O router Fiber X FiberGateway XSR151DK que é instalado aos clientes que solicitam o serviço de internet fixa de 10Gbps na configuração usada cá em Portugal só tem uma porta 10Gbps, a porta Lan 5
Liguei um único dispositivo a essa porta e funciona tudo bem excepto que quando desligo o dispositivo (simples shutdown) e mais tarde ao voltar a ligá-lo ele não obtem IP do router (nem IPv4 nem IPv6) logo não tem internet.
Se configurar o dispositivo manualmente com um IPv4 fixo (e Gateway, DNS etc) também não resulta é como se no o router o serviço daquele porto (Lan 5) tivesse sido desligado.
O problema não é do dispositivo pois para teste já liguei outro dispositivo á porta (Lan 5) e ocorreu o mesmo problema.
Não tenho o modo Bridge activo (nem faria sentido pois não se aplica).
Edit: Quando o problema ocorre acedendo á configuração do Fiber X o mesmo reconhece que tem um dispositivo ligado na porta Lan 5, com indicação de velicidade de conexão correcta e Full Duplex.
Mais alguém tem este problema e/ou conhece soluções?
(fazer reboot ao Fiber X resulta mas é obviamente uma chatice ter que fazer isto cada vez que quero ligar o dispositivo, o que ocorre diáriamente)
INFO
Model XSR151DK
Hardware version 3NTRGW22154P02
Software version 3XGS020900r12