Skip to main content
Resolvido

FiberGateway modo bridge sem endereço IP

• August 24, 2026
  • 3 respostas
  • 18 visualizações

Forum|alt.badge.img

Boa tarde,

Ao fazer a renovação de contrato Meo, renovaram o meu equipamento e deixei de ter um ONT + router para apenas um router FiberGateway.

Com o equipamento antigo, tinha simplesmente o meu router AmpliFi Instant (Ubiquiti) ligado directamente ao ONT e funcionava tudo sem problemas.

Com o novo FiberGateway, liguei o AmpliFi na porta 4, onde a Meo activou o modo bridge, mas o router não consegue obter nenhum endereço de IP.

Confirmei com a Meo que o CGNAT nao estava ativo conforme é sugerido noutros posts no forum, mas continua sem funcionar.

Alguém tem uma sugestão sobre o que possa ser e como posso obter um endereço IP no segundo router? Obrigado desde já.

Solução por bclm

Obrigado ​@ana_Paula julgo que resolvi o problema: o router tinha um VLAN ID atribuído; assim que desliguei passou a assumir o novo IP público.

A velocidade é que me parece mais baixa. Sabe se é esperado para dispositivos ligados na porta em modo bridge? Preciso ligar um cabo directamente no router para ter a certeza.

3 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 24, 2026

Olá ​@bclm 

Era suposto obter outro IP Público. Configurou como Dynamic IP?

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • Solução
  • August 25, 2026

Obrigado ​@ana_Paula julgo que resolvi o problema: o router tinha um VLAN ID atribuído; assim que desliguei passou a assumir o novo IP público.

A velocidade é que me parece mais baixa. Sabe se é esperado para dispositivos ligados na porta em modo bridge? Preciso ligar um cabo directamente no router para ter a certeza.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 25, 2026

Olá ​@bclm 

Não é suposto ser mais baixa, a porta 4, assim como as outras é Gigabit. Já verificou se não é nenhuma configuração do seu router que cause isso?