Skip to main content
Resolvido

Fibergateway 5 GR241AG Lan 100Mb

• 8 de janeiro de 2025
  • 4 respostas
  • 272 visualizações

Boa noite.

Tenho contratado um serviço de 1Gbs de internet em casa, que foi renegociado à pouco tempo. O router é um Fibergateway 5 GR241AG.

Por Wifi consigo velocidades por volta de 400-500Mbs, mas por cabo nas definições o router só debita 100Mbs. E já testei com equipamentos aptos para gigabit ethernet. Parece que o router tem essa velocidade limitada nas definições e não consigo alterar.

No apoio técnico ninguém me é capaz de ajudar, só referem que o equipamento que tenho está preparado para 1 Gbs de velocidade, que tem de funcionar. Já tentei pedir a troca por um equipamento Wifi 6, mas também não me fazem essa troca.

Agradecia que me conseguissem ajudar.

Obrigado.

Solução por ana_Paula

Olá ​@HugoVCruz 

As portas do Fibergateway são Gigabit, pelo que o problema deve estar no dispositivo ao qual está a ligar o cabo.

Se for Windows, experimente alterar nas definições para 1,0Gbps, veja como aqui.

Ver original
Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

4 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3580 respostas
  • Solução
  • 8 de janeiro de 2025

Olá ​@HugoVCruz 

As portas do Fibergateway são Gigabit, pelo que o problema deve estar no dispositivo ao qual está a ligar o cabo.

Se for Windows, experimente alterar nas definições para 1,0Gbps, veja como aqui.

Jose_Francico3

@HugoVCruz 
Cabos em LAN 1 e LAN 2 parece que estão ligados a dispositivos com portas 100 Mbps como MEO Box?
Cabo Categoria CAT 5E ou superior podem estar mal cravados ou danificados. 
PC com porta 1000 Mbps danificada poderá ser substituída por adaptador USB 1GB ou 2.5GB.

Pode consultar Área de Gestão Contratual para saber o que é possível fazer para o satisfazer..

Bom ano de 2025

José francisco.

• Novo Membro
  • 1 resposta
  • 9 de março de 2025

Tenho exatamente o mesmo problema. Já testei com diferentes cabos (cat6 e cat5e) e diferentes dispositivos, mas o problema persiste. Além disso, nunca consigo obter a velocidade de 1gb após transferir a morada, sendo que na morada antiga com o router anterior conseguia normalmente.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3580 respostas
  • 9 de março de 2025

Olá ​@belgamo 

Contacte o Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário)