ms), o que é estranho.

• tracert também mostra inconsistências em certos saltos (especialmente para o 8.8.8.8).

3. Router e Configuração:

• Acedi ao painel em 192.168.1.254, mas aparece a mensagem:

“Smart WiFi da FiberGateway não é configurável quando a rede se encontra em topologia mesh.”

• Isto parece impedir-me de separar manualmente as bandas 2.4GHz e 5GHz, ou configurar canais fixos.

• A rede está sob topologia mesh, que pelo que entendo alterna automaticamente a ligação entre nós ou bandas, e isso pode estar a causar micro-desconexões ou latência elevada.

💡 Suspeita:

• O Smart WiFi pode estar a mudar entre 2.4GHz e 5GHz ou a forçar roaming entre nós mesh mesmo sem necessidade.

• Esta mudança pode ser quase impercetível em navegação web, mas causa grandes problemas em jogos online como o CS2, onde a estabilidade da ligação é crítica.

❓ O que procuro saber:

• É possível desativar o Smart WiFi ou o modo mesh para configurar manualmente as bandas?

• Caso não seja possível por mim, posso pedir à MEO para desativar o Smart WiFi remotamente?

• Alguém teve problemas semelhantes e conseguiu resolver?

Agradeço desde já qualquer ajuda ou sugestões.
Cumprimentos,
Simão

Sim fiz isto com o chatgpt XD mas sinceramente já foi uma dor de cabeça chegar aqui apenas procuro saber o que posso fazer

Solução por Simão Luis

Experimentei isso e não funcionou logo pensei na hipótese que podia ser o meu computador e realmente era desinstalei os drivers do wifi tinha os drivers errados XD desculpa pelo o incomodo eu só fui um bocado nabo mas obrigada pela resposta rápida e prestável.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 17, 2025

Olá ​@Simão Luis 

Sugiro que coloque o dispositivo em que joga fixado na banda de 5Ghz (se estiver ao alcance) através da app MEO Smart WiFi.

Como o problema é apenas num dispositivo não há necessidade de desativar o Smart WiFi por completo.Se preferir fazê-lo também pode mas só contactando 16209 (consulte o tarifário) e pedindo para desativar o "Smart WiFi".

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • Solução
  • July 17, 2025

Experimentei isso e não funcionou logo pensei na hipótese que podia ser o meu computador e realmente era desinstalei os drivers do wifi tinha os drivers errados XD desculpa pelo o incomodo eu só fui um bocado nabo mas obrigada pela resposta rápida e prestável.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Simão Luis 

Não foi nenhum Incómodo. Assim com o seu Comentário ainda deu uma Solução, e uma Dica, do que fazer, para quem estiver com o mesmo Problema.

Se precisar de Ajuda, não hesite em Preguntar aqui no Fórum. Deverá sempre receber uma Resposta, para assim o Ajudar a encontrar Soluções para os seu Problemas com os serviços MEO 

J ose_Francisco

@Simão Luis 

Trabalho extraordinário.
Parabéns!

Fico contente por saber que resolveu o problema por partes.

Com Windows 10, cheguei a atualizar drivers manualmente.

Um familiar jogava online, utilizava um cabo de categoria 6. Hoje, com Wi-Fi 5 e 6, a diferença de latência é pouca entre cabo e Wi-Fi

Sou apenas um cliente. 

Boa noite,
José