Skip to main content
Solução

Fibergateway em modo bridge com Meo Smart Wifi

• September 2, 2025
  • 8 respostas
  • 174 visualizações

Forum|alt.badge.img+1

Bom dia. Tenho uma casa com 3 pisos. No piso 1 tenho o fibergateway GR241AG com o wifi ligado e a gerir 2 extensores meo wifi: 1 no piso 0 e outro na cave. Ambos os extensores ligam-se ao fibergateway por cabo utp.

Já li neste forum que posso colocar o meu fibergateway a funcionar em modo bridge na porta 4, fazendo a ativação por telnet.

A questão é: posso ter o fibergateway configurado em modo bridge e continuando a gerir a rede wifi mesh? Ou seja, o fibergateway só ficaria a gerir a rede wifi e canalizava o acesso à internet para router próprio através da porta 4?

Antecipadamente grato.

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@Karapinha73 

Pode sempre Adicionar, e Ligar um Router a sua Escolha em Bridge através da Porta 4. Para o Uso que Quiser, mas esse terá uma Rede em Separado, da Rede Mesh do FiberGateway e os Extensores.

Os Extensores MEO Smart Wi-Fi tem de continuar a estar Ligados ao FiberGateway, e a fazer a Rede Mesh com o FiberGateway. E a Configuração, e a Gestão, irá se Manter como tem Atualmente com a app MEO Smart Wi-Fi

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

8 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Karapinha73 

Pode sempre Adicionar, e Ligar um Router a sua Escolha em Bridge através da Porta 4. Para o Uso que Quiser, mas esse terá uma Rede em Separado, da Rede Mesh do FiberGateway e os Extensores.

Os Extensores MEO Smart Wi-Fi tem de continuar a estar Ligados ao FiberGateway, e a fazer a Rede Mesh com o FiberGateway. E a Configuração, e a Gestão, irá se Manter como tem Atualmente com a app MEO Smart Wi-Fi

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

Podes colocar em BRIDGE se não tiveres o firmware mal cozinhado e mal amanhado que a MEO lançou a dias para os modelos wIFI 6 e Fiber X que marou matou completamente, tem isso em mente

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Principiante
  • September 2, 2025

Olá ​@Karapinha73 

O facto do router em bridge na porta 4 ficar com a rede separada da rede mesh significa que tráfego com destino à internet que é originado na rede mesh não pode ser escoado por esse router? O meu objetivo era aliviar carga do fibergateway, pois, noto que à medida que adicionei dispositivos (sobretudo Shellys) o seu comportamento ficou mais instável.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Karapinha73 

Pode sempre Ligar esse Dispositivos que Subrecargam o FiberGateway, como esses Shellys, na Nova Rede Wi-Fi, Independente, do seu Router Secundário, ligado em Bridge.

E assim, consegue libertar a Rede Mesh do FiberGateway, pois não terá tantos equipamentos a Sobrecargar a Rede Wi-Fi Mesh do seu FiberGateway e seus Extensores 

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

SE TENS O ULTIMO FIRMWARE INSTALADO E NAO TINHAS JA PREVIAMENTE ACTIVADO O BRIDGE NÃO DA PARA ACTIVAR, ou ligas para a fantastica linha de opoio tecnico que a probabilidade de não perceber o que pedes é elevada ou podes ter a sorte te passarem para alguem com conhecimento ou ligam te mais tarde e pedes para activar o bridge.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Principiante
  • September 3, 2025

Olá ​@Karapinha73 

Pode sempre Ligar esse Dispositivos que Subrecargam o FiberGateway, como esses Shellys, na Nova Rede Wi-Fi, Independente, do seu Router Secundário, ligado em Bridge.

E assim, consegue libertar a Rede Mesh do FiberGateway, pois não terá tantos equipamentos a Sobrecargar a Rede Wi-Fi Mesh do seu FiberGateway e seus Extensores 

Correto. Contudo, eu não queria estar a criar outra rede wifi independente. Queria manter a rede mesh fibergateway como está e, ao invés de escoar esse tráfego todo pelo mesmo fibergateway, escoar por outro router (mais potente) que esteja ligado na porta 4 em bridge. Isto é possivel?

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Karapinha73 

O único Equipamento que consegue fazer uma Rede Mesh com o FiberGateway, e assim ter apenas uma Única Rede Wi-Fi, para Tudo, são apenas os Extensores MEO Smart Wi-Fi.

Pode sempre Adquirir, ou Aluguar, mais um Extensor (pode ter até ao Máximo de 4 Extensores). Pois ao Ter mais um Extensor, pode Aguentar Assim com mais Equipamentos em Simultâneo, pois o Tráfego dos Seus Equipamentos irá também estar mais Distribuído entre Mais um Extensor, os seus Extensores (que já Tem) e o seu FiberGateway. E assim irá continuar a ter apenas uma Rede Única e Mesh para Tudo

Forum|alt.badge.img+6
  • Visitante
  • September 18, 2025

Tenho router 141IG o novo com Wifi 6 e também trancaram o acesso ao modo bridge, nem por linha de comandos consegui alterar. Falei com o apoio técnico, tentaram remotamente e nada. Simplesmente trancaram o modo bridge. Desejo usar um router externo e os routers Meo trancaram essa opção.

Aguardo por respostas, e por motivos.