Skip to main content
Pergunta

IPv6 /56 e DHCPv6-PD no FiberGateway XSR151DK

  • August 28, 2026
  • 0 respostas
  • 3 visualizações

Olá,

Tenho um serviço MEO Fibra 10 Gbps e um FiberGateway XSR151DK. Estou a tentar perceber qual é a melhor forma de configurar a minha rede doméstica com vários routers/redes internas.

A minha ideia é ligar um MikroTik CRS304-4XG-IN ao porto 10 Gbps do FiberGateway e utilizar o CRS304 para criar várias VLANs, cada uma com a sua própria sub-rede.

O CRS304 é essencialmente um switch com algumas capacidades de routing L3, mas tem um desempenho bastante limitado em NAT/routing quando comparado com um router dedicado. Por isso, para IPv4, estou a considerar uma configuração em que eu próprio configuraria a LAN do FiberGateway como 10.10.0.1/16 e utilizaria Proxy ARP no CRS304.

Desta forma, o FiberGateway poderia continuar a fazer o NAT para a Internet, enquanto o CRS304 encaminharia o tráfego entre várias sub-redes, por exemplo 10.10.1.0/24, 10.10.2.0/24, 10.10.3.0/24, etc., sem ser necessário adicionar rotas manualmente ao FiberGateway.

A minha dúvida principal é sobre IPv6.

O FiberGateway mostra no interface WAN um prefixo IPv6 /56, mas na LAN apenas anuncia um /64. Tentei utilizar um cliente DHCPv6 com Prefix Delegation (IA_PD) ligado à LAN do FiberGateway, mas não obtive qualquer resposta.

O que eu gostaria de saber é:

  • A MEO suporta DHCPv6 Prefix Delegation (IA_PD) para clientes residenciais?
  • É possível configurar/provisionar o FiberGateway XSR151DK para delegar um ou mais /64 do /56 atribuído ao serviço a um router downstream?
  • Por exemplo, seria possível receber ...:01::/64 para uma rede, ...:02::/64 para outra, etc.?
  • Se o XSR151DK não fizer essa delegação por defeito, é possível ativar essa funcionalidade através de configuração/provisionamento da MEO?

Estou um pouco relutante em utilizar o modo bridge, apesar de saber que é uma possibilidade, porque nesse caso teria de substituir as funções IPv4/NAT do FiberGateway por um router próprio. Para uma ligação de 10 Gbps, não encontro facilmente routers com várias portas 10G e capacidade de routing/NAT a um preço razoável. Além disso, o CRS304-4XG-IN não é adequado para fazer NAT a 10 Gbps.

O meu objetivo seria, portanto, manter o FiberGateway a tratar do IPv4/NAT e utilizar o CRS304 para o routing das várias VLANs e, idealmente, também para o routing IPv6, utilizando prefixos /64 delegados pela MEO.

Se alguém da MEO puder esclarecer se DHCPv6-PD está disponível/provisionável neste cenário, agradecia muito.

Nota: o meu português não é perfeito e este texto foi traduzido para português com a ajuda de uma IA. 🙂

Obrigado!